Sobrevivencialismo Canino

Devido a minha formação, sei que os cães têm muito a oferecer em uma preparação, por isso, quero escrever uma série de artigos focada em preparação para cães. Para isso acontecer preciso do apoio de você que está lendo em nos dizer se quer que isso continue e quais assuntos acha interessante abordar no âmbito do Sobrevivencialismo.

História da domesticação canina

Acredito que a história da domesticação dos cães nos mostra o potencial de termos o cão em nossa preparação. Existem muitas teorias descrevendo como isso aconteceu, e a teoria mais aceita é que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado no início da Idade da Pedra (na era Paleolítica), para ajudar na caça de cervos e javalis.

Com o domínio da agricultura o homem deixou de ser nômade e os cães adquiriram novas funções além da caça, agora ele ajudava na proteção dos animais de produção e vigia do perímetro do lar. Quando o cão late ao ver algo de “errado”, ele quebra o efeito surpresa de um agressor e permite um tempo maior para resposta da defesa.

Isso tudo não começou pelo amor, era uma relação em que todos ganhavam! A seleção genética instintiva fez com que o homem desse a preferência para a reprodução os animais mais valentes, mais atentos, mais obedientes e mais fáceis de manusear, assim selecionou o Canis Lupus Familiaris.

Como o cão é um animal versátil, podendo ter diversas funções tanto para a alimentação, defesa e até mesmo saúde emocional, entendo como estratégico ter cães em minha preparação e é muito importante mantê-los funcionais em tempos de crise.

Entendo que a primeira coisa que temos que elaborar em qualquer preparação é a B.O.B., não por ser a mais importante, mas por ser barata e por ser o nosso primeiro recurso quando ainda não temos uma preparação completa e bem estruturada.

B.O.B. canino

Como toda B.O.B o primeiro item é a Mochila. Você pode montar uma B.O.B. canina para você carregar na sua B.O.B. ou montar uma para o seu cão carregar sozinho. Caso opte pela segunda opção tem que se a tentar ao detalhe que a mochila do seu cão não pode ultrapassar 10% do peso do animal, assim um cão de 10 kg só pode carregar 1 kg de material. Esse volume pode ser aumentado caso o seu cão tenha sido treinado para isso ou se o tempo de caminhada for curto o suficiente para ele não se cansar muito com o peso excedente.

O Primeiro item é a mochila, existem vários modelos, mas o meu favorito é o colete tático, existem modelos para trilha que podem ser uteis também.

712t3fdef+L._SL1001_.jpg

Colete tático

                                   

backpack-2-1-1500_1400x.jpg

Mochila para trilha

Podemos dizer que a Água, a garrafa de água e o pote de água formam o segundo item. Espero que a sua B.O.B. já tenha uma forma de purificar a água, será essa água que você fornecerá para o seu cão. Existem doenças que podem ser adquiridas por água contaminada, a principal é a giardíase, o agente infeccioso desta patologia é um protozoário que causa diarreia, desidratação e pode evoluir para septicemia. Por ser zoonose (doença que acomete tanto os animais como o homem) é de suma importância evitá-la para proteger a sua família. Crianças e idosos são muito suscetíveis a essa doença.

O volume e a forma de fornecer a água é muito importante. O volume de água mínima por dia que um cão saudável deve beber tem que ser de 50 mililitro (ml) por quilograma (kg) de peso do animal, animais desidratados e doentes necessitam de um volume maior. Um cão saudável de 10 kg tem que ingerir pelo menos 500 ml por dia, então você deve levar 1,5 L para as 72 horas. Os cães perdem a capacidade de sugar líquidos logo após a infância, para conseguir ingerir um volume de água capaz de se hidratar o animal precisa formar uma concha com a língua e traze-la até a boca. Sendo assim, não podemos fornecer água na boca do cantil, nem com uma torneira ou mangueira, a água tem que estar parada e em um pote limpo. Existem diversos modelos de potes, vai da sua criatividade, o meu favorito é um pote de plástico que encaixa embaixo da minha garrafa de alumínio, ocupa pouco espaço e é muito leve.

Untitled-4

Terceiro item é a ração, que pode ser úmida ou seca. Acredito que o volume de ração seca para 72 horas de evasão seja um volume muito grande para se carregar, por isso eu indico ração úmida em sache, leve e fácil de dar. Carrego também saquinhos chamados de cata-caca, uso esses saquinhos plásticos não apenas para a função que lhe foi confeccionada (catar a caca que seu amigo faz pelo caminho), mas uso para forrar o pote antes de fornecer a ração úmida, assim não sujo o pote de comida e não preciso gastar água para lavá-lo.

