Dicas de economia para Sobrevivencialistas!

Todos nós sabemos que o Brasil não anda lá aquelas coisas, especialmente na parte financeira. Sendo preparador ou não, esse aspecto é provavelmente o que mais preocupa a maioria das pessoas e está nas primeiras posições no ranking de crises possíveis para se preocupar.

O cuidado com o dinheiro e como gastamos ele se torna cada vez mais crítico, seja pelos mais variados motivos que podem ser desde uma economia visando comprar um novo equipamento até a formação de uma reserva financeira para emergências.

Independente dos motivos, uma coisa é fato: temos que manter o controle e utilizar o nosso dinheiro de forma responsável e segura. Então confira algumas dicas de economia que podem lhe ajudar a administrar aquilo que é seu:

  • Planilha de gastos: O primeiro passo para começar a economizar é saber exatamente para onde o seu dinheiro vai. É fundamental manter uma planilha com todos os seus gastos! Assim, torna-se possível cortar gastos irrelevantes ou desnecessários, que ao longo prazo já causará uma melhor economia. Você pode incluir metas, fazer a medição do quanto tem, quanto gasta e quanto quer/pode economizar. A planilha pode ser online, em programas como o Excel ou até mesmo na ponta do lápis, trabalhe da melhor forma para você.
  • Dívidas: Não há como fazer economia doméstica com dívidas. Comece lidando com os pagamentos em atraso! Inicie o pagamento por aqueles que têm valores ou juros mais altos. Dependendo da dívida, você pode pedir para a instituição o parcelamento facilitado ou abatimento do valor no pagamento à vista. Lembre-se que aqui vale paciência, existem dívidas que exigirão meses ou até anos para serem quitadas, não desista! 
  • Conta de Luz: A dica clássica é apagar as luzes sempre que sair de um cômodo da casa. Além disso, prefira lâmpadas que gastem menos energia e reduza o tempo do banho o máximo possível. A sua própria casa pode ajudar! Paredes claras refletem a luz, o que permite o uso de lâmpadas por menor tempo ou com menor potência. 
  • Automóvel:  Diminua o uso do seu carro ou moto, assim diminuirá gastos como combustível, limpeza, arranhões, um conserto aqui e outro ali e etc. Mantenha seu veículo sempre com a revisão em dia, pois evitará algum problema de maior custo. Os métodos para substituir seu transporte podem ser a utilização de transporte público ou talvez conseguir uma carona com algum colega do trabalho. A bicicleta pode ser a sua grande parceira no processo de economia, temos um texto que explica com detalhes esse aspecto. 
  • Conta de Água: A grande maioria dos preparadores plantam algo, então aproveite! Mesmo em uma pequena horta ou jardim é possível economizar. Em vez de usar a mangueira ou algum sistema elétrico de irrigação, faça uso do regador, assim poderá direcionar com maior precisão a quantidade de água que suas plantas necessitam.

CONCLUSÃO

Sim, é possível economizar e de formas bem simples, mas você precisará ter controle com aquilo que conseguir guardar e empregar a economia em algo que realmente valha a pena. No 6º episódio do 5’ minutos o Julio fez uma ótima explicação sobre o consumismo e a compulsão pelas compras, se você sofre com isso, a saída desse maus hábitos fará muito bem para o seu bolso. Segue o vídeo:

Depois de algum tempo volte aqui e nos conte nos comentários quanto conseguiu guardar…

Texto escrito por Welthon Tavares.

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s