COMO FAZER A VARREDURA DA SUA CASA

Talvez a pior situação possível de autodefesa que qualquer um de nós possa encontrar seja acordar no meio da noite, ouvindo um invasor dentro da nossa casa. Embora alguns possam ver isso como uma oportunidade de provar sua masculinidade, defendendo o lar e a família, na realidade é uma situação muito perigosa. Você é empurrado para uma situação tática desconhecida, contra um número desconhecido de assaltantes, que podem estar em qualquer lugar da sua casa. Pior que isso… existe a possibilidade de terem feito reféns.

O invasor pode estar escondido apenas esperando o momento certo, geralmente, eles têm quase todas as vantagens; então precisamos fazer o que for possível para maximizar as poucas vantagens que temos.

Conheça sua casa

A grande vantagem que temos em tal situação é que estamos lutando em casa. Em termos práticos, isso significa que conhecemos o terreno em que estamos melhor do que qualquer invasor. Podemos, e devemos, aumentar essa vantagem, conhecendo nossas casas tão bem que podemos andar por elas com os olhos vendados, sem esbarrar em nada.

Sim, estou falando sério sobre isso. As pessoas cegas aprendem a navegar em suas casas, sabendo exatamente quantos passos são necessários de um obstáculo para o outro. Portanto, eles podem contornar esses obstáculos, sem qualquer ajuda; e eles fazem isso sem esbarrar em nada. Se eles podem fazer isso, nós também podemos.

Parte disso é saber como sua casa fica no escuro. Onde estão as sombras e do que elas são. Você precisa saber como as coisas se parecem, para reconhecer quando algo parece fora do lugar. O benefício de tudo isso é que seremos mais capazes de manobrar no escuro, sem revelar nossa posição. Embora qualquer invasor esteja tropeçando no escuro, pelo menos até certo ponto, revelando sua posição, nosso conhecimento nos permitirá mover-nos silenciosamente, além de nos fornecer as informações necessárias para identificar os esconderijos onde eles podem estar.

Evitando levar um tiro

A parte mais importante durante a varredura da sua casa é evitar que os invasores atirem em você. Você não será muito eficaz em proteger sua família se acabar levando um tiro ou uma facada. É por isso que a polícia sempre limpa os prédios com equipes. Ninguém pode olhar em todas as direções ao mesmo tempo; então, enquanto o líder está olhando para frente, enquanto os outros estão olhando para os lados, para cima e para trás. Essa é uma vantagem que você não terá.

Mais do que evitar levar um tiro, é impedir que os bandidos vejam você. Se você não se apressar e fizer as coisas corretamente, poderá pelo menos minimizar as chances deles.  O grande problema é qualquer coisa que possa ser considerada um ponto de estrangulamento; algum lugar por onde você tenha que passar, onde eles possam te ver. As portas são o exemplo clássico, embora cantos, escadas e corredores também se qualifiquem.

Use espelhos e sombras

Uma coisa que pode ajudar é usar espelhos para ver nas esquinas. Podem ser espelhos que você colocou nas paredes, permitindo que você veja o interior dos cômodos, ou pode ser um espelho portátil, com uma alça, que você pode colocar na esquina, permitindo que você veja se há alguém lá. A vista não será perfeita, então não coloque toda a sua fé nela e simplesmente vire a esquina depois de olhar.

Usar um espelho de mão ou montado em um bastão também tem seus riscos. Assim como permite que você veja ao virar da esquina, pode telegrafar sua posição para qualquer pessoa que esteja lá. Mesmo que eles não possam ver seu reflexo no espelho, eles podem ver o próprio espelho. Um espelho aparecendo e desaparecendo indica que há alguém ali. Você pode reduzir sua exposição segurando o espelho próximo ao chão; mas você não pode eliminá-lo completamente.

“Fatiando a torta”

A grande tática de limpeza que todo mundo usa é chamada de “cortar a torta”. A ideia aqui é minimizar sua exposição, movendo-se pela esquina ou pela porta em incrementos, permitindo-se ver outra “fatia” da sala; inspecioná-la e limpá-la. Digamos que você esteja chegando a um canto ou porta. Você para na esquina, onde pode ver apenas um pouco da parede oposta. Inspecione isso, certificando-se de que ninguém e nada esteja lá, incluindo sombras. Se estiver claro, você dá um pequeno passo para frente e para o lado, permitindo ver um pouco mais longe, expondo outra fatia. Pare e reserve um momento para inspecionar essa fatia também. Continue dessa maneira, pouco a pouco, expondo cada vez mais a sala para você ver.

