Projeto: Horta hidropônica vertical em PVC (Pt. 1 – Construção)

Ultimamente tenho procurado por meios de como tonar uma propriedade urbana minimamente produtiva. Sabemos que morar na selva de pedra não é fácil e muitas casas não tem sequer um quadradinho de terra para plantar. Pensando nisso, recorri a outras alternativas e cheguei à hidroponia.

Já fiz outro projeto de produção de alimento em zona urbana, que é a horta suspensa. No entanto sabemos que ainda assim ela não era ideal para produção em larga escala e hora ou outra tínhamos que lutar contra pragas e outros incômodos que acabavam por diminuir a eficiência da plantação. Pensando em como aumentar a produtividade sem exigir que o cuidador tivesse maior trabalho, comecei a pesquisar sobre as hortas hidropônicas.

Após muito ler, percebi que era algo que valia a pena a tentativa! Prefiro que vocês vejam o vídeo para acompanhar o relato inteiro:

Fato é que construir esta horta foi um grande desafio e estou animado com os resultados potenciais que ela me dará em breve. Futuramente a bomba de água será alimentada por energia solar, acabando com o problema de consumo de energia e a deixando desconectada da rede.

Total gasto no projeto: R$220,00

Gostaram? Sugestões? Críticas? Fiquem à vontade para comentar.

Até.

Anúncios

49 Comentários

  • Olá, gostaria de apostilas, ou material para trabalho de TFG. Gostaria de me aprofundar, meu tema do trabalho é uma FAZENDA VERTICAL URBANA.

  • João Paulo

    Muito bom…. Poderia me informar sobre a sequência do projeto… Produtos que utilizam na água… Mudas…

  • Muito legal o video! Qual foi o ângulo de inclinação dos canos?

  • Mario Martins

    Mario Martins
    25/11/2015
    Tenho um terreno em Mairinque S.P. com espaço disponivel para mondagem de estufas para cultivo de ortaliças. A minha intenção é de cultivar tomates pelo sistema hidroponico. Se alguém topar, poderemos nos associar nesta empreitada. Não tenho disponibilidade de tempo. Procuro por alguém que cuide de tudo.
    Fico no aguardo de contato. meu e-mail mlrmartins5@ig.com.br
    gratos
    Mario Martins

  • maria s.o. sardinha

    boa tarde JULIO, adorei, quero muito aprender o cultivo de hortalícias hidroponicas, quero saber se vc tem como fazer e quanto custaria para me enviar, todo o material inclusive os nutrientes e esponjas e claro o equipamento todo para alface, cebolinha, salsinha, questo e couve, obrigada, abraços, sebastiana sardinha, 03/10/15.

    • maria s.o. sardinha

      aguardando o sua resposta
      me envie o seu imail

  • tenho uma pequena horta hidropônica e uso pvc, porém está dando limo o que fazer.

  • Olá Julio, sei que já faz um tempo que fizestes a horta hidropônica, mas gostaria de saber qual diâmetro de serra copo você usou. Estou com um projeto para fazer uma Hidroponia e estou com esta dúvida. Desde já agradeço! Abraços.

  • Estava procurando outro tipo de matéria e deparei com seus videos. quero agradecer pelo seu tempo em divulgar augo muito importante para nos neste tempo. vou projetar o meu e quando estiver já concluído posto para vc. muito obrigado mesmo.

  • tenho um projeto deste funcionando.em um cavalete com dois lados..e sao 65 pes de alface, que ocupam um espaço de 2 x1..ou seja.2 mts quadrados com um diferencial….os canos sao nivelados.,e com isso tenho um reservatorio de 3 cm em toda estençao do cano.. e assim pude colocar um timer com 15 m x 4 hrs. isto E quinze minutos ligado e 4 hrs desligado…com isso a planta se alimenta com a soluçao nutritiva que esta parada no cano,por um periodo de 4 hrs tenho uma bomba automotiva de 12v acionada com uma bateria tambem de 12v que e alimentada por um pequeno carregador de bateria,que e acionado pelo timer no tempo mencionado acima.assim o consumo de energia e quase zero..e esta funcionando muito bem………….
    moro em curitiba.
    meu nome.advb

    • Evandro Matos

      Advanil, eu qeuria começar um projeto de hidroponia, eu vivo em angola e aqui ha muita falta de informaçao em relaçao a isso, alem de falta de informaçao existe também a falta dos nutrientes soluveis e de pessoas que entendam do assunto.

      será que me podes ajudar??

