COMO MELHORAR seu DESEMPENHO EM TRILHAS E CAMINHADAS

Caminhar é um excelente exercício e muito divertido se você tiver alguma energia. Também permite que você passe algum tempo próximo à natureza e fuja do barulho e da rotina agitada do dia a dia. Se pretende perder algum peso ou voltar à forma, caminhar é uma excelente forma de o conseguir.

No entanto, se você realmente deseja aprender como melhorar a resistência durante as caminhadas, você precisará colocar um pouco de reflexão, esforço e prática nisso. Você pode aprender a fazer sua sessão de caminhada como um profissional. Se você caminhar da maneira certa, não apenas colherá os maiores benefícios, mas também desfrutará dela imensamente. Quem sabe, pode até se tornar uma paixão para toda a vida. Aqui estão algumas dicas simples para orientá-lo na direção certa. Isso o ajudará a estabelecer um estilo e uma rotina de caminhada sólidos. Sinta-se à vontade para repetir ou modificar essas dicas de acordo com suas preferências, gosto e habilidade física.

Como melhorar a resistência da caminhada

Suprimentos

Nem é preciso dizer que a desidratação causa fadiga. A água o manterá hidratado, enquanto um suprimento imediato de alimentos para viagem, como frutas secas, castanhas, carne seca ou barras de proteína aumentará sua energia. Certifique-se de tomar pequenos goles de água de vez em quando, mesmo se não estiver com sede. Atividades físicas extenuantes, como caminhadas, levam algumas pessoas a perderem o apetite também. Ainda assim, é importante que você coma algo leve e rico em energia durante a caminhada. Algumas trilhas podem ter água corrente, mas você nunca pode ter certeza da qualidade da água. Portanto, é sempre preferível levar sua própria água e comida ou então tenha um bom filtro portátil. As mochilas vêm em uma grande variedade de tamanhos, até mesmo mochilas para caminhadas para cargas grandes. Opções não faltam para acondicionar seus suprimentos.

Conheça sua resistência

Nós, como humanos, muitas vezes tendemos a superestimar nossa força. Isso pode ser muito benéfico em algumas situações, mas caminhadas não estão entre elas. Se você vai fazer uma caminhada, conheça sua resistência e sua força. Isso significa que se você mal consegue fazer uma caminhada de 5km, não comece uma caminhada de 15 km. Porém não desanime se você não pode prosseguir por muitos quilômetros ainda.

Com o tempo, você pode aumentar seu ritmo, força e marcar distâncias cada vez maiores. Basta começar com caminhadas fáceis a moderadas. Se você começar a caminhar por trilhas que são muito longas ou árduas para você, pode desistir de caminhar completamente. Antes de iniciar uma trilha, você deve conhecer a dificuldade da trilha (fácil, moderada, difícil, extrema). Isso é medido por quilômetros e ganho de elevação. Uma trilha de 5km pode não parecer tão ruim, mas se houver um aumento de 500 metros na elevação, ela muda de uma caminhada moderada para uma caminhada difícil. Portanto, comece devagar e vá aumentando ao longo do tempo.

Tempo

Se você for fazer uma caminhada, provavelmente fará a trilha duas vezes para voltar ao ponto de partida. Portanto, marque para ver quanto tempo leva para chegar a cada quilômetro para que você tenha amplo espaço para fazer a volta. Uma coisa importante a se considerar aqui é o seu ritmo. Alguns caminhantes são capazes de cobrir os quilômetros rapidamente; outros seguem um ritmo mais confortável. Você é o melhor juiz de seu ritmo e tempo. Portanto, certifique-se de ter bastante tempo antes de fazer uma caminhada. O ideal é começar um pouco antes do nascer do sol e cobrir a maior parte da distância ao meio-dia. Isso tem a vantagem adicional de dar a você tempo para observar as belas paisagens ou pássaros exóticos ao longo do caminho.

