Enfrentando as subidas no Trekking

Um dos grandes obstáculos do praticante de trekking são as subidas. Se deparar com um aclive íngrime e saber que você tem que subir para concluir seu percurso pode ser desanimador, porém algumas dicas podem ser úteis para evitar a fadiga e não estragar sua aventura.

Os primeiros cuidados vêm com as preparações antes de sair de casa. Conhecer o caminho e o terreno ajuda você a se preparar. Se você sabe que enfrentará uma subida prepare sua mochila evitando peso e alocando os seus materiais de maneira correta (os materiais mais pesados em cima). Procure usar uma mochila com alça na barriga, isso ajudará a manter sua estabilidade e equilíbrio.

Um bom calçado também ajuda. Usar tênis, botas ou boots com sulcos na sola ajudarão na aderência, evitando escorregões e quedas. Outra vantagem de um bom calçado é que seu deslocamento será mais eficiente, fazendo a subida ser vencida em menos tempo.  Um calçado com solado liso fará você forçar mais seus joelhos e pernas para subir, provocando dor e cansaço muito rápido.

Utilize um bastão de caminhada, ele diminui o esforço nas subidas, reduzindo a força exercida nos joelhos e pernas. Compre de preferência um bastão com ajuste regulável de tamanho e com molas anti-choque. Na subida diminua o comprimento em alguns centímetros para aumentar a capacidade de alavancagem de seu corpo, isso fará o bastão transferir parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga nas pernas. Na falta de um bastão improvise um com galho seco.

No percurso, estabeleça um ritmo. Não corra e evite acelerar o passo principalmente no início da subida, pois isso fará você ter dores, fadiga e câimbras mais tarde. Ir devagar tem inúmeras vantagem num trekking, pois além de você curtir a paisagem você não se cansará e evitará acidentes.

Procures trilhas já percorridas. Evite fazer novos caminhos, pois além de ser mais difícil pode ser perigoso. Cuidados com caminhos pedregosos, se pisar em uma pedra solta você pode se acidentar em uma queda e a pedra pode machucar seus amigos que estão atrás de você.

Lembre-se da hidratação. Na subida seu corpo perde mais água do que o normal devido ao esforço exercido para subir, então beba água regularmente . Leve com você algumas barras de cereal que ajudará seu organismo manter a energia necessária para continuar subindo.

Então pessoal, subidas podem ser um desafio, porém com algumas dicas você pode enfrentá-la e ter menos desgaste físico e mais diversão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s