Como fazer uma análise SWOT (FFOA)

Bom, após passarmos por uma explicação de como fazer uma análise de risco chegou o momento de estudarmos de forma um pouco mais aprofundada o aspecto mais importante do sobrevivencialismo, nossas preparações e planejamentos. Para tal tarefa, a análise SWOT cai como uma luva.

A partir dela você poderá detectar quais são suas forças e fraquezas e também compreenderá as oportunidades e ameaças que o ambiente à sua volta lhe oferece.

Segue o vídeo:

Espero que ele tenha ficado claro o suficiente para vocês, é um assunto bastante extenso e resumi-lo é complicado! Peço que se forem fazer tal exercício, o façam com honestidade, caso contrário não haverá ganho algum nesta tarefa. O mesmo se aplica após obter os resultados, apenas perceber suas fraquezas não vai fazer com que estas sejam melhoradas! Parta para a ação e prepare-se adequadamente enquanto estamos em tempos tranquilos.

Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários!

Até.

Anúncios

15 Comentários

  • Pingback: 7 coisas que você vai perder em um desastre de longo termo – Religiao Pura

  • Pingback: 7 coisas que você vai perder em um desastre de longo termo | Sobrevivencialismo

  • Excelente post, Julio! Ainda não tinha visto. Incrível como tenho dezenas de fraques que precisam ser melhoradas ou superadas… Me ajudou muito. Agora tenho um Norte para seguir na preparação, focando no essencial primeiro. Obrigado!

  • Pingback: Quais são os primeiros passos para se tornar um sobrevivencialista? |

  • Pingback: Avaliação de Riscos |

  • Pingback: O modelo Westfalian de gestão de risco |

  • esse método de análise é tão amplo que eu consigui empregá-lo até no ramo acadêmico…

  • Aprendi no escoteiro a estar sempre alerta, pois o homem precavido tem mais condições de sobreviver.Logo não custa estar atento.

  • Amaro Rocha

    Legal Reinaldo. Boa explanação sobre o que você tem de experiência. Boa noção. Essa coisa de sair do armário é engraçado. Pretendo montar um material dentro de uma bolsa, ou mala, pra ficar guardadinho no porta-malas do meu carro. Ando com facas, todo mundo fala. Adoro um canivete no bolso e não abro mão, mas tem sempre alguém julgando, ou fazendo piada. Até eu brinco, mas no fundo, sei to fazendo a coisa certa, assim como você sabe. Nós dessa comunidade temos a noção superficial.
    Abraço

    • Vlw cara, muito obrigado.
      No meu carro, tenho uma bolsa com dois coletes refletivos, lanterna, 2 bastões de luz química, fita Silver tape, kit de primeiros socorros, uma boa faca, um pequeno kit de ferramenta com o qual já coloquei ate um para choque de volta no lugar, uma capa de chuva, um cobertor, uma muda de roupa sobressalente, água, gatorade e barras de proteína( esses ultimos 3 procuro rotacionar bastante pois como o carro fica muito no sol, podem estragar).
      Tenho tb um EDC no meu porta luvas que é um pouco extenso de falar tudo que tem aqui. Vou ver se faço um video, mas incluem coisas como um canivete victorinox, kit fogo, mas 2 bastões de luz química, uma capa de chuva descartável, ultra lanterna, fio dental, brassadeiras, entre outras coisas.
      Eu tb não dispenso sair de casa sem uma lamina no bolso, que me serve desde abrir embalagens em supermercados, a descascar uma maça. As pessoas me perguntam constantemente pra que isso, e eu simplesmente respondo perguntando a elas quantas vezes em um dia elas se encontram precisando de algo que corte, seja pra abrir uma embalagem a cutucar a sujeirinha de baixo das unhas(hahahaha).
      Ando tb, com um bastão telescópico no meu bolso, o que é um saco tanto pelo o peso, quanto pelo o espaço que ocupa( mas fica bem escondido), mas ele já me salvou a vida a ums 5 anos quando um louco duas vezes o meu tamanho( e n sou pequenininho), resolveu me atacar no meio da rua. O cara me atacou por traz, me deu um mata leão e uma chave de braço( acho que seria isso) e me mordeu,( sim, ele realmente me mordeu, fiquei ainda 2 segundos sem acreditar e sem reagir) e por sorte, estava com a mão direita livre com a qual alcancei o meu bastão, e fiz ele me largar com duas porretadas na perna dele, entào ele fugiu me deixando tremendo pela a adrenalina. Por essa e por outras eu sempre ando com o meu bastão. Vale salientar que o idiota amassou o meu bastão com a perna dele, então tive que comprar um novo…

