15 VERDADES INCONVENIENTES SOBRE GRANDES CRISES

Fala-se muito sobre cenários de grandes desastres na comunidade de preparação – o tal fim do mundo. Parte disso é porque eles são muito mais interessantes de se falar do que uma inundação ou desemprego. Por outro lado, a preparação para um cenário dessa magnitude significa que provavelmente também estaremos preparados para qualquer desastre menor que possa acontecer. Portanto, realmente faz sentido usar um desses cenários de grandes desastres como nossa estrutura de preparação.

A única diferença gritante entre esses grandes eventos e outros desastres é sua duração. Se olharmos para um furacão, mesmo um furacão forte, as coisas voltarão ao normal para a maioria das pessoas dentro de algumas semanas. Até mesmo Porto Rico voltou a operar dois meses depois que o furacão Maria destruiu toda a rede elétrica. As pessoas em áreas remotas tiveram que esperar mais pela energia, mas a maioria estava bem.

Quando olhamos para um desastre que pode destruir toda a nossa rede elétrica, geralmente assumimos que a rede não será restaurada em um período de tempo razoável. De acordo com o relatório da Comissão EMP (Pulso eletro magnético), até 90% da população morreria no primeiro ano, principalmente devido à fome. Isso torna esse tipo de evento uma coisa totalmente diferente de um desastre comum.

Sim, as pessoas vão morrer de fome, mas há muito mais do que isso. A maioria das pessoas não pensou nos problemas com os quais teremos que lidar.

Muitos daqueles com problemas médicos crônicos vão morrer

As primeiras pessoas a morrer serão aquelas com condições médicas crônicas. Isso pode variar de diabetes e doenças cardíacas, até artrite, câncer e problemas psicológicos ou emocionais.

Independentemente do motivo, muitas dessas pessoas são incapazes de sobreviver sem seus remédios diários. Aqueles que sobrevivem o farão porque são casos limítrofes, o desastre realmente os torna mais saudáveis ​​ou eles encontram uma alternativa natural para seus medicamentos.

Remédios vão acabar rapidamente

Falando em remédios, eles vão acabar muito rápido. As farmácias estão acostumadas a receber remessas constantemente, portanto, com sistemas computadorizados de gerenciamento de estoque, eles não precisam estocar medicamentos para mais do que alguns dias. Quando acabarem, não haverá reabastecimento.

Isso afeta diretamente as pessoas mencionadas acima que dependem desses medicamentos para condições crônicas. Mas também afetará qualquer um que fique doente ou ferido após o desastre. Sem os remédios necessários para superar a infecção, as pessoas morrerão de ferimentos aparentemente sem importância.

Muitos idosos morrerão

Outro subgrupo altamente dependente desses medicamentos são os idosos. A maioria das pessoas com mais de 50 anos está tomando uma variedade de medicamentos diferentes para uma variedade de condições médicas diferentes. Aqueles que são casos limítrofes podem superar sua dependência química mudando para uma dieta mais saudável e fazendo mais trabalho físico, mas isso não funcionará para todos.

Outra grande luta que os idosos enfrentam é que eles não têm força e resistência para fazer muito do trabalho físico necessário para a sobrevivência. Antigamente, essas pessoas provavelmente viviam com seus filhos, contribuindo para a família da maneira que podiam, enquanto permitiam que seus filhos adultos fizessem o trabalho físico necessário para a fazenda ou negócio da família.

Hoje, essas pessoas vivem em asilos ou centros de vida assistida; ambientes não exatamente bons para ser autossuficiente. Quando o pessoal dessas instalações não consegue atender às necessidades dos residentes, muitos morrem.

Dejetos humanos são tóxicos

Nosso moderno sistema de esgoto é um grande benefício para a manutenção da saúde pública. O descarte adequado de dejetos humanos é essencial para impedir a propagação de doenças. Mas quando a energia e a água acabarem, o mesmo acontecerá com os sistemas de esgoto, que ficarão parados e nos deixarão sem meios adequados para descartar os dejetos humanos.

Algumas pessoas falam em usar vasos sanitários de balde, colocando os resíduos em sacos plásticos para armazenamento. Essa é apenas uma solução viável se o desastre terminar em um ou dois meses e os resíduos armazenados puderem ser levados para uma estação de tratamento de esgoto.