      Atentamente
      Evandro Matos

    • poderia mandar mais detalhes ou imagens desse seu projeto…gostei desse detalhes da bomba de 12V,da lamina dagua e das dimensoes…oficinadacamiseta@terra.com.br

  • Muito legal!! Amo ver jovens preocupado e buscando soluções para sustentabilidade!! Gostaria de receber o 2 passo. Parabéns!!!

  • Como você fez em relação a chuva?
    Te atrapalhou?

  • Pingback: Post do Leitor: Smartphone como ferramenta de sobrevivência |

  • Cássio Thomaz

    Olá Júlio, estou montando um sistema desse pra mim e gostaria de saber: a voltagem da bomba é de 12V. Como fazer para ligar na rede elétrica de 110V? Obrigado e parabéns pelo projeto.

  • Republicou isso em Fernando "Eagle" de Sousae comentado:
    Um exemplo de sobrevivência na selva urbana – como produzir comida.

  • Meus parabéns muito esclarecedor o vídeo, estou pesquisando para montar a minha horta também,abs

  • ANTONIO WILSON

    GOSTEI DA IDÉIA DE FAZER NA PAREDE ,MAS ACHO QUE FICOU MUITO COLADO NA PAREDE, E QUANDO A PLANTA COMEÇAR A DESENVOLVER A MESMA VAI PENDER PRO LADO DE FORA GERANDO UMA PLANTA TORTA ,VOU FAZER NA PAREDE TAMBÉM MAS EM CIMA DE SUPORTES DE PLATELEIRA E DISTANCIAR PELO MENOS UNS 15 CM DA PAREDE ,MAS VALEU A IDÉIA ABRAÇÃO !!

  • maria paula j. m. s. francisco

    Olá Júlio
    Estou a deixar aqui este comentário porque achei que era a única maneira de entrar em contacto consigo, vivo em Portugal e tenho andado a pesquisar sobre hortas urbanas e gostei imenso dos seus vídeos, pois acho que explica muitíssimo bem e faz parecer tudo muito fácil, mas queria pôr-lhe uma questão que talvez pareça estúpida, mas sou ignorante nestas matérias, é o seguinte: será que seria possível fazer a horta hidropônica usando aqueles tubos que são de alumínio e que esticam até ao tamanho que se quiser e dariam para fazer directamente as curvas sem necessidade de acrescentos, mas não sei se o alumínio é prejudicial ou se se deteriora com a constante passagem da água com os nutrientes???…se tiver disponibilidade, fico-lhe muito agradecida se me responder. Obrigada e espero que todos os seus projectos lhe continuem a correr muito bem. Maria Paula

  • Julio muito boa a sua estrutura e bem legal o vídeo! Parabéns!
    Talvez se vc modificar seu sistema de formulação da composição da água a produção seja melhor. Tendo em vista que o excesso ou falta de alguns nutrientes podem causar perdas ou deformações em suas hortaliças.
    Sugiro que vc pese a quantidade utilizada para 1000L e faça uma transformação para 50L por regra de três. Isso faria seu sistema ficar ainda mais completo.

  • Essa plantas estão apropriadas para consumos? Você fez algum teste? Temos tinta spray, cola de cano, e massa epox. todos prejudiciais a saúde. A água pode estar com resíduos desses elementos

    • Aneilson Cavalcante - Maceió - AL

      Júlio, parabéns pela iniciativa e pelo projeto. Os vídeos também ficaram bem legais e bastante didáticos.
      Uma sugestão simples: Inserir uma saída com uma válvula no fundo do recipiente facilitaria ainda mais a renovação da água.
      Valeu!

