Dinheiro e situações de crise

Qual a importância do dinheiro em eventos de crise? Não será o ouro ou outros metais de valor melhores recursos para se ter durante situações adversas?

Crises de longo prazo

Em situações de longo prazo, ou seja, crises extensas que são o cenário que nenhum de nós queremos enfrentar, o recurso financeiro que melhor irá lhe atender são metais valiosos, eles tem um alto preço e podem ser escondidos com relativa facilidade. 

A melhor escolha de maneira generalizada é o ouro, principalmente pela sua fácil aquisição em tempos tranquilos. No momento que escrevo esse texto, 1g de ouro vale R$ 163,64. Os números falam por si só, um peso e volume mínimo equivalentes a valor bem considerável.

Crises de curto prazo

 Principalmente o período inicial da crise, que é onde você ainda terá recursos, contatos e possivelmente será a melhor hora para evadir para um local pré-definido, isso se não tiver sido possível antecipar a situação e evadir antes que a crise comece.

O objetivo é conseguir sair do local de maior risco em segurança e o mais rápido possível, então o dinheiro ainda terá o seu valor praticamente inalterado, ele será a melhor ferramenta para adquirir novos recursos e pagar por serviços necessários. Lembre-se de tê-lo em espécie, para não depender de caixas automáticos que muito provavelmente não funcionarão.

Pequenas ocorrências

 Não podemos negar, as chances de se enfrentar algo curto e passageiro são inúmeras vezes maior do que ver o mundo todo ruir, então se você precisar comprar algo dificilmente a pessoa irá aceitar ouro. Use dinheiro.

Grandes ocorrências

 Se a moeda do seu país entrar em colapso a maioria das pessoas ainda estará sem noção disso e ainda verá o dinheiro como valioso – contudo por um tempo limitado. As pessoas são condicionadas a ver as cédulas como valorosas e no começo do colapso a maioria delas ainda acreditará que o dinheiro possui valor. Use-as rapidamente e troque por metais preciosos ou produtos que sirvam para escambo como álcool, cigarros e alimentos básicos.

Recomendações

Mantenha dinheiro em sua mochila de evasão, ele o ajudará muito para resolver os pequenos percalços que irão acontecer durante uma eventual emergência. No seu local de fuga ou em qualquer lugar isolado que só você tem acesso esconda ouro e itens valiosos, eles irão ajudá-lo a se reconstruir financeiramente depois que toda a situação de crise tiver acabado. 

Enfatizo que essa é a minha visão sobre o assunto, se você pensa de uma maneira diferente coloque nos comentários. Nos diga, na sua opinião qual o melhor recurso financeiro durante uma crise?

Texto escrito por Welthon Tavares.