A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS RECURSOS DA SUA ÁREA

As chances são de que, caso algum desastre aconteça, a maioria de nós se encontrará na própria região onde mora.

Isso será o melhor na maioria dos casos, pois você tem a vantagem de lidar com tudo isso em seu próprio “quintal”. O que estou tentando dizer aqui é: Você tem mais chances de sobreviver se conhecer sua região o suficiente antes do desastre acontecer.

Como preparadores, sabemos que é difícil prever o resultado de uma crise, e você não pode realmente se preparar para o fator desconhecido. Por outro lado, existem alguns fatores como sua localização, ambiente e densidade populacional que não devem ser segredos para você. Como você já estabeleceu suas prioridades de preparação, uma das principais tarefas que você precisa realizar é organizar o melhor curso de ação para você e sua família.

Aqui está o que você deve saber sobre sua região:

Plantas comestíveis

Quando a comida é escassa ou você não tem suprimentos suficientes consigo, algumas plantas podem complementar sua dieta e fornecer vitaminas valiosas e nutrição adequada. Pode haver raízes comestíveis, flores, bagas e até grama que cresce apenas em sua parte do país. Você deve reservar um tempo para descobrir essas plantas e aprender como prepará-las e comê-las com segurança.

Plantas medicinais

Nem todo mundo tem treinamento médico extenso, e a maioria de nós depende do conhecimento que adquirimos nas aulas de primeiros socorros que frequentamos ao longo dos anos. Como drogarias e assistência médica profissional poderão se tornar difíceis de encontrar, você precisará usar a “bio farmácia” de sua região para obter todos os tipos de curas.

De dores de cabeça a dores de garganta e até coagulação do sangue, a natureza cobre você. Existem plantas que podem curar todos os tipos de doenças e lesões e você só precisa aprender a identificá-las e usá-las.

Plantas venenosas

Uma dica interessante sobre identificação de plantas, é começar primeiro identificando as plantas das quais você deve ficar longe. Tocar na planta errada ou comer as frutas erradas pode facilmente selar suas chances de sobrevivência.

Enquanto a maioria das plantas o deixará doente e o incapacitará por um longo tempo, algumas plantas podem chegar até a matá-lo. Fazer uma identificação positiva antes do uso é a regra número um. Se você está em dúvida, procure uma planta que você realmente conhece!

Fontes de água

Para um preparador que já fez suas previsões anteriormente, a água pode não parecer uma preocupação primária, no entanto, pode se transformar em um problema real se o desastre não for de curto prazo.

Isso se torna muito mais comum se considerarmos um cenário de evasão, para ser capaz de encontrar água quando você não pode transportar todos os suprimentos em seu veículo, você pode querer aprender como encontrar as fontes de água disponíveis em sua região. Saber sobre os poços de água não apenas o ajudará a reabastecer seus suprimentos, mas também fornecerá uma imagem clara da gravidade do desastre.

Por exemplo, se houver uma grande fonte de água em sua região, é provável que haja muita concorrência por ela. Você precisa ter certeza de que você e seus entes queridos entendem as implicações disso e se são capazes de lidar com a “concorrência”.

A coisa inteligente a fazer seria descobrir se existem várias fontes de água e se direcionar as menores para ficarem fora de vista.

Animais

Não, não iremos falar de caça aqui, e sim sobre os riscos que o não conhecimento da fauna local pode causar a você.

Cada região tem seus animais perigosos, e um encontro repentino sem uma forma de se defender pode não terminar bem se você não souber como agir. Sem mencionar que também existem os sorrateiros e furtivos, como aranhas e serpentes, que passarão despercebidos a olhos destreinados. Você deve se educar sobre como lidar com animais, de répteis e insetos perigosos que podem ser encontrados em sua região.

Padrões climáticos

Os padrões climáticos afetam nossa vida diária quando já temos todo o luxo e acomodações que construímos para nós mesmos. Imagine como será lidar com o mau tempo quando você está vivendo em condições extremamente desfavoráveis. Conhecer os padrões climáticos da sua região ajudará você a planejar toda a sua preparação.

Comece identificando os riscos climáticos mais perigosos da sua região e o período de tempo em que eles ocorrem. Pesquise e descubra se existem soluções ou meios para remediar para cada evento climático identificado.

População

Este é um fator importante que pode estragar todos os seus planos de preparação e você precisa saber uma coisa ou duas sobre seus vizinhos.

É bem provável que maioria deles vai esperar que o governo venha salvá-los. Você pode imaginar a rapidez com que as coisas vão desandar se isso não acontecer.

Ter meios para defender você e sua propriedade é fundamental, especialmente quando há uma alta densidade populacional em sua área. Você deve aprender a sair sem deixar rastros e manter seu perímetro seguro. Essas são habilidades que você deve adquirir se houver muitas pessoas em sua região. Geralmente se você descobrir o quão seguro o bairro é diariamente, todo esse conhecimento o ajudará a se preparar.

Rotas de evasão

Se você for forçado a evacuar sua casa, precisará aprender sobre as rotas de fuga que existem e como usá-las.

Você sabe tudo sobre sua área para ter certeza de chegar ao seu destino? Se você tiver uma longa jornada pela frente, precisará planejar uma linha do tempo e cumpri-la. Considere se você precisa armazenar alguns suprimentos ao longo do caminho. Você também precisará de um ponto de encontro para seus familiares e outros amigos locais.

Mapear as rotas isoladas que você sente que ninguém conhece deveria ser uma prioridade. Além disso, certifique-se de mapear as áreas com abundância de recursos naturais.

Concluindo

Planejamento e priorização são os pilares da preparação. Estudar os detalhes de sua região natal lhe dará uma chance melhor de sobreviver a um evento de crise. Ele fornece a você uma vantagem que não pode ser quantificada em palavras e permitirá que você viva e conte a história.

Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s