Como escolher um cão para a minha preparação?

Independente se você é macaco velho ou se é novo nessa coisa de Sobrevivencialismo, já deve ter visto algum vídeo ensinando a escolher uma “lâmina ideal”. No final, tudo se resume a escolher ter lâminas altamente específicas para cada atividade ou ter uma faca de sobrevivência generalista que faz de tudo um pouco em níveis satisfatórios. Ter um cão na sua preparação é, de certa forma, como ter uma lâmina, sabia?

Você pode ter um cão especialista em uma atividade desejada ou pode ter um que ajuda em diversas atividades em níveis satisfatórios. Seguindo essa comparação os animais de raça pura são como as lâminas especificas, e os sem raça definida (SRD) são como as facas de sobrevivência, os generalistas.

Claro que essa comparação com facas é apenas em relação a sua aplicação, a manutenção de um animal traz consigo seus ônus e bônus. Existem diversos fatores para se analisar antes de escolher um cão para a sua preparação, e hoje vou tentar relacioná-las de uma maneira bem didática.

1 – Todos do seu lar concordam em ter um cão?

Strong relationship between members of family

Parece óbvio, mas todos tem que estar de acordo com essa decisão! Um animal trás consigo diversão, mas também responsabilidade. E esses dois devem ser divididos igualitariamente entre a família, não é justo ele obedecer apenas a você e sua mãe ou esposa ficar responsável por alimentar e juntar as fezes de um cão que ela nem queria.

2 – Qual o espaço que você tem ou terá para o seu cão?

maxresdefault

Você tem que ser bem sincero nesse momento, não pode dar espaço a fantasia. Analise se o cão a ser escolhido será de pequeno médio ou grande porte, e quantos cães você dará conta de cuidar sem atrapalhar seu plano de emergência. Mora em um apartamento? Então animais de porte grande se tornam difíceis de se adaptar a sua casa ou rotina, mas talvez dois de porte pequeno já seja algo mais viável.

3 – Qual a função que o seu cão terá na sua preparação?

not-poop-in-the-yard-3

Depois de muito ler e pensar, consegui separar as possíveis funções que um cão pode ter em uma preparação e qual o nível de precisão necessária para a sua realidade. São elas:

  1. Vigilância
  2. Combate com humano (corpo a corpo)
  3. Combate com animais (controle de predadores)
  4. Caça de pequenos mamíferos (caça e controle de pragas)
  5. Caça de médio mamíferos (farejo e rastreamento)
  6. Caça de Aves (apreensão e entrega)
  7. Apoio psicológico familiar (Companhia)

Separei algumas raças e dei notas de 0 a 5 para elas em cada umas das funções de preparação. Essas notas são para o potencial que a raça tem, mas cada indivíduo deve ser avaliado e treinado para se saber o seu resultado quando exigido. Existem indivíduos que conseguem notas melhores e/ou piores do que essas que citarei:

