Relembrando conteúdos

A grande vantagem do blog já ter um bom tempo de existência é que possuímos uma grande quantidade de conteúdos espalhados por aqui. Por outro lado, parece-me que os posts mais antigos dificilmente são visitados ou recebem comentários, o que é uma pena pois são materiais de boa qualidade também.

Visto tal situação, separei aqui alguns posts que merecem serem lidos pelos novos leitores e revisitados pelo público fiel. Além disso, precisamos aquecer os comentários e trocas de ideias nestas matérias para enriquecer ainda mais o conteúdo. Aí vão:

Recomendo que você dê uma “passeada” pelos arquivos, aposto vai se surpreender com os conteúdos que já abordamos. Estamos verificando a possibilidade de compilar todos os posts já feitos aqui em formato de um livro pdf para disponibilizar para download e impressão, a fim de você manter o conteúdo disponível caso a internet deixe de ficar acessível. O que acha da ideia?

Até.

 

Anúncios

30 Comentários

  • Oi Julio estou de férias e aproveitando para fazer um review dos seus post, e até estava pensando em escrever um comentário sobre isso. Alguns dos posts mais antigos precisam ser revistos, algumas imagens não mais estão disponíveis, alguns links não funcionaram mais, o que é uma pena.
    A sua idéia do livro é ótima, na verdade eu estou salvando o material no meu computador e pretendo imprimir e guardar impresso, esses últimos 15 meses foram uma loucura para mim, que assumi dois empregos para poder tocar uns projetos, se você for fazer o livro (ou se já fez…) dá um toque que eu tenho muito interesse.
    Parabéns pelo trabalho é ótimo, continue firme, o povo precisa aprender e ficar alerta!
    abraços
    Freitas

    • Fala Freitas!

      Obrigado por chamar atenção este aspecto. Lentamente vou ir entrando nos posts mais antigos para verificar imagens e afins, afinal, o conhecimento também precisa de manutenção. Obrigado pelo apoio!

      Abraços.

  • PDF! ? Fantástico!

  • Júlio, mais uma vez, parabéns pelo seu excelente trabalho em divulgar todo esse vasto conhecimento e congregar aficcionado.
    Considero de imensa valia a idéia de reunir todas essas informações em arquivos .pdf, pois esses podem ser armazenados e montar uma biblioteca de sobrevivência extremamente funcional.
    Conte com meu voto positivo.

  • Julio, essa idéia de “resumir” os artigos em um único documento (PDF) é muito importante, lembro que já li um artigo aqui que recomendava isso… Resumir, imprimir e guardar.

  • Seria um vórtice de uma tempestade se formando no sul do território brasileiro?

    fonte: http://www.painelglobal.com.br

    Achei este site agora por meio de uma recomendação, também no painel global, vale a pena conferir:

    RSOE EDIS – Emergency and Disaster Information Service
    http://hisz.rsoe.hu/alertmap/index2.php

  • Lucas Satler

    Otima ideia e ótimas sugestões de post, apesar de já ter lido quase todos, vou ler novamente pra refrescar a memória…!

  • Após ler os tópicos citados brilhantemente, e deixar minha opinião, não posso deixar de dizer que aprecio o respeito e seriedade da equipe e dos envolvidos com esse trabalho, mas como um bom sobrevivencialista, nunca esta satisfeito, aguardo mais temas e assim mais oportunidades de expressar o ponto de vista de leitor, vivente no assunto e admirador. Claro que isso inclui os comentários de integrantes que levam a sério. Valeu abraços a todos.

  • O excesso de chuvas e uma forte praga de moscas-da-azeitona destruiu a safra de azeitonas no Sul da Europa (principalmente em Portugal, Espanha e Itália) de modo que, a tendencia para o ano que vem é o aumento do preço das azeitonas em conserva e do azeite, além de piora na qualidade dos produtos, devido a menor possibilidade de seleção e ao maior uso de agrotóxicos para matar as moscas, repito: MAIOR USO DE AGROTÓXICOS, de modo que é melhor comprarmos logo os estoque para pelo menos 18 meses de azeite. Uma outra alternativa pode ser o azeite grego, que não foi afetado pela praga e ainda teve a produção da fruta duplicada.

    Nevasca doida na América do Norte, não?

    • É bom saber disto. Mas o azeite deve ser consumido preferencialmente um ano após a colheita, em se tratando de azeite, quanto mais novo melhor, não é um produto bom de ser estocado.

      Há ainda o azeite chileno. Ele tem ganho vários prêmios.

      • Não sei de onde inventei a ideia de que o azeite é não perecível… será que eu sonhei ou li em algum site louco? Cometi um engano absurdo! Me desculpem.

        Obrigado por me avisar. A validade garantida de fábrica do azeite é de no máximo 3 anos.

        Como seria a onomatopéia para o som de um jumento?

        Viu esta imagem por satélite da América do Norte?

