AS CONSEQUÊNCIAS: PREPARANDO-SE PARA PROBLEMAS PÓS-DESASTRE

Confira qualquer site de sobrevivência ou preparação, e posso garantir que você encontrará todos os tipos de artigos sobre preparação para desastres e o que fazer quando ocorrer um desastre. Infelizmente, um aspecto importante é muitas vezes esquecido: como se preparar para problemas pós-desastre.

Embora a preparação para desastres seja um tópico importante, que abordamos várias vezes aqui, você precisa começar a pensar no que acontecerá e no que fará após um desastre.

Vivendo por um tempo prolongado sem utilitários

Uma vez que os principais perigos de desastres diminuam, todo um novo conjunto de desafios provavelmente surgirá. Um desses desafios pode ser uma perda total de serviços públicos. Quer se trate de danos à rede elétrica devido uma tempestade ou um problema mais sério que cause danos a longo prazo à rede, você deve estar preparado para sobreviver por um longo período de tempo sem acesso a utilidades públicas.

O que isso significa?

Você precisa estar preparado para viver sem eletricidade por semanas, talvez meses. Após o furacão Sandy, comunidades em todo o Nordeste dos EUA ficaram sem energia por semanas e, em algumas áreas, a energia não foi restaurada por meses devido aos enormes danos à infraestrutura local.

  • Você precisa planejar a possibilidade de que sua água possa se tornar imprópria por algum tempo. Certifique-se de ter sempre à mão o mínimo de água de emergência à mão.
  • Você precisa ter um plano de saneamento. Pense nisso, se algo der errado com sua infraestrutura local de água e esgoto, o saneamento será um grande problema, que pode matar mais pessoas do que o desastre inicial.
  • Você precisa ter maneiras de cozinhar sua comida. Sem eletricidade ou gás, você tem métodos para preparar seus estoques de alimentos de emergência?

Viver por um longo período de tempo sem um supermercado

Dependendo do desastre, há uma boa chance de os serviços de entrega locais serem interrompidos. Como a maioria dos supermercados não tem mais armazéns locais e depende de sistemas complexos para gerenciar suas entregas diárias, qualquer coisa, desde uma queda de energia até o fechamento de estradas, pode acabar com as prateleiras de suas lojas locais em questão de horas.

  • A maioria das lojas tem apenas um suprimento de três dias disponível; assim que as pessoas perceberem que um desastre é iminente, os suprimentos serão eliminados rapidamente.
  • Tenha uma maneira de garantir sua própria comida; isso significa ter pelo menos um suprimento mínimo de comida e água de emergência, além de saber como explorar os recursos locais.
  • Se você mora em um ambiente urbano, é ainda mais importante saber onde e quais são os recursos locais.
  • Ter uma pequena horta é uma ótima maneira de ter algo do que você precisa para sobreviver quando as coisas vão mal.

Preparação para a violência pós-desastre

O mundo de hoje está se tornando cada vez mais instável; toda vez que você liga a TV, parece que algum grupo está protestando contra algo, tumultos estão cada vez mais comuns.

Se você acha que as coisas estão ruins agora, imagine se um desastre ocorrer. Esses mesmos grupos vão procurar tirar proveito da situação; some as massas despreparadas que falharam em se preparar para desastres, e você tem uma receita para o caos.

Coisas que você precisa considerar:

  • As pessoas vão ficar desesperadas; até mesmo seus vizinhos “normais” podem se tornar uma ameaça quando perceberem que não têm o que é preciso para sobreviver.
  • Os criminosos vão estar vagando pelas ruas em busca de vítimas fáceis. Você precisa saber se defender!
  • A agitação social não é apenas uma possibilidade, no mundo de hoje, é quase uma garantia. Você precisa estar pronto para saques e tumultos, especialmente se você mora em um ambiente urbano.
  • Os arrombamentos de casas vão disparar. Um dos maiores problemas durante eventos como o furacão Katrina eram as pessoas invadindo as casas para roubar tudo o que encontravam. Muitos criminosos acharam que seria fácil escolher porque muitas casas ficaram vazias após as evacuações; para aqueles que ficaram para trás, a ameaça era muito real e, em alguns casos, muito mortal.

O que você precisa fazer:

  • Se você não possui uma arma de fogo, precisa considerar os benefícios de possuir uma e precisa aprender a usá-la.
  • Aprenda a se defender com e sem arma. Ter uma arma nivela o campo de jogo, mas há momentos em que você pode não conseguir alcançá-la ou confiar nela para sua defesa.
  • Pense em fortalecer sua casa e tornar mais difícil para os criminosos invadirem sua casa.

Conclusão

O mais importante é ter um plano. Estar para lidar com essas ameaças pós-desastre pode ajudar a minimizar a maioria delas e ajudar a garantir a segurança daqueles que você ama.

Texto traduzido e adaptado do site Offgrid Survival.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s