Projeto: Horta Hidropônica vertical em PVC (Pt 2 – Cultivo)

Depois da espera relativamente longa, chegou a parte dois do projeto da horta! Apesar de parecer um projeto de funcionalidade duvidosa, hoje vocês vão saber os resultados dessa empreitada.

1378252_641708985864036_276574965_n

Antes de continuarmos, se você não viu o processo de construção da horta sugiro que veja no post passado clicando aqui.

Demorei cerca de um mês pois fiz questão de aguardar a horta dar resultados para mostrar que o sistema está operante e funcional, afinal não seria legal mostrar as plantas em crescimento e deixar o produto final sem aparecer em vídeo.

Digo-lhes que até onde vi, é uma delícia manejar esse cultivo. Praticamente não há trabalho e você raramente tem de mexer no sistema, o que acaba também com as desculpas de que você “não tem tempo” para cultivar alguma coisa em sua casa.

Chega de enrolação, vamos ao vídeo:

Espero que tenham gostado. Estou planejando agora uma expansão dramática deste projeto aproveitando as duas paredes laterais deste mesmo local. Segundo meus cálculos, neste pequeno espaço terei capacidade efetiva de quase 180 pés!

Eu não prometo para vocês uma terceira parte do vídeo falando sobre essa expansão, pois será algo que demorará bastante para ser construído e será bastante caro. Mas, um dia vem. Também pretendo começar a utilizar instrumentos como o medidor de PH e o timer para a bomba, caso consiga implementar tais ferramentas farei um vídeo extra para mostrar isso também.

Enfim, como conclusão rápida diria que é um projeto que vale a pena ser feito não somente para começar a produzir alimentos de forma independente, mas também pelo prazer de cultivar alguma coisa e depois vê-la alimentando sua família. Tomara que este vídeo ajude você a sanar suas dúvidas sobre o sistema e o incentive a fazer uma horta hidropônica também.

Até.

Anúncios

23 Comentários

  • Parabéns Julio sou Tec. Agrícola e achei muito bacana seu Projeto, ta de parabéns dê continuidade no seu experimento.

  • DERLY COUTINHO

    MUITO BOM VOU FAZER AQUI EM CASA PARABÉNS PELO SEU VÍDEO

  • Pingback: Como fazer uma Horta Hidropônica vertical em PVC (Pt 2 - Cultivo) - My Blog

  • Júlio,

    A bomba deve ficar ligado quanto tempo por dia ?

  • Uma dúvida: o que acontece com os quadradinhos de espuma fenólica? Se desmancham e circulam na água? Vc os reutiliza?

    • walysonvenancio@yahoo.com.br

      Eles desmancham com o tempo.

  • ola, qual é o nome dos componentes do kit nutrientes?

  • Sistema alimentado pelos dejetos da criação de peixes. Fala mais adiante sobre uma espécie de planta com alto teor de proteína.

  • Ainda ñ testei esse tipo de mistura mas tenho um galão de 25L onde uma vez por semana aspiro o meu aquário em uma garrafa de 5L uso essa agua para completar o nível do galão de 25L e as verduras e hortaliças q planto são alfaces lisas e crespas , rúcula, agrião, cebolinha e outros crescem bonitos e saudáveis clara ficando de olho nas pragas para quem tem aquário em casa relativamente grande n vejo necessidade de usar esse tipo de mistura pois querendo ou não é uma mistura química e essa agua do aquário já vem com todos esses nutrientes e o melhor completamente natural. Claro que o citado a cima é pra quem tem um aquário que suporte a retirada de 5L semanal.
    Obs: parabéns pelo seu projeto

  • Se vc vai misturar tudo pq coloca uma mistura em cada copo?

  • Pingback: Projeto: Horta Hidropônica vertical em PVC (Pt 2 – Cultivo)

  • Pingback: HORTA ORGÂNICA – Horta hidropônica vertical | VIDA NA ROÇA

  • Epitácio Pessoa

    Bacana Júlio, Parabéns pelo projeto. Uma sugestão é usar tubos próprios para irrigação, os se cor azul, pois acho que tem menos concentração de cloro em sua fabricação. Um grande Abraço.

  • http://www.hidrogood.com.br/11a/produtos_loja_virtual_detalhe.asp?id_produto=72

    http://www.hidrogood.com.br/11a/produtos_loja_virtual_detalhe.asp?id_produto=66

    é o site que você comprou os nutrientes e a espuma fenólica?

    • Olá Amigo,

      Comprei no Portal Hidroponia, mas este também é bacana.

      Abraço.

  • O sistema fica mais auto-sustentável se você usar aquaponia, que é utilizar na hidroponia a água de um tanque de peixes. fertilizantes orgânicos e de fácil acesso + proteina animal em uma tacada só. em um momento de escassez de recursos deve ficar mais dificil encontrar esses fertilizantes quimicos, não?

  • Julio mas em uma crise você não teria energia para ligar a bomba né?
    O que você faria?

    • Ladislau Ferreira

      Se vc mora numa região que tem problemas constantes com o fornecimento de energia elétrica, a solução será utilizar um sistema com painel solar para alimentar sua bomba. Hoje esses sistemas estão com preços bem convidativos e são bastantes confiáveis.

    • Guilherme Prym

      Olha amigo, sou Engenheiro, e vou implementar este projeto hidropônico em breve, pretendo também montar o sistema autossuficiente energeticamente, utilizando energia solar… por contas rápidas, um painel solar n muito grande já consegue manter o sistema, uma bateria de 12 V também, só ainda não calculei a potencia necessária, mas assim que eu montar o esboço eu posso disponibilizar a quem quiser.

  • Parabéns, Júlio pelo seu trabalho de iniciativa e criatividade. Gostei muito do vídeo e o achei muito interessante. Concordo com o moisés também acho que você deveria pegar os ingredientes e pesá-los. Gostaria de pedir um favor para você, poderia postar o nome dos componentes fertilizantes utilizados na hidroponia e suas quantidades.
    Um Abraço
    Rogerio

    • Qual o nome dos nutrientes componentes na água

  • Júlio, Bom Dia!

    Uma dica: faça a pesagem do pacote dos nutrientes que será usado para os 1000 litros (por exemplo, o pacote fechado tem 300 gramas); após isso, fracione para o seu galão de 50 litros (nesse exemplo, para cada galão de 50 litros, você vai usar 15 gramas desse micronutriente.) Dessa forma, fica mais fácil fazer a ‘receita’ para as plantas; e para pesar gramas, existe aquelas balanças de cozinha que pesam pequenas quantidades… é fácil de encontrar, e não costuma ser caro.

    Um abraço,

    Moises

  • Thiago Hoffmann

    muito bom julio
    parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s