  • Pingback: Projeto: Horta Hidropônica vertical em PVC (Pt 2 – Cultivo) |

  • Pingback: Quanta comida pode-se produzir em um espaço urbano? |

  • Legal o vídeo, pois também gosto de cultivos em casa, mas só para ter alguma hortaliça, temperos e frutas colhidos em casa, por prazer mesmo, estando longe da auto-suficiência. Mas se o objetivo é auto-suficiência alimentar em caso de crise, apostaria no cultivo de feijões e não em hortaliças e frutas. Feijões são ricos em ferro, altamente produtivos e podem ser armazenados por muitos meses.
    Quanto a provisão de proteínas, já vi um vídeo no youtube de um sobrevivencialista que criava centenas de peixes numa piscina, porém, acredito numa opção mais produtiva e barata de proteínas: insetos! Podem ser criados aos milhares em pouco espaço e serem desidratados e mantidos por muito tempo.
    Afinal, numa situação crítica, haveremos de vencer preconceitos alimentares. Mas nada sei que tipo de insetos são melhores nem como criar.
    Outra opção é fazer charque ou carne-de-sol em casa. A carne salgado dura 1 ano.

    • Nathan.Scala@hotmail.com

      os insetos são ótimas ideias porem esse e o brasil as pessoas ficam com nojinho eu pessoalmente tenho mais nojo de funkeiros do que dos insetos kkkkkkkk

  • Utililze um carneiro hidraulico e abandone a bomba. Como é sobrevivencialismo, não podemos depender da eletricidade. http://www.youtube.com/watch?v=xdb56oqS8W4

    • Laudelino, o problema desse esquema de carneiro hidráulico ai é que indiretamente ele utiliza energia da rede sim.. O fato é que ele utilizar água da rede significa que lá do outro lado na estação de distribuição de água tem bombas que mandam a água pra casa, se a energia faltar por muito tempo essas bombas irão falhar e as pessoas que não tem água armazenada, vão sofrer falta de água. O ideal seria ir acumulando uma boa quantidade dessa água ou mesmo coletando e armazenando água de chuva.

  • Só para alertar como você pintou os canos de cinza isso pode fazer com que a água fique mais quente , como conselho eu pintaria os canos de outra cor .Más se você quiser fazer algo simples e barato compre fita espelhada ou cromada passe em volta dos canos essas fitas são usadas em carros e ficam ótimas não soltam e duram no mínimo 2 anos boa sorte com a sua orta e qualquer coisa estou aqui para ajudar.

    • Olá Renan!

      Em partes eu estava preocupado com isso, porém como a água passa em velocidade relativamente boa nos canos, não dá tempo dela esquentar. Mesmo assim, veremos se isso me causará problemas conforme eu for cultivando…

      Abração!

      • Hassebrawbier

        Passou uma reportagem sobre hidroponia e seus erros hoje no Globo Rural.

  • Hassebrawbier

    Uma alternativa é a aquaponia. Só conheço na teoria mas, pelo que li, precisa de menos fertilizante na água. Somente o ferro, para ser mais preciso. Além disso, produz peixes. Ao invés de deixar os canos na parede, poderia também colocá-los suspensos de uma parede a outra. Iria pegar mais sol e o desnível entre o primeiro e o último seria menor, o que permite usar uma bomba menor (só que o nível da água no reservatório teria que ser mais alto). Além disso, eu acho que os canos podem ficar exatamente na horizontal. O fluxo de água contínuo “empurra” a água estagnada e a faz circular. O desnível, acredito eu, só seria neessário em produção em larga escala. Também não é necessário equipamentos modernos para calcular o desnível do cano. Basta calcular quão mais alto deve ser a ponta de cima. Por exemplo, se calcular que em 2 metros, é necessária uma caída de 2 cm, é só por a extremidade de cima a (por exemplo) 152 cm do chão e a de baixo a 150 do chão.

    • Opa!