    • Como farei?! azeite português é o meu favorito D:
      Que lástima!!!

  • Li tudo, tudo certo, concordo com tudo. Acho que exceto que o cara gordo vai estar entre os primeiros a morrer. Claro que neste sentido não falo de alguém realmente gordo, que mal consiga andar, este realmente está com problemas. Mais problemas que o resto de tudo mundo.

    Acho que sobrevivencialista tem que ser um pouco gordo. Não dá para querer ter físico de atleta e apenas 6% de gordura corporal. Não, sobrevivencialista tem que ter barriga, pança mesmo. Nada exagerado, mas uma pequena barriga é indispensável.

    Em outras palavras, para traduzir, é preciso ter gordura corporal. Calorias a serem utilizadas em um momento crítico.

    Se eu estiver combatendo uma pneumonia e pegar uma desinteria eu vou sair desta como? Sem energia incorporada ao corpo não dá.

    Eu caminho, até bastante, mas faço questão de não perder a barriga, um dia posso precisar dela.

    O físico atlético tanquinho não é adequado para mim. Um sobrevivencialista deve buscar a aquisição de força e agilidade, mas sem procurar ser um atleta, o físico de atleta se presta a uma finalidade muito específica
    E todo animal muito especializado tende à extinção. É melhor ser um generalista.

    • Um abraço pro Batata. HAHAHA

    • Concordo mais ou menos com tudo, acho ótima a ideia da pança e de certo modo, também sou adepto dela. Mas não devemos nos esquecer da saúde, que provavelmente deve ser a principal causa de morte seja em qualquer cenário.

    • Concordo plenamente com você!!!! Nada de excesso, mas manter uma camada adiposa de emergência é uma excelente ideia!! Só é ruim em climas quentes por que a dissipação de calor é mais difícil, mas com isso dá pra se acostumar!!

  • Legal, muito bom mesmo.

    Em relação aos cursos de primeiros socorros e afins: Tenham cuidado com os cursos da Cruz Vermelha, todos os que eu fiz foram um péssimos; Também tenham cuidado com as empresas que oferecem cursos de bombeiro civil, pois tem muita empresa golpista por aí, que dá um curso tosco, onde o professor consegue ser mais idiota que os 90% dos alunos idiotas, que só se interessam no diploma sem aprender absolutamente nada. Acredito que o melhor talvez fosse procurar instituições particulares que ofereçam estes tipos de cursos para outras empresas, pois assim a garantia de qualidade se autoafirma.

    Em relação a segurança e defesa pessoal: Recomendo que pratiquem em sozinhos ou com amigos seu próprios movimentos e conhecimentos de defesa pessoal, assim é de graça; Além disso estudem, entendam, pensem, por sua própria análise e compreensão a dinâmica estrutural do ser humano, o que também é de graça; Carregar uma faca poderia ser uma boa, se… você souber usá-la e se… a polícia desse país não fosse absurdamente criminosa, pois, mesmo que portar uma faca não seja proibido e portanto perfeitamente legal, ela pode encrencar contigo e te levar pro valão; Quanto ao bastão retrátil, assim como a faca, precisa saber usá-lo antes de se arriscar a portá-lo na rua. Talvez seja interessante fazer um curso de defesa pessoal, estilo Krav Magá ou Kombato, pessoalmente eu estou analisando a possibilidade do Ninjutsu, mas talvez não seja exatamente o que parece.

    Também tenham cuidado com o SENAC, por todos os diversos relacionamentos com esta empresa quase estatal, garanto que ela só tem nome, quanto ao SENAI, ao SESI e ao SEBRAE eu não sei, mas o SENAC pelas diversas experiências que tive, é só faixada.

    • Muito obrigada pelas dicas!

      • De nada Arya, é uma honra poder te ajudar

  • Eu aconselho tam´bem a todas as pessoas a fazerem cursos de socorrista/primeiros socorros e a aprenderem o que for possível sobre medicamentos, pois muitas vezes a pessoa tem medicamentos na casa e nem sabe para o que serve, digo isso pois eu trabalho em farmácia a quase 12 anos e sempre vejo casos em que a pessoa simplesmente não sabe nada e acaba passando apertado sendo que já tem o medicamento em casa =/

    * NÃO aconselho a automedicação em hipótese alguma!!!!! Tomar medicamentos SEM conhecimento necessário constitui um alto risco!!!

    Então sempre que possível e se tiver alguma pessoa em sua casa (pai, mãe, irmãos tios, etc… que depende de medicação aprenda o máximo possível sobre os medicamentos e sobre as necessidades de cada um, e se utilizarem algum medicamento onde NÃO se possa ficar sem (uso continuo) procure ter um estoque mínimo para 2-3 meses pelo menos, pois já vi casos onde laboratórios simplesmente param de fornecer algum medicamento por tempo indeterminado….. e se a pessoa não pode ficar sem acaba passando por grandes transtornos.

