Bivaque

Bivaque ou Bivak é a técnica de acampamento temporária ao ar livre com o maior conforto possível e com a máxima criatividade. Usa-se pouco material e deve ser evitado em tempo chuvoso e clima muito frio sendo construído com a ajuda de elementos que compõe a natureza.

Para fazer o bivaque, procure um local que não vá agredir tanto o meio ambiente. A natureza é grande e não faltam lugares moldados para a praticar.

Existem diversos tipos de bivaque, estes são os principais:

Bivaque em árvores: com ajuda de duas árvores próximas, fixar uma rede não será o problema. Uma lona por cima lhe protegerá contra o sereno e a umidade da noite. Essa forma de bivaque é altamente recomendada em florestas por causa dos insetos, répteis, aracnídeos e outros animais. Das formas de dormir em um bivaque, a rede é a mais segura, porém não é a única. Com uma lona você pode fazer uma barraca improvisada aproveitando as árvores como colunas.


Bivaque em pedras e na areia: em terrenos de pedras e na areia um bom saco de dormir e um isolante térmico são mais que suficiente para ter uma boa noite de sono. Faça um muro com as pedras soltas ou com areia em volta do local escolhido para bloquear o vento. Em praias cuidado com a maré alta, observe marcas nas pedras que estão na praia e até onde a areia está lisa. Esse é o ponto até onde a maré chega.

Bivaque em caverna: Nas montanhas achar uma caverna não é difícil. Um saco de dormir e um isolante térmico são indispensáveis. Uma lona para bloquear o vento pode ser necessária dependendo do local escolhido. Cuidado ao entrar em cavernas profundas. Verifique a presença de animais rasteiros nas paredes e no chão. Procure rastros de animais, ali pode ser a casa de algum bicho e procure não fazer fogueiras, pois a fumaça pode te intoxicar.

Bivaque na neve: extremamente desaconselhável, mas caso precise cave um buraco na neve e faça um muro o mais alto possível para se proteger do vento.

Equipamentos necessários para bivaque:

Uma lona de no mínimo 2m x 2,5 m, um saco de dormir e um isolante térmico são obrigatórios. Uma rede pode te trazer mais segurança e conforto (veja nossa review sobre a rede kampa joy). Não se esqueça de cordames para armar a rede ou fazer um abrigo improvisado.

Roupa é importante, então leve meias, luvas e toucas que protegem os pontos extremos do corpo que são as áreas mais sensíveis às temperaturas baixas, calças e blusas protegem o resto do corpo.

Há no mercado equipamentos próprios para bivacar. Redes extremamente leves, sacos de dormir que agüenta temperaturas abaixo de zero.

Alguns cuidados necessários:

Cuidado ao dormir em campo aberto ou lugares elevados em noites de chuva.

Não destrua o meio ambiente, procure a melhor opção sem causar danos à natureza.

Cuidado ao entrar no saco de dormir. Animais peçonhentos podem entrar antes de você, por isso tenha cautela.

Verifique o perímetro para ver se o local é uma trilha de animais selvagens.