COMO GERENCIAR SEU TEMPO NAS TAREFAS DO SÍTIO

A vida em uma propriedade rural é uma bênção, mas se a lista cada vez maior de tarefas que você precisa fazer fica fora de controle, torna-se uma grande fonte de estresse. Muitos proprietários ficam sobrecarregados à medida que a lista de serviços cresce. É um peso em seus ombros, a vida no sítio se torna desagradável e você só se preocupa com coisas que não está conseguindo fazer.

Para ter sucesso em sua propriedade, você precisa aprender a priorizar. Se você fizer isso bem, poderá concluir seus trabalhos e talvez ter tempo sobrando para relaxar. Vamos explorar o gerenciamento de tempo em seu sítio.

Agrupe suas tarefas

Você deve descobrir o que precisa ser concluído agora e o que pode esperar. A maneira mais simples de priorizar seus trabalhos é considerar quando eles precisam ser concluídos e a consequência de não os concluir. Divida os serviços em grupos gerenciáveis.

Tarefas diárias

Decida quais tarefas precisam ser concluídas diariamente. Estas são as mais importantes, mas também podem ser as mais rápidas a serem feitas. Como por exemplo, alimentar os animais. Se você não as fizer diariamente como deveria, elas se acumularão mais rapidamente porque há pouco espaço para gerenciamento quando não são feitas.

Os serviços diários são aqueles trabalhos que devem ser feitos regularmente e afetariam negativamente o funcionamento da propriedade, o bem-estar animal ou o lucro se não forem concluídos. Priorize os serviços diários para garantir que seu dia no sítio corra bem.

Tarefas semanais

Essas são as tarefas que você tem um pouco mais de margem para atrasar por um dia ou dois, contanto que você as conclua dentro de uma semana. Apenas certifique-se de que nenhum animal ou planta sofra se você atrasar a conclusão do trabalho.

Aqui se encaixa, por exemplo, a função de limpar o alojamento dos animais. Afinal, manter suas criações em um ambiente insalubre pode prejudica-los.

Tarefas mensais

Use sua lista de verificação mensal para garantir que suas tarefas diárias e semanais foram completas. Não faz sentido começar trabalhos maiores se você ainda está atrasado com os menores.

As tarefas mensais geralmente são apenas continuações das tarefas diárias e semanais. É claro que todas as propriedades são diferentes e tem suas tarefas específicas, mas o importante é manter listas diárias, semanais e mensais.

Você pode ver que, se alguém começar a misturar tarefas aleatoriamente ou não tiver estrutura em sua lista, a grande quantidade de coisas a fazer se tornará esmagadora. As coisas acabam não sendo feitas, ou são feitas incorretamente. Isso torna o trabalho ainda maior porque você tem que fazer mais em menos tempo.

Tarefas sazonais

Também temos tarefas sazonais para garantir o funcionamento eficiente da propriedade. Elas estão bastante atreladas as plantações e colheitas. Como em qual época do ano plantar para saber em qual período será a colheita. As tarefas sazonais são especialmente importantes se você mora em uma área onde há mudanças ou condições climáticas extremas, dependendo da estação em que você está.

Tarefas sazonais são importantes porque completar certos trabalhos na época certa do ano correta é essencial para a produção de alimentos e criação de animais pelo resto do ano. Caso você não tenha uma irrigação e o plantio for feito fora do período de chuva, a colheita será abaixo do esperado ou até mesmo inexistente.

Eu poderia aqui falar de tarefas a se fazer em cada uma das estações, entretanto, o Brasil é muito extenso territorialmente e possui muitos climas diferenciados, e além do mais ninguém conhece melhor a sua região do que você mesmo, não é? Caso ainda não tenha conhecimento sobre essas questões, faça um estudo especifico sobre as condições do seu lugar, garanto que esse aprendizado irá ser fundamental na sua lida no campo.

Tarefas anuais

Não se esqueça das tarefas anuais, elas geralmente são facilmente adiadas. Você precisa escolher quando as fazer. Algumas podem ser feitas nos meses onde a quantidade de serviço é menor e você possui mais tempo, enquanto outras precisam ser completadas para que só então outro trabalho possa ser iniciado.

Um exemplo de tarefa anual é justamente o que estamos fazendo agora, definindo as prioridades dos serviços a serem feitos. Um exemplo prático de serviço rural anual é a verificação e reparos das cercas da propriedade, esse serviço antecede a introdução de novos animais no local, afinal, você não quer que eles fujam.

