Ouro: Um investimento válido

A primeira grande pergunta é: Porque investir em ouro?
Simples. Historicamente o ouro tem se mostrado um método eficaz de preservar suas riquezas quando a moeda nacional está perdendo valor. Se os seus investimentos são avaliados em um sistema monetário decadente, alocar parte de seus bens em ouro assegura uma base de estabilidade. Vale lembrar que para se ter uma base de comparação, a grama do ouro subiu 215% em seu valor somente dos anos de 2005 até 2010.

O ouro evoluiu de maneira independente ao dinheiro nas principais civilizações humanas porque é:

Raro: Cerca de 5 partes por bilhão na crosta terrestre e sua mineração é difícil e cara.

Indestrutível: Não corroi ou envelhece.

Compacto: Se todo o ouro minerado na terra fosse transformado em um bloco sólido do tamanho de um campo de futebol, teria cerca de 1,5 metros de altura.

Maleável e divisível: Você pode facilmente redimensioná-lo e dividí-lo em pequenas partes.

Difícil de ser achado: A quantidade de ouro minerado aumentou sempre devagar, raramente mais do que 2% por ano.

Até 1971, toda a economia governamental era apoiada por ouro. Você podia, a qualquer momento, trocar uma unidade de qualquer moeda mundial por uma quantidade de ouro equivalente. O dinheiro era apenas uma forma de certificado para os vários pesos do ouro. Hoje não há mais a possibilidade de este processo acontecer pois não há ouro suficiente para todos os que quisessem efetuar esse processo de troca, logo, apoiamos nossa economia em base de trocas e nas leis que regimentam a moeda em ação.

O grande ponto a ser observado é que o ouro e a prata são as únicas formas de troca que não são criadas e controladas por governos. Todas as moedas atuais (dólar, real, euro e outros) são valores simbólicos, ou seja, são baseados no valor relacionado com a prosperidade do governo em que estão aplicadas. O valor do ouro, por outro lado, é independente, é dado por ele mesmo.O dinheiro como conhecemos funciona baseado em leis que o regimentam, ou seja, não há como usar reais para comprar produtos no Japão, pois lá o real não vale nada, já o ouro é aceito em qualquer local do mundo.

O problema relacionado à moeda estabelecida pelo governo é que por não ser baseada em um valor real, começa a inflacionar e perder o seu valor, causando as grandes crises que vemos em todos os locais do mundo. Em momentos de total quebra do sistema financeiro o governo tenderá a implementar um sistema de troca baseado em ouro para manter o funcionamento do país nas áreas de maior importância (por ser a forma mais prática de retomar a economia), fazendo com que aqueles que tenham riqueza em dinheiro tornem-se automaticamente pobres. Você por outro lado, se tiver investido em ouro, estará com grande vantagem, visto que o valor da grama de ouro saltará para números muito agradáveis aos seus olhos.

Outra vantagem é a de que você pode investir R$5.000,00  em ouro e terá uma pequena barrinha que você pode carregar na palma de sua mão. Tendo um grande valor em tão pouco espaço, você pode guardá-lo em cofres em sua casa e assim evitar também os impostos e taixas cobradas por bancos.

Agora vem a pergunta… como e onde comprar ouro?

Importantíssimo: Comprar ouro de fontes não confiáveis pode ser um investimento falho, visto que o ouro só possui validade se estiver com a gravura da indústria que o produziu, o que assegura que este é 99,99% puro 24k.

Hoje temos aqui no Brasil uma empresa chamada Ouro Minas que adotou a política de disponibilizar ouro em pequenas quantidades para compra, até mesmo pequenas unidades de 01 grama, o que torna o investimento gradual muito mais fácil. Cada unidade de ouro vem devidamente armazenada em um invólucro que o protege de danos.

Clique na imagem para acessar o site

Existem muitos outros locais de compra, porém só conheço esta empresa que vende em tão pequenas quantidades (para os cidadães não-ricos, como eu, poderem comprar).

Lembrando que a recompra de qualquer quantidade de ouro é garantida e certamente em valor maior do que você pagou.

Olhe para os jornais atuais e você compreenderá que não podemos confiar na nossa moeda, então, considere esta dica como uma opção viável para proteger suas riquezas. 

 

Fonte: Off Grid Survival 

Até.