Relembrando conteúdos
A grande vantagem do blog já ter um bom tempo de existência é que possuímos uma grande quantidade de conteúdos espalhados por aqui. Por outro lado, parece-me que os posts mais antigos dificilmente são visitados ou recebem comentários, o que é uma pena pois são materiais de boa qualidade também.
Visto tal situação, separei aqui alguns posts que merecem serem lidos pelos novos leitores e revisitados pelo público fiel. Além disso, precisamos aquecer os comentários e trocas de ideias nestas matérias para enriquecer ainda mais o conteúdo. Aí vão:
- Forças de segurança em cenários de catástrofe
- O apocalipse chegou: Quem morre primeiro?
- Armazenando comida: Cinco erros que devem ser evitados
- Ouro: Um investimento válido
- Como o caos urbano irá parecer?
- Bivaque
Recomendo que você dê uma “passeada” pelos arquivos, aposto vai se surpreender com os conteúdos que já abordamos. Estamos verificando a possibilidade de compilar todos os posts já feitos aqui em formato de um livro pdf para disponibilizar para download e impressão, a fim de você manter o conteúdo disponível caso a internet deixe de ficar acessível. O que acha da ideia?
Até.
Olá a todos! Eu e minha família estamos morando atualmente em Macapá/AP e recentemente passamos por uma situação que antes era impensada, – como pode um estado produtor de energia passar por um longo período sem energia? – jamais pensei que ficaríamos sob um apagão total. É a consequência do que nos acostumaram achar que o estado tudo nos supriria, puro engano. O sobrevivencialosmo passou a ser um tema prioritário, e aqui estou encontrando ótimos conteúdos. Parabéns pela iniciativa.
Oi Julio estou de férias e aproveitando para fazer um review dos seus post, e até estava pensando em escrever um comentário sobre isso. Alguns dos posts mais antigos precisam ser revistos, algumas imagens não mais estão disponíveis, alguns links não funcionaram mais, o que é uma pena.
A sua idéia do livro é ótima, na verdade eu estou salvando o material no meu computador e pretendo imprimir e guardar impresso, esses últimos 15 meses foram uma loucura para mim, que assumi dois empregos para poder tocar uns projetos, se você for fazer o livro (ou se já fez…) dá um toque que eu tenho muito interesse.
Parabéns pelo trabalho é ótimo, continue firme, o povo precisa aprender e ficar alerta!
abraços
Freitas
Fala Freitas!
Obrigado por chamar atenção este aspecto. Lentamente vou ir entrando nos posts mais antigos para verificar imagens e afins, afinal, o conhecimento também precisa de manutenção. Obrigado pelo apoio!
Abraços.
PDF! ? Fantástico!
Júlio, mais uma vez, parabéns pelo seu excelente trabalho em divulgar todo esse vasto conhecimento e congregar aficcionado.
Considero de imensa valia a idéia de reunir todas essas informações em arquivos .pdf, pois esses podem ser armazenados e montar uma biblioteca de sobrevivência extremamente funcional.
Conte com meu voto positivo.
Julio, essa idéia de “resumir” os artigos em um único documento (PDF) é muito importante, lembro que já li um artigo aqui que recomendava isso… Resumir, imprimir e guardar.
Seria um vórtice de uma tempestade se formando no sul do território brasileiro?

fonte: http://www.painelglobal.com.br
Achei este site agora por meio de uma recomendação, também no painel global, vale a pena conferir:
RSOE EDIS – Emergency and Disaster Information Service
http://hisz.rsoe.hu/alertmap/index2.php
Otima ideia e ótimas sugestões de post, apesar de já ter lido quase todos, vou ler novamente pra refrescar a memória…!
Após ler os tópicos citados brilhantemente, e deixar minha opinião, não posso deixar de dizer que aprecio o respeito e seriedade da equipe e dos envolvidos com esse trabalho, mas como um bom sobrevivencialista, nunca esta satisfeito, aguardo mais temas e assim mais oportunidades de expressar o ponto de vista de leitor, vivente no assunto e admirador. Claro que isso inclui os comentários de integrantes que levam a sério. Valeu abraços a todos.
O excesso de chuvas e uma forte praga de moscas-da-azeitona destruiu a safra de azeitonas no Sul da Europa (principalmente em Portugal, Espanha e Itália) de modo que, a tendencia para o ano que vem é o aumento do preço das azeitonas em conserva e do azeite, além de piora na qualidade dos produtos, devido a menor possibilidade de seleção e ao maior uso de agrotóxicos para matar as moscas, repito: MAIOR USO DE AGROTÓXICOS, de modo que é melhor comprarmos logo os estoque para pelo menos 18 meses de azeite. Uma outra alternativa pode ser o azeite grego, que não foi afetado pela praga e ainda teve a produção da fruta duplicada.
Nevasca doida na América do Norte, não?
É bom saber disto. Mas o azeite deve ser consumido preferencialmente um ano após a colheita, em se tratando de azeite, quanto mais novo melhor, não é um produto bom de ser estocado.