Enquanto o foco está em se expor um pouco mais a cada passo, você também está se expondo a quem quer que esteja na esquina pouco a pouco. Isso faz de você um alvo ruim, pois será difícil acertar qualquer pessoa. A maioria das pessoas não pensa em atirar pela esquina, a menos que sejam soldados treinados.

Fique longe dos cantos

Sempre que estiver se aproximando de um canto ou abertura, você deve ficar longe dele, pelo menos até limpar visualmente o espaço atrás dele. Sempre existe a possibilidade de que um bandido esteja escondido logo ali na esquina. Se você caminhar até a esquina, enfiando o cano de sua arma além dela, antes que seu corpo chegue lá (como você vê nos filmes), você torna extremamente fácil para eles agarrarem o cano de sua arma e desarmá-lo.

Esse problema não existe se você estiver a um metro de distância da parede, ao limpar esse canto. Primeiro, você os verá antes que eles o vejam, por causa do “corte da torta”. Mas então, você também estará fora de alcance. Se eles decidirem atacar sua arma, tudo o que farão é se transformar em um bom alvo. Basta puxar o gatilho.

Usando uma lanterna

Tanto quanto possível, você deseja evitar o uso de qualquer tipo de luz, seja uma luz ambiente, uma lanterna de mão ou uma luz montada em sua arma. Embora eu recomende ter uma lanterna tática e uma lanterna montada na arma, elas devem ser usadas apenas quando for absolutamente necessário. Usar uma luz não apenas fornece informações, mas também informa a seus adversários onde você está; e fará isso muito antes do que lhe dirá onde eles estão.

Se você precisar usar uma luz, basta ligá-la e apagá-la, deixando-a acesa por não mais que um segundo. Assim que desligá-lo, mova-se rapidamente um ou dois passos para o lado. Dessa forma, se eles viram sua luz e decidiram atirar nela, esperamos que você já esteja fora do caminho.

Piscar a luz permitirá que seus olhos e cérebro tirem um “instantâneo” de tudo o que estiver à sua frente. Primeiro, escolha qualquer coisa que possa parecer um cara mau, mesmo que seja apenas parte de seu corpo. Em seguida, use as informações para planejar seu próximo movimento, seja mover-se para um ponto de vantagem que lhe dê outro ângulo para olhar ou mover-se pelo cômodo.

Planeje sua rota de compensação

Com o conhecimento que você tem, uma vez que você realmente conhece sua casa, você pode planejar a rota que vai seguir. Na verdade, você deve planejar mais de uma rota, com base em diferentes horários do dia ou da noite, partindo de diferentes locais da casa.

O cenário mais provável é uma invasão à noite, enquanto você está na cama. Sendo esse o caso, seu primeiro movimento é se armar e limpar o quarto em que você está. Uma vez armado, limpe primeiro o cômodo em que você está, incluindo o armário e atrás de qualquer mobília.

A partir daí, você deseja se mudar para qualquer quarto onde outros membros da família estejam dormindo, mantendo-se entre eles e o resto da casa. Isso pode ser difícil em algumas casas, onde o quarto principal fica de um lado dos espaços de convivência, enquanto os quartos das crianças ficam do outro lado. Se for esse o caso, você deve limpar os espaços de convivência antes de ir para os quartos das crianças. Nunca cruze uma área sem limpá-la, pois isso apenas o torna um alvo.

E quanto ao seu cônjuge?

Se você e seu cônjuge são atiradores, isso lhe dá uma grande vantagem. Você ainda pode ter que assumir a liderança, fazendo a maior parte da limpeza; mas seu cônjuge também pode ajudar. Eles podem servir como olhos na parte de trás da sua cabeça, protegendo você de ser flanqueado ou podem ficar com as crianças, protegendo-as.

Claro, isso só funciona se seu cônjuge for um atirador. Nem pense em colocar uma arma na mão de alguém que não está preparado e treinado para uma situação como esta. A pura adrenalina e o medo podem fazer com que eles puxem o gatilho na hora errada, atingindo você, em vez de um bandido.

Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s