Raça Pinscher Lhasa-Apso Poodle Beagle
Média de Peso (kg) 3,5 – 4,0 5,0 – 8,0 2,5 9 – 11
Porte Pequeno Pequeno Pequeno Pequeno
Vigilância 5 5 3 2
Combate com humanos 0 1 0 1
Combate com animais 0 2 1 2
Caça de pequenos mamíferos 2 3 1 5
Caça de médio mamíferos 0 0 0 3
Caça de Aves 0 0 0 2
Apoio psicológico familiar 3 2 5 5
Raça Schnauzer Yorkshire Teckel Border collie
Média de Peso (kg) 5 2,5 – 3,5 7,3 12,0 – 20,0
Porte Pequeno Pequeno Pequeno Médio
Vigilância 3 3 5 5
Combate com humanos 1 0 1 2
Combate com animais 2 0 0 5
Caça de pequenos mamíferos 2 3 5 3
Caça de médio mamíferos 2 0 0 5
Caça de Aves 1 0 1 5
Apoio psicológico familiar 2 3 5 3
Raça Collie Australian Cattle Dog Golden Retriever   Labrador Retriever
Média de Peso (kg) 20,0 – 34,0 14,0 – 16,0 25,0 – 34,0 25,0 – 36,0
Porte Médio Médio Grande Grande
Vigilância 5 5 3 2
Combate com humanos 3 4 3 2
Combate com animais 4 5 2 3
Caça de pequenos mamíferos 1 0 0 0
Caça de médio mamíferos 0 3 5 5
Caça de Aves 1 2 5 5
Apoio psicológico familiar 3 3 5 5
Raça Pastor Alemão Bulldog Campeiro Fila Brasileiro Pastor Malinois
Média de Peso (kg) 22,0 – 40,0 35,0 – 45,0 57,0 – 82,0 25,0 – 34,0
Porte Grande Grande Gigante Médio
Vigilância 5 5 5 5
Combate com humanos 5 5 5 5
Combate com animais 4 5 5 5
Caça de pequenos mamíferos 1 0 0 3
Caça de médio mamíferos 2 2 3 4
Caça de Aves 4 4 0 4
Apoio psicológico familiar 5 4 3 3
Raça Boxer Rottweiler Pit Bull Bull Terrier
Média de Peso (kg) 25,0 – 32,0 35,0 – 60,0 14,0 – 30,0 20,0 – 38,0
Porte Grande Gigante Grande Grande
Vigilância 5 5 4 3
Combate com humanos 5 5 5 3
Combate com animais 4 5 5 5
Caça de pequenos mamíferos 2 0 2 2
Caça de médio mamíferos 2 3 2 1
Caça de Aves 2 0 2 1
Apoio psicológico familiar 4 3 5 4

Se você já tem um animal ou vai escolher um SRD, pode analisar durante o seu desenvolvimento, quais habilidades ele desenvolve e qual o nível de sua precisão para aí encaixá-lo na sua preparação.

4 – Planeje as necessidade de seu cão antes de tê-lo

brittany-l

Depois de todos da família apoiarem a ideia de ter um novo integrante da família e estarem todos eufóricos, depois de escolher qual a raça e qual porte a sua estrutura residencial suporta, chegou a hora de planejar as necessidades e os cuidados básicos com o seu cão antes mesmo tê-lo.

Os cuidados mais básicos de todo animal podem ser resumidos a 5 liberdades. Costumo pensar que o ser humano pode ser incluído nessa teoria também. Entrei nesse estilo de vida sobrevivencialista para garantir e prover essas 5 liberdades para todas as pessoas que eu amo sem ter que esperar que o governo ou que bons corações façam isso por elas. Vamos lá:

  1. Liberdade de fome e de sede: Todo indivíduo deveria ter como saciar sua sede ou fome para garantir sua perpetuação e longevidade;
  2. Liberdade do desconforto: Ter como se abrigar e repousar com o mínimo de conforto é importante para a dignidade de um indivíduo;
  3. Liberdade da dor, dos ferimentos e das doenças: Ter como evitar doenças e como tratá-las quando necessário é fundamental para a saúde;
  4. Liberdade para expressar o seu comportamento natural: Todo indivíduo tem que ter essa liberdade, sem infringir as regras para de uma sociedade e sem ferir sua própria natureza;
  5. Liberdade do medo, da angústia e do estresse: Os indivíduos devem ser mantidos e tratados de modo a evitar que sofram emocionalmente, garantir-lhes as outras 4 liberdades já garantem a quinta e última.

Claro que essas liberdades são altamente complexas e destrinchá-las pode ser um tema por si só, mas conhecer o básico é fundamental.

Espero que essa explanação contribua e colabore para o suas preparações. Se realmente você for ter um cão, assuma responsabilidade pela vida dele e faça de tudo para transformá-lo em um recurso, não em mais um dependente. 

Texto escrito por Fagner de Moraes de Oliveira, formado em Medicina Veterinária pela PUCPR, Mestre pela PUCPR, Responsável Técnico da Clínica Veterinária Vet&Clin.