Há ainda o azeite chileno. Ele tem ganho vários prêmios.
Não sei de onde inventei a ideia de que o azeite é não perecível… será que eu sonhei ou li em algum site louco? Cometi um engano absurdo! Me desculpem.
Obrigado por me avisar. A validade garantida de fábrica do azeite é de no máximo 3 anos.
Como seria a onomatopéia para o som de um jumento?
Viu esta imagem por satélite da América do Norte?

Como farei?! azeite português é o meu favorito D:
Que lástima!!!
Li tudo, tudo certo, concordo com tudo. Acho que exceto que o cara gordo vai estar entre os primeiros a morrer. Claro que neste sentido não falo de alguém realmente gordo, que mal consiga andar, este realmente está com problemas. Mais problemas que o resto de tudo mundo.
Acho que sobrevivencialista tem que ser um pouco gordo. Não dá para querer ter físico de atleta e apenas 6% de gordura corporal. Não, sobrevivencialista tem que ter barriga, pança mesmo. Nada exagerado, mas uma pequena barriga é indispensável.
Em outras palavras, para traduzir, é preciso ter gordura corporal. Calorias a serem utilizadas em um momento crítico.
Se eu estiver combatendo uma pneumonia e pegar uma desinteria eu vou sair desta como? Sem energia incorporada ao corpo não dá.
Eu caminho, até bastante, mas faço questão de não perder a barriga, um dia posso precisar dela.
O físico atlético tanquinho não é adequado para mim. Um sobrevivencialista deve buscar a aquisição de força e agilidade, mas sem procurar ser um atleta, o físico de atleta se presta a uma finalidade muito específica
E todo animal muito especializado tende à extinção. É melhor ser um generalista.
Um abraço pro Batata. HAHAHA
Concordo mais ou menos com tudo, acho ótima a ideia da pança e de certo modo, também sou adepto dela. Mas não devemos nos esquecer da saúde, que provavelmente deve ser a principal causa de morte seja em qualquer cenário.
Concordo plenamente com você!!!! Nada de excesso, mas manter uma camada adiposa de emergência é uma excelente ideia!! Só é ruim em climas quentes por que a dissipação de calor é mais difícil, mas com isso dá pra se acostumar!!
Legal, muito bom mesmo.
Em relação aos cursos de primeiros socorros e afins: Tenham cuidado com os cursos da Cruz Vermelha, todos os que eu fiz foram um péssimos; Também tenham cuidado com as empresas que oferecem cursos de bombeiro civil, pois tem muita empresa golpista por aí, que dá um curso tosco, onde o professor consegue ser mais idiota que os 90% dos alunos idiotas, que só se interessam no diploma sem aprender absolutamente nada. Acredito que o melhor talvez fosse procurar instituições particulares que ofereçam estes tipos de cursos para outras empresas, pois assim a garantia de qualidade se autoafirma.
Em relação a segurança e defesa pessoal: Recomendo que pratiquem em sozinhos ou com amigos seu próprios movimentos e conhecimentos de defesa pessoal, assim é de graça; Além disso estudem, entendam, pensem, por sua própria análise e compreensão a dinâmica estrutural do ser humano, o que também é de graça; Carregar uma faca poderia ser uma boa, se… você souber usá-la e se… a polícia desse país não fosse absurdamente criminosa, pois, mesmo que portar uma faca não seja proibido e portanto perfeitamente legal, ela pode encrencar contigo e te levar pro valão; Quanto ao bastão retrátil, assim como a faca, precisa saber usá-lo antes de se arriscar a portá-lo na rua. Talvez seja interessante fazer um curso de defesa pessoal, estilo Krav Magá ou Kombato, pessoalmente eu estou analisando a possibilidade do Ninjutsu, mas talvez não seja exatamente o que parece.
Também tenham cuidado com o SENAC, por todos os diversos relacionamentos com esta empresa quase estatal, garanto que ela só tem nome, quanto ao SENAI, ao SESI e ao SEBRAE eu não sei, mas o SENAC pelas diversas experiências que tive, é só faixada.
Muito obrigada pelas dicas!
De nada Arya, é uma honra poder te ajudar
Eu aconselho tam´bem a todas as pessoas a fazerem cursos de socorrista/primeiros socorros e a aprenderem o que for possível sobre medicamentos, pois muitas vezes a pessoa tem medicamentos na casa e nem sabe para o que serve, digo isso pois eu trabalho em farmácia a quase 12 anos e sempre vejo casos em que a pessoa simplesmente não sabe nada e acaba passando apertado sendo que já tem o medicamento em casa =/
* NÃO aconselho a automedicação em hipótese alguma!!!!! Tomar medicamentos SEM conhecimento necessário constitui um alto risco!!!
Então sempre que possível e se tiver alguma pessoa em sua casa (pai, mãe, irmãos tios, etc… que depende de medicação aprenda o máximo possível sobre os medicamentos e sobre as necessidades de cada um, e se utilizarem algum medicamento onde NÃO se possa ficar sem (uso continuo) procure ter um estoque mínimo para 2-3 meses pelo menos, pois já vi casos onde laboratórios simplesmente param de fornecer algum medicamento por tempo indeterminado….. e se a pessoa não pode ficar sem acaba passando por grandes transtornos.