      Valeu pelas sugestões! Eu escolhi aquele local pois o sol não fica em excesso e visto que pretendo plantar vegetais mais sensíveis, creio que talvez funcione! Em relação a deixar os canos retos é sim possível porém o fluxo de água ficaria mais alto e mais lento, favorecendo o aquecimento desta. Eu pensei seriamente em começar com a Aquaponia, porém o investimento em um reservatório maior e a falta de espaço para este me desmotivou. Talvez assim que pegar o jeito com esse cultivo vá me animando para esta alternativa mais completa!

      Abraço!

      • Hassebrawbier

        Como nivelar alguma coisa sem grandes recursos: pegue uma mangueira e coloque água. Deixe-a na posição de U, com as duas extremidades livres para entrada de ar. O nível da água numa ponta será exatamente o mesmo da outra.

      • Hassebawbier

        http://www.edthatmatters.com/free-pdfcompiled-aquaponics-research-for-beginners-part-1/

        Um manual de aquaponia.

  • muito bacana ese up que vc deu na sua horta em? minha duvida e quando vc colocar as mudas de plantas nos copos de plastico a terra das mudas nao poderiam soltar um pouco de terra do fundo delas ou nao? tipo se atra palharia o funcionamento da bomba. D e qualquer forma fico top parabens, ancioso pra ve a parte 2.

    • Olá Jonata!

      Valeu pelo apoio. Sobre sua dúvida, a questão é que não há terra nos copos. As plantas são germinadas em uma espuma fenólica (aquelas usadas para fazer arranjos em festas), então não há risco de contaminar o sistema.

      Abraço!

  • Ficou muito legal Julio mas não plante tudo alface, deixa uma fileira para criar rãs. 7 rãs, bem carnudas. Come com alface.

    • Fala Ismael!

      Cara, sabe que eu ando tentado em criar rãs aqui também…rs. Quem sabe mais para frente.

      Abraço!

  • Legal o projeto, vou estudar para desenvolver algo também. A opção de plantar apenas alface é por limitações do sistema em aceitar diferentes tipos de folhas (tipo umas pedem nutrientes diferentes das outras), ou escolha pessoal mesmo? Quanto tempo você estima que leve para produzir a primeira safra? E após a primeira, você pode seguir com clonagem, ou precisa repor com novas mudas? Abs e obrigado pelo conhecimento.

    • Olá Eduardo,

      Escolhi alface por ser mais fácil de cultivar, assim teria mais chances de sucesso. Você pode cultivar muitas variedades como couve, tomate, rúcula, morango… E por aí vai. Em termos de clonagem eu não sei se seria possível, creio que poderei te dizer melhor quando ganhar mais experiência no cultivo. Valeu pelo apoio!

      Abraço!

      • Julio, desculpa mas ainda há que não ficou claro para mim. Posso realizar o cultivo de mais de um vegetal no mesmo sistema? Por exemplo, na primeira fileira cultivo de alface, na segunda couve, terceira morango.

        Dentro do reservatório posso misturar os nutrientes necessários para a alface, couve e morango ? Será que um nutriente não atrapalha o outro cultivo do outro ?

        Parabéns, pela iniciativa e pelo vídeo. MUUUITO BOM.

        Abraços!

  • excelente 😉

  • A longo prazo o consumo de produtos hidropônicos vai acumulando no organismo nitritos e nitratos, isso pode levar a outros problemas, sem contar que em uma eventual crise os sais necessários para manutenção do sistema ficariam inviáveis.

    • Olá Thiago,

      Que estranho, nunca havia ouvido falar desta questão, vou dar uma pesquisada melhor. Em questão dos nutrientes, estes não tem validade, logo você pode armazená-los em grande quantidade visto o pequeno custo.

      Abraço.

  • Muito legal o vídeo! Vou tentar fazer no próximo fim de semana! Faltou falar sobre os preços, Júlio. Abç

    • Olá Júlia,

      Acabei de editar a postagem e colocar uma nota no vídeo. O valor total foi de R$220,00.

      Abraços!

      • Julio, existe alguma lista de materiais e um passo a passo aq no blog ensinando a fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s