Esteja atento ao clima

Os verões amenos são a melhor época para fazer caminhadas para a maioria das pessoas, embora algumas possam achar as caminhadas de inverno igualmente divertidas. Ainda assim, o clima é um elemento importante a ser considerado ao iniciar uma caminhada. Mesmo em verões agradáveis, as horas da manhã são uma ótima janela para fazer caminhadas, mas à medida que o dia esquenta, o elemento de diversão pode diminuir ligeiramente. Esteja preparado para enfrentar essa mudança.

Além disso, verifique a previsão do tempo antes de sair. Você pode ficar preso na trilha caso comece a chover. Uma pequena verificação do tempo poderá lhe poupar muito trabalho.

Calçados

Os calçados de caminhada devem ser leves e resistentes à água,se necessário. Eles devem ser do tamanho correto. Se seus calçados forem muito apertados, isso pode colocar pressão desnecessária nos pés e nas unhas dos pés, o que pode causar inchaço. Se eles forem muito grandes ou não forem amarrados com força, isso aumenta as chances de formar bolhas.

Botas específicas de caminhada são uma ótima opção se você estiver indo para uma trilha. Elas têm um design único que adiciona mais aderência aos pés e absorve o choque. Ambos os recursos são imensamente valiosos em terrenos irregulares. A aderência adicionada é especialmente útil quando você está escalando, enquanto o recurso de absorção de choque o ajuda a enfrentar o terreno sem se cansar muito cedo. Se você estiver experimentando uma trilha que tenha pedras ásperas, é aconselhável fazer os arranjos adequados para proteger os tornozelos. Em tênis normais, mesmo uma leve torção dos pés pode machucar os tornozelos. Você pode ir com botas que vão até os tornozelos e além. Isso irá adicionar uma camada extra de proteção.

Resgate

Saber como buscar ajuda, se necessário, pode proporcionar paz de espírito. Algumas pessoas desperdiçam energia preocupando-se em não se perder. Elimine a preocupação estando preparado. Tenha um mapa, bússola, comida, um cronograma e aprenda como sinalizar por ajuda. Existem equipamentos especificos para essa função se SOS. Aprenda a emitir sinais de socorro em código Morse. Os socorristas e muitos caminhantes podem reconhecer este sinal. Use-o se precisar de ajuda na trilha. Diga a outras pessoas, como amigos ou familiares, para onde você está indo. Compartilhe detalhes como o horário de partida, a trilha que seguirá e o tempo que espera que você retorne. Isso é de vital importância no caso de algum incidente infeliz acontecer com você na trilha. Seus entes queridos saberão onde procurar caso você se atrasar.

Conclusão? Divirta-se

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar sua resistência é curtir o que está fazendo. Quando seu cérebro está interessado e engajado, ele atenua a sensação de exaustão e produz endorfinas que aumentam a energia. Portanto, faça pausas ao longo da trilha para se deliciar com a mãe natureza e se encantar a vida selvagem. Além disso, seja educado com os outros caminhantes que encontrar, cumprimente e troque algumas palavras de encorajamento. Como acontece com praticamente todos os ambientes da sociedade humana, as trilhas para caminhadas têm sua norma de etiqueta. Em geral, quem está escalando tem prioridade e etc.

Quando e onde foi a sua ultima trilha? Nos conte nos comentários.

Até.

2 Comentários

  • Sou muito fã do canal sobrevivencialismo, hoje prático krav maga, mas trilha é uma paixão para mim, a última que fiz foi em Paranapiacaba na trilha das cachoeiras para iniciantes, e sempre tento encaixar o caminhar no meu dia a dia já que em parte ando muito por conta de meu serviço, mais uma vez gratidão pelo texto, simplesmente estupendo!!!

  • Octavio Rossi

    Parabéns pelo texto.
    Muita gente acha que caminhar é só vestir o tênis e sair por aí. E aí que se enganam.
    A primeira coisa em mente é respeitar os próprios limites. Não por em risco a própria vida é lei.
    Depois, o calçado deve estar alinhado com seu objetivo. Dica: não tente longas distâncias com calçados novos, o ideal é “amaciar” antes.
    Água é essencial. Se tiver um isotônico, melhor ainda, pois repõe os sais minerais.
    E claro, antes de iniciar qualquer atividade física como esporte diário, é legal procurar um médico e fazer um belo check UP.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s