Dicas de comidas para trekking e camping

Além dos equipamentos um bom aventureiro deve pensar na sua alimentação. Levar comida pode parecer fácil, porém requer um bom planejamento prévio para evitar que você leve excesso de peso em sua mochila e também evitar que você passe fome. Para isso faça uma tabela com os horários de todas as refeições diárias, os dias que irá durar sua aventura, e por fim complete com as refeições que desejar. Veja um exemplo abaixo:

clique para ampliar
clique para ampliar

Agora que sabemos como planejar, vão aqui sugestões de refeições para camping e trekking.

Arroz com lingüiça, bacon ou carne seca – O arroz é muito fácil para preparar. Uma dica para levar só o suficiente é medir o quanto você come e armazenar em um saco ziplock. A lingüiça calabresa, o bacon e a carne seca podem ser utilizado sem refrigeração. A carne seca ou charque exigem mais tempo de preparo pois é preciso retirar o excesso de sal fervendo-a de duas a três vezes (causando um gasto excessivo de água). O tempo de preparo varia de 30 min a 1 hr.

Miojo ou Cup Noodles – Fácil e rápido de preparar. Refeição mais aconselhável para o jantar. Levar vários Cup Noodles pode ocupar muito espaço, então a dica é levar um só pote e os outros você retira do copo e transporta em um saco ziplock. Assim você economiza no espaço e melhora a organização na mochila. Mas lembre de levar o pote após a primeira refeição, ela servirá para fazer as demais.

Enlatados – Sardinha e atum são uma boa opção. Principalmente para acompanhar o miojo ou Cup Noodles. Existem algumas comidas prontas, como a feijoada, que são saborosas. Lembre-se de esquentar a comida antes de consumir.

Comida liofilizada – Que? A Liofilização é um processo feito com qualquer tipo de alimento, onde eles são congelados e depois submetidos à alta pressão, fazendo com que a água passe do estado sólido para o gasoso. Em outras palavras, é um processo de desidratação do alimento, reduzindo seu volume e peso. Aumentando assim o prazo de validade para o consumo. No mercado brasileiro já existem inúmeras variedades de opções de alimentos. Para preparar um alimento liofilizado basta colocar água quente.

 

Refeições industrializadas prontas – No mercado existe também a opção de refeições prontas, como strogonoff, carne com batata e outros. Muito fácil de preparar, bastando colocar em banho-maria por cerca de três minutos.

Comidas naturais – Nada melhor que uma comida fresca. Pescar um belo peixe e prepará-lo na hora é a melhor refeição que você poderá ter numa aventura. O único problema é o tempo gasto para caçar ou pescar, preparar o alimento e cozinhar.

Algumas dicas:

Como a primeira refeição de um trekking ou camping ocorre geralmente umas 6 hrs depois de deixarmos o conforto de nosso lar, você pode levar uma comida congelada, como uma carne, frango ou o que for prático.

Bolsa térmica pode armazenar comida congelada até 18 hrs. Então para uma aventura de um dia com almoço e jantar, uma pequena bolsa térmica pode lhe garantir uma refeição mais sofisticada (apesar de tomar certo espaço na mochila).

Faça um teste antes de sair para sua aventura. Para ver se sua comida é suficiente ou exagerada, alguns dias antes teste seu cardápio com tudo aquilo que você planeja levar.

Divida a comida entre os participantes de sua aventura. Alguns ingredientes não são necessários que duas pessoas levem, como óleo, sal, etc. Então planeje com seus amigos o que cada um levará.