AS SEMENTES REALMENTE EXPIRAM?

Todos nós já ouvimos notícias sobre sementes encontradas em túmulos antigos que germinaram quando plantadas, no entanto, as sementes que você compra são marcadas com datas de validade ou com uso por estações. Qual é a verdade sobre a validade das sementes e por quanto tempo elas se mantêm? Aqui discutiremos um pouco sobre isso.

Vencimento das sementes

As sementes realmente não expiram, mas podem não germinar. No primeiro ano, você deve chegar perto da germinação completa. Porém, a cada ano que passa, a taxa de germinação diminui. Quanto tempo elas permanecerão viáveis? ​​Depende do tipo de sementes que você tem e como elas são armazenadas.

Como armazenar sementes

Se você está armazenando sobras de sementes de um ano para outro, é melhor armazená-las em um local fresco e seco. Coloque as sementes em um recipiente hermético, como um pote com tampa apertada, ou algo semelhante. Rotule e date as sementes e, sempre que possível, inclua as informações originais do pacote. Para sementes em pacotes, você pode jogar todos em um recipiente com um dessecante ou um pouco de arroz no fundo para absorver a umidade e em seguida selar bem.

Sementes da sua horta

Se você estiver guardando sementes da sua horta, espere até que a fruta ou o vegetal estejam totalmente maduros antes de colher e remover as sementes. Certifique-se de que as sementes estejam completamente secas antes de colocá-las nos recipientes.

Em seguida, mantenha os recipientes em um local fresco e seco com temperatura controlada. Ao guardar sementes da sua horta, guarde apenas sementes de variedades de herança. Sementes híbridas não produzem de geração em geração e você pode acabar com uma safra ruim no ano seguinte.

Quanto tempo as sementes duram?

Se você guardou suas sementes em um local fresco e seco, elas provavelmente serão viáveis ​​no próximo ano. No entanto, plante um pouco mais do que o habitual porque algumas podem não germinar. Além do armazenamento, depende do tipo de sementes que você está armazenando. Algumas sementes precisam ser plantadas imediatamente, enquanto outras se mantêm por muitos anos.

Armazenando sementes em condições não ideais

Mesmo quando as sementes são armazenadas em condições menos do que ideais, muitas podem acabar germinando e produzindo uma boa colheita depois de muitos anos. Certa vez, um vizinho comprou um grande número de sementes de milho em um ano, guardou-as em sua garagem e as usou com bons resultados por mais de dez anos, até que elas acabaram.

As sementes são plantas vivas. Algumas crescerão apesar de todas as probabilidades, outras não germinarão mesmo quando mantidas em perfeitas condições. Na verdade, muitas plantas se saem melhor em condições adversas. É uma lei improvável da natureza. Então, antes de jogar essas sementes fora, plante algumas ou teste-as como descrevo abaixo. Eles podem ser viáveis ​​por mais um ano.

Teste suas sementes

Você pode testar suas sementes da maneira mais simples possível. Você pode plantar de cinco a dez unidades e ver quantas germinam. Verifique-as a cada poucos dias para observar a germinação. Se as sementes brotarem, você está pronto para plantar. Se não, jogue-as fora e comece com sementes frescas.

Conclusão

Infelizmente as sementes são muito incertas como explicado acima. Porém, já que se sabe que a taxa de germinação diminui a cada ano, e provavelmente não conseguiremos fazer muito a respeito disso, afinal isso continuará ocorrendo, siga a dica de testar e plantar um pouco mais todo ano.

Apesar das dificuldades, não devemos abandonar a ideia de armazena-las, mantenha as sementes guardadas do melhor jeito que conseguir e as renove a cada certa quantidade de tempo. É o melhor que todos nós podemos fazer. Espero que consiga uma ótima colheita.

Texto traduzido e adaptado do site:  Ask a prepper.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s