COMO CRIAR SEUS FILHOS PARA SEREM SOBREVIVENCIALISTAS

Você talvez já tenha ouvido o velho ditado que diz: “As crianças aprendem o que vivem”. Se sua família está vivendo um estilo de vida preparado, é verdade que seus filhos estão aprendendo muitas habilidades apenas por estar com você diariamente.

No entanto, se você quiser ter certeza de que está cobrindo o básico para que seus filhos cresçam e sejam autossuficientes, existem algumas etapas que você pode seguir. Aqui estão 15 tópicos importantes a serem abordados ao criar seus filhos para serem Sobrevivencialistas.

1. Consciência situacional

É uma grande fase para os mais pequenos, por isso não os assuste exagerando. No entanto, uma grande parte da preparação para emergências deve incluir estar ciente do seu entorno. Ensine seus filhos a observar mudanças no clima, no ambiente e nas pessoas ao seu redor.

Quando eles visitarem a casa de um amigo ou um novo prédio, explique a importância de saber onde estão as saídas. Eles poderiam encontrar a saída no escuro se precisassem? A que distância estão de casa se precisassem fugir? Eles saberiam em que direção ir? Quais marcos naturais ou criados pelo homem eles podem reconhecer?

Uma maneira de ensinar a consciência situacional é através de simples pergunta em tom de brincadeira. As crianças gostam de jogar um jogo simples “E se…” em muitas situações. Aqui está um exemplo. Se você estiver no cinema esperando o início do programa, reserve alguns minutos para perguntar “E se…”.

“E se a energia acabar aqui, como você sairia? Ou se você estiver na praia, e se o tempo mudar de repente e as ondas começarem a agir de maneira diferente?” Você entendeu a ideia?

Jogar esses tipos de jogos de atenção em uma situação não estressante oferece a oportunidade de ensinar aos seus filhos regras e comportamentos essenciais de segurança que os ajudarão a manter a calma e o foco em uma emergência real.

2. Autodefesa

Estruture suas lições de autodefesa com base nos níveis de idade e maturidade de seus filhos. Mesmo quando eles são muito jovens, você pode conversar com seus filhos sobre o que fazer se alguém tentar sequestrá-los.

À medida que o seu filho cresce, ele pode começar em aulas de luta livre, artes marciais ou boxe, além de instruções sobre como carregar e usar uma arma de fogo.

3. Primeiros socorros

Dependendo da idade do seu filho, é interessante ensinar os princípios básicos de primeiros socorros que eles devem aprender. Mais uma vez, jogos de interpretação de personagem podem ajudar a manter esse conhecimento.

Algumas habilidades listadas abaixo temos vídeos explicando o passo a passo, fique à vontade para conferi-los.

4. Habilidades de sobrevivência ao ar livre

Ensine seus filhos a “sobreviver na selva”, concentrando-se em “aprender fazendo” em acampamentos e outras excursões ao ar livre.

Aqui estão alguns tópicos a serem abordados:

5. Gerenciamento de dinheiro

Ensine seus filhos desde a tenra idade a importância de viver dentro de seus meios e pagar suas contas em dia. Dê o exemplo de um estilo de vida livre de dívidas e compartilhe com eles a importância de economizar dinheiro para o futuro.

6. Cultivo e criação de alimentos

Deixe seus filhos trabalharem ao seu lado enquanto planta e cuida do seu jardim. Quando tiverem idade suficiente, dê-lhes uma horta própria. Planeje as refeições em torno de sua colheita.

Atribua trabalhos reais às crianças com seus animais, para que alimentar e cuidar dos animais seja uma parte natural de suas vidas.

7. Cozinhar dentro e fora de casa

Quando eles são pequenos, atribua tarefas básicas de preparação para os filhos, para que eles se acostumem a trabalhar com você na cozinha. À medida que amadurecem, permita que planejem e preparem uma refeição para toda a família regularmente.

Leve essas habilidades para outro nível, ensinando-os a cozinhar sem as conveniências modernas, pode ser na churrasqueira ao ar livre ou mesmo na fogueira.

8. Armazenamento de alimentos

Certifique-se de que seus filhos saibam sobre sua despensa de comida de emergência, onde ela está e o que ela contém. Ensine-os a preparar refeições liofilizadas e como alternar os suprimentos da despensa para obter sempre alimentos em bom estado de conservação.