Erros que você pode cometer ao priorizar trabalhos

Você sempre cometerá erros ao priorizar suas tarefas, mas não deixe que isso o impeça. Aqui estão alguns erros comuns de priorização para que você não os cometa também.

Priorizando muitos trabalhos: Se você tiver muitos trabalhos para fazer, não começará nada.

Não dar tempo suficiente: Você não apenas deve priorizar, mas também deve ser realista sobre o tempo que levará para concluir a tarefa.

Começar o dia atrasado: Quanto mais tarde você começar, menos tempo terá para outros trabalhos. Aproveite ao máximo o dia e comece a trabalhar o mais cedo possível.

Seja realista sobre suas habilidades: Trabalhe com seus pontos fortes, não com horários. Se você priorizar fazer um galinheiro, mas não tem ideia de como fazer isso, você está falhando no gerenciamento do seu sítio.

Dicas para priorizar trabalhos com sucesso

Seja flexível: É normal, principalmente nas tarefas diárias, que durante um trabalho outro apareça e se torne mais urgente. É assim a vida no campo, se acostume.

Peça ajuda: As pessoas do campo são muito mais prestativas, seus vizinhos o ajudarão quando você não souber fazer algo, obviamente os ajude quando eles precisarem.

Perceba que você não pode fazer tudo: Independentemente de quanto você priorizar, você acabará ficando sobrecarregado em algum momento. O serviço no campo nunca acaba, não se frustre com isso.

Não faça muitas coisas ao mesmo tempo: Fique atento, se você está muito sobrecarregado, pode significar que você está comprando uma briga grande demais, principalmente se não tem quem o ajude, deveria diminuir a quantidade de serviços que está se propondo a fazer.

Conheça as limitações da sua terra: Certifique-se de planejar e implementar apenas ideias que sejam sustentáveis ​​em sua terra. Não adianta planejar algo que é grande demais para você, e seu imóvel não consegue sustentar ou suportar o tamanho do seu empreendimento.

Conclusão

Priorizar os trabalhos no sítio é uma necessidade. Deixar de fazer isso fará com que você fique tão para trás que começará a sentir como se não pudesse fazer nada.

Morar no campo é uma transição que tem que ser gradativa, deixar de priorizar e realizar trabalhos gera momentos estressantes. Depois você poderá se arrepender da decisão que tomou, irá perder o dinheiro que investiu e dirá que a vida no campo é impossível, quando na verdade o erro de gerenciamento foi seu.

Até.

4 Comentários

  • Pedro Henrique

    Essa postagem foi feita pra mim no momento certo!

    Estou passando exatamente por isso, assumi a fazenda do meu avô e comecei na pecuária.

    Ultimamente estou com tantas coisas pra fazer que estou ficando muito estressado. Preciso encontrar meu gado que fugiu, arrumar vazamento, arrumar a cerca, arrumar a porteira, fazer cochos, limpar o barracão, trocar o gado de pasto, limpar bebedouro, comprar um cavalo e ainda continuar um projeto de uma mesa que estou fazendo, fora as tarefas diárias que não podem parar. E eu sou do tipo de pessoa que não consegue nem dormir direito quando tenho tarefas inacabadas pra fazer.

    E o que mais me preocupa é decidir se contrato um funcionário pra me ajudar ou não, porque ter que responsabilidade trabalhista é complicado, ainda mais pra um pequeno produtor rural.

    Mas vou começar a focar apenas nas coisas mais importantes e deixar as tarefas menos urgentes pra depois. Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, devemos fazer um trabalho de cada vez.

  • Uma forma que gosto de pensar em como priorizar que aprendi foi num desses canais de Homesteading:

    > Foco nas pessoas
    > Foco nos animais
    > Foco na horta
    > Focos nas ferramentas
    > Foco na propriedade

    Nessa ordem. Pessoas vem em primeiro, pois claro é por elas, nós que trabalhamos. Em segundo vêm os animais, pois são dependentes de nós. Em terceiro vêm a horta, pois apesar de ter a manutenção não há um cuidado igual das categorias anteriores. Ferramentas vem depois, pois precisa-se cuidar pra que trabalhem bem sempre e por fim a propriedade: cerca, o poço, o telhado, etc.

    Pra mim essa mentalidade ajudou muito a organizar as coisas. Espero ter contribuído com algo.

  • Isso não serve só para sítio não, isso serve para a vida como um todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s