Pragas

A falta de saneamento adequado consiste em duas coisas: a falta de descarte adequado de dejetos humanos e a incapacidade de nos mantermos limpos. Os dois juntos levarão a algum tipo de praga. As doenças se espalharão facilmente e serão mais difíceis de tratar.

Sem a disponibilidade de remédios adequados e com nossa comunidade médica sobrecarregada, as pessoas começarão a morrer por causa dessas doenças; pessoas que teriam sobrevivido em tempos normais.

Muitos bebês morrerão durante o parto

As mulheres têm tido bebês por toda a história da humanidade. Mas as coisas são diferentes agora. No passado, muito mais bebês morriam antes de respirar pela primeira vez ou poucos dias após o nascimento. Não havia os procedimentos e suprimentos médicos disponíveis que temos hoje. Mas com um grande desastre que causa escassez de suprimentos médicos, podemos esperar que a taxa de mortalidade infantil suba novamente.

Este não é o único risco que vejo aqui; as mulheres enfrentarão maiores riscos no parto. Embora sempre tenha havido mulheres que morreram durante o parto, houve muito menos nos tempos modernos. Mas com a dificuldade de levar as mulheres a cuidados médicos adequados, aquelas que precisarem de cesáreas de emergência não poderão recebê-las. Uma porcentagem dessas mulheres morrerá por falta de cuidados médicos adequados.

Lenha não é infinita

Todos nós falamos sobre aquecer nossas casas com lenha caso falte gás, mas quantos de nós temos uma pilha de lenha grande o suficiente? Se você tem, saiba que um dia ela vai acabar. Como e de onde você vai reabastecer seu estoque de lenha? Lembre-se que nem gasolina você terá para se locomover. Você pode estar pensando que vai cortar as árvores do parque, mas não será o único a pensar nisso. Todo mundo estará lá e com machados em mãos.

Antigamente as melhores terras eram as que lhes forneciam água, terras para pastagem e/ou plantio e madeira para o fogo. As pessoas não precisavam ir muito longe para cortar madeira, porque possuíam seu próprio pedaço de floresta. Poucos de nós têm mais do que uma ou duas árvores hoje, e provavelmente não são grandes o suficiente para fornecer muita lenha.

O papel higiênico vai acabar

Se você acha que a grande escassez de papel higiênico de 2020 foi ruim, espere. O que segue uma situação do tamanho da que nós estamos falando será muito pior.

Quando você ficar sem o que tem, terá que pensar em outras opções. Isso significa usar um pano e lavá-lo, usar as mãos e lavá-las (sim, há lugares no mundo onde fazem isso) ou usar folhas.

Muitas pessoas são fracas demais para sobreviver

Há muitas pessoas que simplesmente não têm o que é preciso para sobreviver. Não estou falando aqui de força física, mas de força emocional. Nossa dependência da infraestrutura e da cadeia de suprimentos que criamos torna muitos de nós maus candidatos à sobrevivência. Sim, você e eu, como preparadores, fizemos algo sobre isso; mas e todos os outros?

Haverá muitas pessoas por aí, e talvez até mesmo dentro de nossas próprias famílias, que não suportarão a tensão emocional e mental de ver todo o seu mundo desmoronar ao seu redor. Eles não sobreviverão porque não verão nenhum valor em sobreviver. Eles simplesmente desistirão.

Elas já fazem isso agora, quão pior será quando perceberem que as coisas com que sonharam não estão mais disponíveis? Lembre-se, tempos fáceis tornam os homens fracos. É nisso que estamos vivendo agora.

Estar fora de forma torna mais difícil sobreviver

Muitos preparadores não estão em boa forma física. Se um desastre acontecesse hoje, todas essas pessoas teriam muita dificuldade em fazer o trabalho físico necessário para a sobrevivência. Seria literalmente uma corrida entre ficar em forma e ficar sem comida.

Isso não quer dizer que nenhum deles sobreviveria; mas isso não nega a sua clara desvantagem.  A sobrevivência exige muito trabalho físico e, se não estivermos em forma, enfrentaremos desafios extras.

Gasolina não dura muito tempo

Dependemos da gasolina para muito mais do que rodar nossos veículos, embora esse seja nosso principal uso para ela. Muitos tentarão acumular gasolina, seja o que eles têm em seu tanque do carro ou o que podem comprar antes que acabe. Isso pode ou não fazer muito bem a eles, já que a gasolina dura pouco tempo quando armazenada.

