Armazenando comida: Cinco erros que devem ser evitados

Se você leu os posts anteriores e decidiu começar a armazenar sua comida, preste atenção para evitar os erros mais comuns que iniciantes cometem.

1. Estocar comida que você não está acostumado a comer regularmente –> Já que armazenar pizza não vai dar certo, você precisa guardar comidas que você come no cotidiano. Uma situação de sobrevivência não é momento certo para provar algo pela primeira vez, pois se der errado você pode ficar com o estômago em frangalhos. Tenha certeza de guardar coisas que você realmente quer comer e que tenham um gosto agradável.

2. Guardar toda a sua comida em um único local –> Um erro comum é designar uma área da sua casa como “depósito”. Se você tem apenas um lugar disponível em sua casa já é melhor que nada, mas se você tem mais espaço tente guardar comida em áreas diferentes em caso de algum desastre inviabilizar o uso do depósito central (inundações, incéndios e outros).

3. Não usar sua comida armazenada –> Não se esqueça de rotacionar sua comida, guardar comida que você não come é gastar dinheiro à toa. Toda vez que você for à loja coloque sua comida nova no final dos seus suprimentos e consuma a que está com o prazo de validade mais avançado.

4. Tenha certeza que você sabe utilizar os itens –> Isto pode parecer bobo, mas você não iria acreditar quantos eu já vi por ai falando sobre os baldes de feijão que possuem mas que nunca cozinharam uma refeição na vida. Ter baldes cheios de trigo é ótimo se você sabe como utilizá-los, mas se você nunca fez um pão caseiro, que diferença estes baldes farão?

5. Não se esqueça de armazenar doces e pequenos luxos –> Durante a sobrevivência em uma crise, doces como chocolate podem servir como um grande aliado para aumentar a moral. Tudo bem, não é o melhor para seu corpo, mas pode te ajudar a se acalmar e limpar sua mente.

Estes foram os conceitos primários em relação à estocagem de comida, voltarei a postar assuntos diversos agora para que este conteúdo não fique enjoativo.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

17 comentários

  • Ótimas questões, pois vivemos em um mundo instável, onde quem souber se adaptar em situações adversas, tem maiores chances de sobreviver!

  • O arroz integral é extremamente mais perecível do que o outro, e só pode ser armazenado por muito tempo se for a vácuo. a parte externa do grão contém uma gordurinha(que é tirada no beneficiamento) que quando entra em contato com o ar oxida e dá o gosto de ranço. não considero uma boa ideia.

  • Acredito muito no potencial de armazenamento em garrafas pet, tenho feito assim, o ideal é ir fazendo aos poucos já que aumentando sua validade, vai ser possível ir comprando de mês a mês próximo uma quantidade perto do que vc normalmente gasta, assim possibilita diversas datas diferentes e facilita na rotação, tambem pretendo ampliar deixando quantidades menores em pontos estratégicos fora da casa ou abrigo, junto de outros itens essenciais.

    • Acho útil o armazenamento em garrafas pet, apesar disso, ainda prefiro os enlatados, pois o plástico libera dioxinas, mas ainda sim é válido.

      Sou preferencialmente vegetariano e por isso, na minha opinião, os melhores métodos de produção, armazenamento e economia de comida são por ordem de preferência os seguintes:

      Saúde;
      Abstinência ou economia sexual;
      Meditação;
      Pança e gordura corporal boa bem distribuída;
      Horta e pomar (de acordo com o espaço disponível);
      Alimentos imperecíveis (azeite, mel, sal, rapadura etc.);
      Frutas passas rotacionadas;
      Enlatados vegetarianos;
      Criação de galinhas apenas para a produção de ovos;
      Criação de minhocas para a alimentação humana e animal;
      Criação de peixes e algas para alimentação humana e animal;
      Abatimento de galinhas;
      Caça e armadilhas;
      Enlatados com carne;
      Qualquer outra porcaria que as pessoas comam cotidianamente mas que faça mal a saúde.

  • Pingback: Relembrando conteúdos |

  • Galera do Sobrevivencialismo,gostaria de pedir um post com dicas de como fazer um processo de rotação eficiente.acho que iria ajudar muita gente.valeu!!!

  • marcelo mamone

    O arroz integral é uma boa opção, pois alem de ser mais nutritivo que o arroz branco, contem fibras e um componente que, segundo pesquisadores japoneses, ajuda a desintoxicar o organismo de metais pesados. Porisso, foi muito usado entre as vítimas das bombas atômicas em hiroshima e nagasaki. Alem disso, basta coloca-lo de molho na agua de um dia para o outro para que ele amoleça, dispensando o uso de fogão.

    • Marcelo,

      Não havia considerado a possibilidade do arroz integral. Realmente o mesmo é mais nutritivo, porém temos de avaliar (antes de armazenar) se estamos acostumados com seu gosto, que é ligeiramente diferente… afinal de nada adianta guardarmos 1 tonelada e não conseguirmos comer quando for necessário.

      Vou começar a guardar alguns quilos aqui em casa também, ótima sugestão.

      Abraços!

      • Pra mim que amo arroz integral essa idéia do marcelo foi uma das melhores sobre comida de emergência!

  • Pingback: Centésimo Post! |

  • meu…erros que DEVEM ser cometidos?!acho que faltou o NÃO ai!kkk
    mas falando sério…papinha de bebe,comida liofilizada,sopa em pó…são itens bons de serem amarzenados,pois em caso de emergência,vc pode apelar para eles!

    • Olá Marcelo!

      Não pude encontrar o erro que você apontou, mas desde que a mensagem tenha sido compreendida está ótimo!

      Concordo com os itens que você pontuou, lembrando de que é sempre importante prová-los antes para ver se consegue aguentar o gosto, afinal não adianta tê-los e quando precisar usá-los passar mal pelo gosto ruim.

  • Prezado, obrigado pelo comentátio em nosso website. Gostaria de abrir um diálogo contigo, de preferência por e-mail (lhe enviei um a pouco), para tratarmos de questões que nos interessam.

  • gostei muito! eu teria guardado tudo em um mesmo lugar

  • Sabe uma coisa que ninguem imagina mas que pode fazer grande diferença?
    .Guardar alguns potinhos de papinha de neném..
    ..Elas possuem muita validade..
    …Se você alimenta o bebê faminto de alguém.. Esses pais serão eternamente gratos a você e lhe prestarão favores.

    [Pode parecer egoísta.. mas na hora do “cada um por sí” temos que ter a malícia na mente]

    • Impressão minha ou vejo um político aqui nos comentários? D:

    • Faz sentido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s