Excelente ideia, é sempre bom relembrar conteúdos antigos afim de se manter sempre atualizado.
Bom eu gostaria de deixar uma pequena contribuição falando de alguns itens que considero de muita utilidade e que dificilmente são abordados:
– Cortador de unhas: Eu sempre tenho um no meu chaveiro, junto com as chaves da minha casa e sempre anda em meu bolso, bom qual a importância do cortador? Eu já o utilizei diversas vezes para cortar linhas/barbantes, já utilizei a lixa de metal que vem junto para abrir pequenas embalagens e como chave de fenda improvisada, já utilizei o cortador para retirar uma farpa de madeira do meu dedo (cortei a pele em volta para facilitar, já que estava fundo e utilizei o cortador como pinça para puxar a farpa), fora a utilização para manter as unhas sempre aparadas (higiene pessoal), eu aconselho sempre a levar um junto, pois é muito discreto e ninguém fica olhando torto hehe.
– Fio dental: Muita gente esquece de por uma embalagem no EDC/BoB, eu acho muito útil pois além de ajudar a manter os dentes limpos, tem marcas que vem com até 150 metros de fio, e como são super compactos servem de barbante improvisado para ajudar na hora de fazer um abrigo ou qualquer tipo de amarração de emergência.
– Ácido acetilsalicílico 100mg (Aspirina infantil 100mg / AAS 100mg): Esse medicamento é importante principalmente para quem trabalha em lugares onde tem muitas pessoas (ou vive/trabalha em lugares muito afastados) e principalmente pessoas com 30 anos ou mais, que normalmente constituem o grupo de maior risco de infarto, em um caso onde a pessoa apresente sintomas claros de um infarto (principalmente se a pessoa é sedentária, fumante, alcoólatra ou já tem um quadro de hipertensão arterial), dar 2 comprimidos de 100mg para a pessoa mastigar e em seguida engolir com um pouco de água (se não tiver água pode ser no seco mesmo) ira ajudar o sangue a circular melhor, consequentemente ajuda a ganhar preciosos minutos até que o socorro chegue, ajudando a evitar que a vítima tenha também sequelas mais graves, tanto em caso de infarto ou AVC.
*IMPORTANTE!!!!! O Ácido acetilsalicílico NÃO deve ser usado em caso de suspeita de DENGUE e em casos onde a pessoa já teve histórico de sangramentos, pois é um ANTICOAGULANTE (ou seja não deixa parar de sangrar).
* Para adultos que não sejam alérgicos e não possuam restrições os comprimidos de 500mg servem para dor em geral, febre e como anti-inflamatório leve e podem ser tomados de 8/8 horas se necessário.
Link para a bula do medicamento:
http://www.medicinanet.com.br/bula/7983/acido_acetilsalicilico_100_mg.htm
Espero ter contribuído de alguma forma.
Até mais!
Cara, nem fazia ideia do que um simples cortador de unhas poderia servir além de sua função básica, vou providenciar um no meu chaveiro kkkkkk 😀
Sobre o fio dental, também é uma ótima dica, só não comprar os que são “maleáveis” (uma linha que experimentei que fica mais “macia” quando você usa, para não machucar a gengiva).
Gostei das dicas, posso te copiar? rs’
Pode copiar sim! Conhecimento deve ser sempre passado (claro que com muita responsabilidade sempre), quanto mais pessoas preparadas melhor, ainda mais se for para prestar socorro em casos de emergência.
*Para quem tem poucas chaves no chaveiro (umas 2-3) pode por um apito de emergência também, claro sempre certificando que o chaveiro não vai ficar muito pesado, para não incomodar no bolso.
Apoiado! o material impresso inclusive é uma ótima alternativa quando, por um motivo qualquer, (crise), não tivermos meios eletrônicos para consultas.
Apoio totalmente a ideia de um livro em pdf, além de reunir tudo em um arquivo, da uma possibilidade maior de ler em qualquer lugar.
Excelente iniciativa e excelente ideia Júlio! O material em PDF seria leitura de cabeceira para muitos. Abs. Carlos Lima.
Seria ótimo ter todas as publicações em um livro pdf!
Ótimo, reforçar a leitura e recordar!
Seria legal vocês separarem um “Top 20” dos principaisEstou acompanhando o Blog há algum tempo e até já me inscrevi no fórum, que infelizmente está meio paradão. Quero agradecer profundamente à toda a equipe por disponibilizar material de excelência para termos ainda mais conhecimento sobre o assunto. Já estou preparando meu EDC e meu kit de primeiros socorros (até farei um curso de socorrista!).
Enfim, continuem com o ótimo trabalho, galera!
Tô precisando mesmo dar uma volta pelos posts mais antigos do blog.
Faltou incluir na lista de sugestões para revisualização eí em sina o post sobre resiliência e psicologia da sobrevivência!!!
Abraço!!!