      Me estendi muito de novo, mas espero que goste das minhas ideias e minhas historias. Boa sorte com a sua preparação, ela faz toda a diferença em ter mais conforto em situações adversas. Vale citar que a água, o gatorade e as barrinhas, já deram uma boa ajuda a pelo menos uns dois amigos meus que estavam passado mal apos beberem, embora n fosse muito o objetivo dos itens da bolsa, hahahahaha.
      Vlw cara e muito obrigado.

  • Rodrigo baccelar

    obrigado por essa aula 🙂

  • cláudio gomes

    material fundamental para “organizar mente, pensamento e ação!”
    parabéns e obrigado !

  • Pois é. Após as eleições de ontem , como já havia dito um amigo meu que é policial militar (ele me disse se o atual vencedor das eleições ganha-se, isso ia acontecer), a PM do Ceara ira entrar em greve em dezembro. Isso foi anunciado hoje Pelo o Facebook da PMCE. No começo do ano, o Ceara, e em especial a capital, fortaleza, viveu três dias de terror onde a bandidagem, na falta de uma expressão melhor, plantou o terror. Nessa época eu já era um preparador, mas era um que vivia no armário já que há muito preconceito envolvido nisso. A greve veio, e eu estava preparado. tinha armas, mantimentos, e uma cabeça preparada para a situação. A greve se foi, e graças a deus a unica coisa que tive que usar da minha preparação foram 2 latas de leite condensado já que sair pra comprar seria no minimo arriscado( diga-se de passagem, que moro na área nobre de Fortaleza, e aqui, estávamos sitiados pelo medo, já que noticias de assaltos, arrastões, e ate assassinatos em volta chegavam a todo momento). Pra mim, a experiencia amadureceu essa ideia que eu já trabalhava que é se preparar. Não é ficar se preparando para o fim do mundo, mas estar preparado para lidar com uma sociedade a nossa volta que é mais frágil do que a gente realmente nota. É saber que ao cair uma chuva, a gente não sabe se ela vai só lavar a rua, ou levar carros. É ver que quando um apagão como esse que ocorreu em todo o nordeste, vc não ter uma lanterna decente, pilhas sobressalentes, ou ate velas guardadas pode significar ter um nível de conforto muito maior em uma situação tão desagradável( e no meu caso que fiquei preso por 27 minutos em um elevador assistindo um filme no meu cel). É quem sabe, ter uma arma, que não é algo que todos podem ter, não só pela estupida legislação que rege isso, mas pelo o fato que nem todos tem o preparo pra utilizar-la, coisa que eu tenho, e me utilizei ao evitar um assalto a três anos atras quando atirei na parede do meu portão e os ladroes fugiram pois não esperavam resistência.

    Pois é, eu pensei que as minhas unicas preocupações de final de ano seriam algumas provas, me preparar paras as festividades, e aguentar a minha madrasta do terceiro casamento do meu pai no natal( ainda bem que ele ta indo para o quarto casamento) mas pelo o jeito, com a tão próxima chegada de dezembro, estarei saindo amanha pra gastar um dinheirinho comprando umas balas novas, e me preparar um pouco mais.

    Ha, vale falar também, que a greve da PM no começo do ano valeu pra uma coisa apenas, que foi fazer pessoas como a minha noiva ( que esta atirando muito melhor que eu agora) e meu pai, que uma certa preparação, por menor que seja, pode ser algo muito conveniente.

    Vlw cara, (espero que goste ai do meu resumo, hahahaha)

  • eulerbrandao1969

    Muito bom Julio, material exelente parabens

  • nossa , preciso estudar isso, é super importante, ando boiando nesta parte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s