Aqui é o mesmo conceito aplicado a lenha, você pode ter o quanto for, uma hora ela estraga ou acaba e você será obrigado a se virar sem ela.

Filtros de água insuficientes

Se você não tem acesso a uma nascente ou poço artesiano, queria lhe perguntar uma coisa: Quantos filtros você tem em seu estoque e quanto tempo eles durarão? Isso varia de sistema de filtro para sistema de filtro e também é afetado pela qualidade da água que você está usando. Quanto mais limpa a água quando entra no filtro, mais água você pode purificar. Se o filtro puder ser lavado constantemente, isso também pode ajudar.

Se você não tiver filtros de água suficientes para passar pelo desastre, eventualmente terá que recorrer a outros meios de purificação da água, como fervê-la, apesar que você apenas matou os organismos, eles continuam na água e serão ingeridos do mesmo jeito. Além que isso aumentará seu consumo de combustível.

Hortas que não são grandes o suficiente

De alguma forma, muitos preparadores tem a concepção de que podem alimentar sua família com uma pequena horta. Mas se você for alimentar sua família com sua horta, é melhor contar com cerca de uma tonelada de comida por adultos e meia tonelada por criança. Isso é muita comida.

Há pessoas hoje que cultivam toda a comida que comem em seus quintais. Para fazer isso, eles converteram todo o quintal em plantação, usando cada metro quadrado da maneira mais eficaz possível. É isso que teremos de fazer, se quisermos viver dos alimentos que cultivamos e ainda duvido que será o suficiente.

Você não sabe caçar

Qualquer um que planeje aumentar seu estoque de comida caçando animais selvagens deve estar morando na região amazônica e tem grande experiência com caça, caso contrário, você irá falhar miseravelmente. Houve um tempo em que era possível viver da terra, mas era quando havia muito menos gente e uma população de caça muito maior no país.

Alguns vão roubar um porco ou uma vaca, ganhando no processo a ira de um fazendeiro e possivelmente uns bons disparos em sua direção. Os únicos lugares onde supostamente você teria maior chance seriam os mais remotos. Mas sem gasolina, como é que chegará até lá?

Tem que se livrar do lixo

O lixo vai se acumular em todos os lugares. Isso não apenas cria um risco de incêndio, mas também pode fornecer um habitat para pragas, como baratas e ratos. Livrar-se dos recipientes em que a comida é embalada traz o problema adicional de deixar as pessoas saberem que você tem comida.

A maneira mais fácil de cuidar do lixo é queimá-lo; mas deve-se ter cuidado com isso, porque muitos materiais, incluindo alguns plásticos, podem liberar vapores nocivos ou mesmo venenosos quando queimados. Queimar lixo ao ar livre pode ajudar, mas entrega a sua posição.

Sobreviver é difícil, portanto, prepare-se.

Texto traduzido e adaptado do site: Urban Survival.

14 Comentários

  • Antony Tambalo

    Se não estudar a respeito de preparação sem se tornar “fobia” claro, vc não compreenderá o motivo da matéria. No caso do que vc citou se houver um ataque EMP (Pulso eletro magnético), rádios + lanternas + baterias e afins que utilizam de cargas elétricas serão inúteis, pois uma bomba de EMP destroi tudo que possui eletrecidade assim acabando com toda carga elétrica. Por isso a orientação dada nessa matéria, a fim de que as pessoas busquem estudos e informações para lidarem com todo tipo de situação adversa. Espero que entenda e conheça suas necessidades. Abç.

  • Sobre o combustível, etanol tem validade indeterminada, sendo uma opção de armazenamento mais viável. Além disso pode ser usado em espiriteiras para cozinhar, entre outras utilidades

  • Paulo Teles

    Acrescento aqui a necessidade de aprender técnicas de curas naturais, terapias alternativas que estiver ao alcance e acupuntura é uma delas, ainda mais eficaz, mais abrangente e simples de realizar é a Elementoterapia Magnética, cura natural de todas as patologias existentes desde suas causas mais profundas, é um tipo de medicina quântica, uma medicina para o apocalipse mesmo. Busque fazer um curso. Eu fiz em Brasília mas tem cursos online.

