Comportamento: O que é importante para você?
Seguindo a nossa série sobre fortalecimento comportamental, hoje vamos falar sobre um dos mais fortes elementos motivacionais em uma situação de dificuldade: Os seus valores.
Se você assistiu o nosso primeiro vídeo sobre como conhecer o seu ponto de quebra, você poderá ver este como a continuação do processo, ou seja, depois de entender os seus limites, vamos agora focar nas razões pelas quais você está vivo.
Segue o vídeo:
Para lhe ajudar, aqui estão outros valores que podem também fazer parte de sua personalidade:
- Cuidar: Ter bondade e preocupação pelos outros;
- Contribuição: O papel desempenhado por uma pessoa para ajudar a sociedade ou os outros a melhorarem;
- Dever: Uma obrigação moral ou legal ou responsabilidade;
- Igualdade: Conduzir sua vida pessoal de uma maneira que exemplifica sua crença de que todos têm a mesma posição, direito e oportunidade;
- Alto Padrão: Esperar excelência de si mesmo e dos outros;
- Moral: Para ser um modelo de integridade;
- Profissional: Agir com honestidade e integridade;
- Pessoal: Atuar de forma a demonstrar o comportamento certo e errado;
- Honestidade: A qualidade de não ser enganoso;
- Honra: Fidelidade e respeito pelos padrões convencionais de conduta;
- Integridade: A qualidade de ser honesto e com fortes valores morais;
- Falta de Fingimento: Não tentar impressionar os outros com um aspecto de maior importância, talento ou cultura que você realmente possui;
- Modéstia: Ser modesto na estimativa de suas habilidades.
- Moralidade: Princípios relativos à distinção entre o comportamento certo e errado ou bom e ruim;
- Respeito: Mostrar consideração pelos outros;
- Responsabilidade: Ser responsável por suas ações;
- Auto-Disciplina: A capacidade de controlar seus sentimentos e ações para superar suas fraquezas ou tentações;
- Auto-suficiência: Depender de seus recursos próprios em detrimento dos outros;
- Sinceridade: Um sentimento genuíno livre de engano;
- Defender suas convicções: Ter a convicção moral e força pessoal para fazer as coisas direito, apesar da opinião dos outros;
- Tenacidade: Não desanimar facilmente;
- Confiança/confiabilidade: Poder ser reconhecido como honesto;
- Ser verdadeiro: Honestidade em todas as situações.
O ponto aqui é simples: Identificando aquilo que é importante para você e guia as suas decisões, você poderá ter maior consciência dos seus pontos fracos e também saberá o que pode lhe motivar para continuar a luta.
Exemplo: Se você estiver distante de casa e em uma situação difícil e seu valor mais forte ser o de família, pensar sobre os seus entes queridos pode lhe dar a força para continuar caminhando até encontrá-los.
Como disse no vídeo aqui estamos falando basicamente sobre se conhecer. E então, conseguiu identificar os valores que embasam a sua personalidade? Consegue imaginar como utilizar esse conhecimento para fortalecer sua mente?
Até.
Pingback: O Que é Importante Para Você? - Comportamento - Ep.3 – Brasil No Caos
Eu gosto muito desse canal! pra mim talvez seria o de “Protetor” pois quando tenho que proteger alguém ou o que eu fizer pode prejudicar-la eu ganho muita força e determinação, porem quando eu sou o único prejudicado as vezes eu nem me importo com o que esta acontecendo.
Excelente vídeo e o material tambem! A sua formação ajuda a deixar ainda mais rica a abordagem Sobrevivencialista. Posso dizer que me ajudou muito em um projeto que estou executando. Abraços e manda mais vídeos!
Excelente explicação sobre comportamento humano em tempos de crise. Aos que ainda não leram, recomendo a leitura do livro “Impensável” de Amanda Ripley. O livro retrata de forma bastante esclarecedora o que acontece com as pessoas em momentos de calamidades e outros desastres.
Julio Lobo, Você é um piá do bem! Admiro seus ideais. Abraço!
Muito bom
É interessante também anotar os exemplos de valores citados pelo Julio a partir de 3:30min do vídeo e os exemplos descritos no post e colocar numa escala de 1 a 5, isso ajuda na auto avaliação
Estou gostando muito desse novo quadro sobre comportamento. Pelo que percebi das minhas respostas eu tenho Altissimo Padrão, não apenas pessoal mas principalmente global. Eu vejo tudo que está de errado no mundo e sinto isso profundamente, isso me deixa muito triste, muito frustrado e com muita raiva, mas ao mesmo tempo me impulsiona mais do que qualquer outra coisa. O desejo de transformar me impulsiona. Acho que acima de tudo o que eu busco é paz interior, e isso eu só vou conseguir se eu mudar o mundo pra melhor, ou viver o resto da minha vida tentando.
Se me conheço sei que a minha criação e experiencias que tive até aqui me fizeram criar uma fundação solida para me manter na grande maioria dos exemplos citados acima, sei que posso usar meu aprendizado a meu favor em caso de necessidade sou um cara muito frio e racional, e tenho uma preocupação desmedidas com próximos , o problema que minha esposa e outras mulheres da minha familia tem um grave problema com assimilar e enfrentar um possivel caos , pois tem um ponto de quebra muito aflorado isso me obriga a ser frio e calculista por eles , e que com certeza me arriscaria por qualquer um deles sem exito.
Gostei muito mesmo desse vídeo, Júlio! É muito gratificante ler e participar do seu blog! Muito obrigado por toda a conscientização e conhecimento que você me proporciona!
Respondendo à sua proposta:
1. Prazer, liberdade, saúde, segurança, felicidade, autossuficiência, amizade, sabedoria, para mim e para todos os seres de acordo com o possível. O porquê é um tanto difícil de dizer, pois é algo muito primordial, basta sentir. E eles me proporcionam, além das suas consequências diretas, a estrutura para que eu possa ainda mais estimular e desenvolver esses aspectos e suas nuances e complicações.
2. Elas me proporcionam saúde, prazer, segurança, alegria, conhecimento, conforto.
3. Me transformar em um Ser completo, em harmonia com a vida e com a matemática cósmica. E no momento me parece um sentimento de esperança e satisfação, porém em outros foi de absoluta paz e certeza consciente.
Me permite uma curiosidade? Um objeto de apenas um lado, a fita de Möbius, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_de_M%C3%B6bius.