Psicologia no sobrevivencialismo: Resiliência

Há certo tempo venho dizendo aos usuários do fórum que faria uma pequena série sobre aspectos psicológicos aplicados ao sobrevivencialismo. Agora que me sobrou um tempo, cá estou para explicar um pouco sobre a característica mais importante que os sobrevivencialistas devem ter, a resiliência.

Este conceito foi originalmente tirado da física, mas sofreu algumas alterações na psicologia e pode ser facilmente exemplificado por  uma frase conhecida por todos… A resiliência é a capacidade das pessoas “darem a volta por cima”.

Segue o vídeo explicativo:

Compreender que todos nós temos um “ponto de quebra” é difícil, mas com certeza é o primeiro passo para compreender até onde vai sua capacidade de sobressair frente à adversidades. Infelizmente não há uma forma de medir a sua resiliência, mas o auto conhecimento e o aumento gradual na superação dos seus limites podem lhe deixar muito mais resistente às guerras que a vida irá jogar no teu caminho.

Até.

Anúncios

11 comentários

  • Olá Julio, eu sou meio que novato no mundo sobrevivencialista e gostaria muito de me aprofundar mais do que o máximo nesse estilo de vida. Você poderia, por gentileza, me dar um rumo de como começar com excelência máxima? Apenas um ponto de inicio, seja uma dica ou uma postagem no blog, qualquer coisa vai me ajudar. Desde já agradeço e sobre o vídeo e achei ótimo a explicação 😀

    • Olá Daniel!

      Confira o e-book que recém lançamos (está na página principal), lá você vai ter acesso a toda a parte inicial do Sobrevivencialismo.

      Abração!

  • Carlos Santos

    SIMPLIFICANDO. RESILIÊNCIA = SOBREVIVÊNCIA.

  • Parabéns, ótima apresentação espero mais sobre o assunto. Grato!

  • Olá. Na verdade o conceito de RESILIENCIA é utilizado também na biologia. significa a capacidade de um organismo ou um sistema de se recuperar ou se adaptar a um impacto ambiental. como a capacidade de uma floresta se recuperar após um incêndio, ou a sociedade humana após uma crise… biologicamente, alguns indívíduos e espécies tem maior resiliência que outros….

  • muito bom!!
    jose

  • Excelente vídeo Julio!
    Cara depois vc poderia fazer um vídeo falando sobre superar medos, ou melhor, como controlar o medo em situações de sobrevivência!

  • Augusto Ghisleni - Taquari, Brasilia - Sobrevivendo.

    Sobrevivência começa na cabeça.

  • Muito bom material

  • Não sei se é permitido a postagem de links, mas corroborando com o tema discutido no vídeo e no post, acho que pode ser útil a leitura desse artigo:

    http://kawanamu.blogspot.com.br/2010/11/teoria-da-sobrevivencia.html

  • Marcus Vinicius

    Muito bem explicado , obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s