  • Excelente ideia, é sempre bom relembrar conteúdos antigos afim de se manter sempre atualizado.
    Bom eu gostaria de deixar uma pequena contribuição falando de alguns itens que considero de muita utilidade e que dificilmente são abordados:

    – Cortador de unhas: Eu sempre tenho um no meu chaveiro, junto com as chaves da minha casa e sempre anda em meu bolso, bom qual a importância do cortador? Eu já o utilizei diversas vezes para cortar linhas/barbantes, já utilizei a lixa de metal que vem junto para abrir pequenas embalagens e como chave de fenda improvisada, já utilizei o cortador para retirar uma farpa de madeira do meu dedo (cortei a pele em volta para facilitar, já que estava fundo e utilizei o cortador como pinça para puxar a farpa), fora a utilização para manter as unhas sempre aparadas (higiene pessoal), eu aconselho sempre a levar um junto, pois é muito discreto e ninguém fica olhando torto hehe.

    – Fio dental: Muita gente esquece de por uma embalagem no EDC/BoB, eu acho muito útil pois além de ajudar a manter os dentes limpos, tem marcas que vem com até 150 metros de fio, e como são super compactos servem de barbante improvisado para ajudar na hora de fazer um abrigo ou qualquer tipo de amarração de emergência.

    – Ácido acetilsalicílico 100mg (Aspirina infantil 100mg / AAS 100mg): Esse medicamento é importante principalmente para quem trabalha em lugares onde tem muitas pessoas (ou vive/trabalha em lugares muito afastados) e principalmente pessoas com 30 anos ou mais, que normalmente constituem o grupo de maior risco de infarto, em um caso onde a pessoa apresente sintomas claros de um infarto (principalmente se a pessoa é sedentária, fumante, alcoólatra ou já tem um quadro de hipertensão arterial), dar 2 comprimidos de 100mg para a pessoa mastigar e em seguida engolir com um pouco de água (se não tiver água pode ser no seco mesmo) ira ajudar o sangue a circular melhor, consequentemente ajuda a ganhar preciosos minutos até que o socorro chegue, ajudando a evitar que a vítima tenha também sequelas mais graves, tanto em caso de infarto ou AVC.
    *IMPORTANTE!!!!! O Ácido acetilsalicílico NÃO deve ser usado em caso de suspeita de DENGUE e em casos onde a pessoa já teve histórico de sangramentos, pois é um ANTICOAGULANTE (ou seja não deixa parar de sangrar).

    * Para adultos que não sejam alérgicos e não possuam restrições os comprimidos de 500mg servem para dor em geral, febre e como anti-inflamatório leve e podem ser tomados de 8/8 horas se necessário.

    Link para a bula do medicamento:
    http://www.medicinanet.com.br/bula/7983/acido_acetilsalicilico_100_mg.htm

    Espero ter contribuído de alguma forma.

    Até mais!

    • Cara, nem fazia ideia do que um simples cortador de unhas poderia servir além de sua função básica, vou providenciar um no meu chaveiro kkkkkk 😀
      Sobre o fio dental, também é uma ótima dica, só não comprar os que são “maleáveis” (uma linha que experimentei que fica mais “macia” quando você usa, para não machucar a gengiva).
      Gostei das dicas, posso te copiar? rs’

      • Pode copiar sim! Conhecimento deve ser sempre passado (claro que com muita responsabilidade sempre), quanto mais pessoas preparadas melhor, ainda mais se for para prestar socorro em casos de emergência.

        *Para quem tem poucas chaves no chaveiro (umas 2-3) pode por um apito de emergência também, claro sempre certificando que o chaveiro não vai ficar muito pesado, para não incomodar no bolso.

  • Apoiado! o material impresso inclusive é uma ótima alternativa quando, por um motivo qualquer, (crise), não tivermos meios eletrônicos para consultas.

  • Apoio totalmente a ideia de um livro em pdf, além de reunir tudo em um arquivo, da uma possibilidade maior de ler em qualquer lugar.

  • Carlos Lima

    Excelente iniciativa e excelente ideia Júlio! O material em PDF seria leitura de cabeceira para muitos. Abs. Carlos Lima.

  • Seria ótimo ter todas as publicações em um livro pdf!

  • Ótimo, reforçar a leitura e recordar!

  • Seria legal vocês separarem um “Top 20” dos principaisEstou acompanhando o Blog há algum tempo e até já me inscrevi no fórum, que infelizmente está meio paradão. Quero agradecer profundamente à toda a equipe por disponibilizar material de excelência para termos ainda mais conhecimento sobre o assunto. Já estou preparando meu EDC e meu kit de primeiros socorros (até farei um curso de socorrista!).
    Enfim, continuem com o ótimo trabalho, galera!

  • Tô precisando mesmo dar uma volta pelos posts mais antigos do blog.

    Faltou incluir na lista de sugestões para revisualização eí em sina o post sobre resiliência e psicologia da sobrevivência!!!

    Abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s