  • Paulo Teles

    Perfeito. De extrema importância e meus agradecimentos pelo belíssimo trabalho. Que consigam mais recursos para continuarem e melhorarem sempre nas pesquisas e divulgação. Parabéns a toda equipe.

  • Essa crise que os dominadores globais estão provocando, vai trazer as profecias do apocalipse a se cumprirem e teremos sim esse cenário de caos. Além de se preparar para sobrevivencialismo o ideal é preparar o emocional e o espiritual, busque à JESUS eqto há tempo. A graça e a paz do Senhor irmãos.

  • Gustavo Pereyra

    Julian 545, video 447
    ai ele fala ao meu respeito.
    Posso compartilhar apostilas sobre PANCs e Ervas Medicinais – nota: ja não uso whats.

  • Rossana Palha Ruivo

    Bem, depois de ler todo o texto cheguei á conclusão, triste e alarmante, mas verdadeira, que no caso de um cataclismo verdadeiramente sério e grande absolutamente toda a gente (incluindo os mais preparados) vão, mais cedo ou mais tarde, estar completamente ferrados – para não usar outra expressão mais vernácula. Então para que pensar muito nisso e fazer muitos preparativos (tipo bunkers domésticos e assim)? Já que toda a preparação possível não vai ser suficiente, mais vale não pensar mais nisso e ter apenas um pequeno kit médico e um rádio+lanterna em casa…

    • Sim, claro, todo mundo mais cedo ou mais tarde vai morrer, mas hoje em dia já é assim, na verdade sempre foi e sempre será, todos vamos morre. Por isso esse pensamento de “ahh, vou me ferrar de qualquer jeito então pq vou fazer algo a respeito?” não faz sentido nenhum. Todos vamos morrer e mesmo assim continuamos trabalhando, estudando e pensando em maneiras de melhorar de vida, pq o que importa não é o final, mas sim como vai ser a trajetória. Óbvio que a preparação não vai impedir de que iremos sofrer ou morrer, mas isso nos torna mais capaz para enfrentar as dificuldades, e com isso tornar toda a crise mais fácil para nós. Talvez muitos consigam até prosperar nela e serem muito felizes, e é por isso que devemos sim nos preparar.

  • Concordo com tudo e ainda acrescentaria: a violência vai aumentar muito e quem não souber e não tiver MEIOS de se defender vai morrer ou ser roubado por outros. Por tudo o que você escreveu quem mora em apartamento esta fudi@#d@… idosos, crianças muito pequenas, doentes crônicos vão morrer em massa, é triste, mas é a verdade…

  • qdo deu o desastre em Fukushima, em março era inverno, minha cidade ficou desabastecida de muitos itens básicos. Fábricas foram inundadas, estradas interditadas, no frio não tinha muita plantação disponível e o pouco não foi suficiente, preços mais que triplicaram e as coisas não chegavam de outros estados, quem tinha painel solar on grid, não pode nem esquentar água, ficamos com racionamento de energia elétrica…as conversas eram só sobre o problema. Não estávamos preparados com velas ou comida em conserva ou fogãozinho portátil, ficou muito ruim sem aquecimento do lar, água gelada nas torneiras. Sobrevivemos e nos preparamos, só não sei por quanto tempo. Aproveitemos enquanto dá para comprar e guardar alguma coisa. Abraços do Japão

  • Impressionante como não dá pra se preparar para tudo, porque no caso de um EMP tanta coisa vai parar (água e luz basicamente, e todas as coisas decorrentes disso) que mesmo um preparador experiente vai passar aperto.
    É um cenário improvável? Sim. Mas se acontecer? Bem, a vida vai se tornar extremamente difícil e haja pólvora…

  • Obrigado por compartilhar!

  • Mayckel Antunes (Mayck)

    Caramba, que texto impactante!
    Realmente não fazemos ideia de como a vida seria difícil caso um desastre de tamanhas proporções se concretizasse.
    A fata de coisas muito simples da vida moderna vão fazer muitas pessoas enlouquecer, isso precisa ser trabalhado, por isso é importante que as pessoas passem por situações difíceis nos dias de hoje para poder lidar melhor se for necessário.
    Esse foi um dos textos mais abrangentes em situações de desastre que eu já li, obrigado por compartilhar conosco Welthon!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s