Leve-os para fazer compras com você quando comprar itens para sua despensa, explicando suas seleções e as datas das prateleiras. É importante tornar a preservação de alimentos e a preparação a longo prazo de armazenamento um projeto familiar.

9. Reparos e manutenção doméstica simples

Peça ao seu filho que o acompanhe durante os pequenos trabalhos em sua casa, como consertar uma torneira com vazamento. Dê explicações breves e claras ao trabalhar, incluindo os nomes e usos de suas ferramentas.

Esta categoria também deve incluir reparos e manutenção de veículos. Ensine seus filhos a trocar um pneu e como fazer manutenção automática simples, como trocar o óleo e etc. Verifique se eles sabem onde os suprimentos estão armazenados e detalhes como quanto tempo o combustível armazenado vai durar.

10. Exercícios de emergência

Planeje e pratique junto o que fazer em caso de incêndio, terremoto, furacão, inundação ou outra emergência. Quanto mais vezes você revisar esses planos, maior será a capacidade de seus filhos permanecerem calmos em caso de emergência real.

Revise as etapas a serem tomadas para obter ajuda externa, se necessário. Crie e exponha uma lista de contatos de emergência em um local conveniente. Discuta algumas das estações de emergência que talvez exijam que você evacue sua casa e monte um local de reunião designado, caso você chegue lá de diferentes locais.

Seu plano de reunião varia de acordo com o que está ocorrendo, mas aqui estão alguns exemplos.

  • Incêndio na casa – Encontre-se na frente da garagem do vizinho.
  • Inundação – Encontre-se em um local mais elevado que você especificar.
  • Terremoto – Todos saírem de casa imediatamente.
  • Evento sério – Encontre-se em um local especificado.

11. Kit de sobrevivência

Deixe seus filhos ajudarem a montar e carregar seus próprios kits de sobrevivência. Aqui está uma lista de itens para incluir na sacola.

  • Água.
  • Alimentos.
  • Rádio alimentado por bateria e baterias extras.
  • Lanterna e baterias extras.
  • Kit de primeiros socorros.
  • Apito.
  • Toalhas húmidas, sacos de lixo etc.
  • Fita adesiva.
  • Casaco.
  • Calças compridas
  • Camisa de manga longa
  • Botas.
  • Chapéu e luvas.
  • Saco de dormir ou cobertor quente.

12. Iluminação e energia de emergência

Seus filhos sabem onde estão armazenadas suas velas e lanternas? Ensine a eles sobre segurança contra incêndio e como usar velas, bem como fogões a lenha e fogões a gás com segurança.

Se você possui um gerador, mostre a seus filhos como colocá-lo em funcionamento. Ensine-os a reabastecer os dispositivos de iluminação e trocar ou recarregar as baterias.

13. Confiar em seus instintos

Parte de se tornar autossuficiente é aprender a confiar em si mesmo e em seus instintos. Modele para seus filhos um senso de respeito próprio que os ajude a prestar atenção à sua voz interior quando se trata de se manter seguro.

Por exemplo, compartilhe exemplos de quando é melhor esconder-se em uma situação perigosa e quando é melhor fugir.

14. Documentos legais de família

Mostre a seus filhos onde estão armazenados papéis importantes e como acessá-los, caso algo aconteça com você.

15. Habilidades simples de costura

Saber consertar roupas, como concertar um botão são habilidades essenciais para a vida que as crianças podem aprender rapidamente se você dedicar algum tempo para ensiná-las. Acrescente um nó a essas habilidades e você ficará surpreso com o modo como elas serão úteis em caso de emergência.

Como você sabe, as crianças têm imaginação fértil. Evite exagerar, pois foram detalhes de desastres que podem acontecer a eles e não deixe que eles aprendam com seu exemplo. Não queremos que eles fiquem com medo do futuro, nós apenas queremos que eles estejam preparados. Lembre-se de que crianças criadas em um estilo de vida mais saudável tendem a se tornar adultos mais autossuficientes.

Texto traduzido e adaptado do site: Urban Survival Site.

Você tem aplicado os princípios do Sobrevivencialismo com seus filhos? Nos conte nos comentários a sua experiência!