95103_Ampliada

Cata-caca

10003300000018-1

Ração úmida

O Quarto item são os acessórios de caminhada, coleira com identificação, peitoral, caso tenha optado pelo colete tático ele já serve como peitoral, uma guia longa e um cinto de segurança veicular.

Quinto e último item do B.O.B. canino é o Kit de Primeiros Socorros. Detalhe, esse kit tem que ser utilizado separadamente, não é recomendado utilizar um kit só para as duas espécies.

  • Carteirinha de vacinação;
  • Histórico clinico e telefone de um Médico veterinário de Confiança;
  • Termômetro retal;
  • Presto barba com lâmina descartável para retirar os pelos próximos de uma ferida;
  • Focinheira de plástico, já com o tamanho compatível ao animal que for usar;
  • Cobertor aluminizado;
  • Itens para curativo (Gaze, Algodão, P.V.P.I., Atadura elástica);
  • Lanterna de cabeça;
  • Tesoura;
  • Pinça;
  • Luvas de procedimento;

Medicamentos merecem uma lista a parte. Aqui vão algumas dicas de classes de medicamentos, contudo a escolha de quais moléculas podem ser usadas e qual a dose e frequência a ser administrada deve ser auxiliada por um Médico Veterinário!

  • Anti-inflamatórios
  • Antitérmicos
  • Antibióticos
  • Pomadas para lesões de pele
  • Repelentes para mosquito
  • Antieméticos
  • Analgésicos
  • Antialérgicos

Acredito que com essa B.O.B. canina mais a sua B.O.B. a evasão com seu amigo peludo tem tudo para ser bem-sucedida.

Texto escrito por Fagner de Moraes de Oliveira, formado em Medicina Veterinária pela PUCPR, Mestre pela PUCPR, Responsável Técnico da Clínica Veterinária Vet&Clin.

Anúncios

33 Comentários

  • Ótima abordagem do tema, adorei. Poderiam aborda-lá no canal do You tube? Seria de muito proveito para os tutores de cães.

  • Henrique Pissaia

    Muito bom o texto, seria muito interessante tbm vcs abordarem sobre a estocagem de ração para acrescentar na preparação em casa.

    • Fagner de Oliveira

      Olá Henrique.
      Estou te enviando um link sobre esse tema. Tenho feitos testes, acredito que vi dar certo, mas só terei certeza com o passar do tempo.
      Tem algum outro tema sobre Sobrevivencialismo Canino que você gostaria de ler?

      https://sobrevivencialismo.com/2018/09/11/alimentacao-canina-o-guia-completo/

  • ANDRE ANDRADE

    Ótimo tema, eu gostaria muito ver isso abordado por vcs!

    Abraços

  • Julio,

    Mais uma vez a equipe do Sobrevivencialismo manda muito bem. Se não bastasse vocês trazerem um material muito bom e diversificado, toda semana (mais de uma vez por semana), agora vocês se propõem a falar sobre Sobrevivencialimo + Cães….

    Ao meu ver perfeito. Fiquei tão feliz de ler sobre isto que mesmo sendo segunda as 11:29 PM, decidi parar para agradecer e tentar contribuir um pouco.
    Porquê vcs devem escrever sobre isto:

    1) Pela máxima – O cão é o melhor amigo do homem, e também da mulher;
    2) Hoje no Brasil temos mais famílias com cães do que com bebês menores que 7 anos (se a estatística não for esta é quase isto);
    3) Cão é um companheiro para todos os momentos. Por exemplo, agora o Meu esta esta dormindo de barriga para cima bem aqui do meu lado. Mesmo estando com sono, ele não vai para a cama, ele só irá para cama quando eu for. E isto eu não o adastrei para isto, é a forma dela de ser carinhoso comigo;
    4) Pelo efeito psicológico de acalmar as pessoas e fazerem elas se lembras que são humanas, que podem rir, chorar, se divertir;
    5) Pelo exemplo de “faça chuva ou faça sol vou acompanhar o meu dono”.
    ….

    Poderia continuar até o número 1 milhão, ou até o número de inscritos de vocês no YouTube, que com certeza hoje já passou algumas centenas deste número, mas posso apenas resumir dizendo o principal motivo, “CACHORROS NOS FAZEM SER SEREM HUMANOS MELHORES”.

    Parabéns pela iniciativa.

  • Gostaria de ver mais matérias sobre Sobrevivêncialismo canino. Ao meu ver, os cães são uma excelente ajuda, mesmo que representem uma preocupação a mais.

  • Célio Freitas

    Bom assunto, seria legal, termos uma continuidade
    abraços

  • Nayane Giraldi

    Muito interessante esse tema. Espero que tenha mais textos e quem sabe vídeos lá no canal falando sobre cachorros.
    Eu sempre levo a minha cachorrinha para acampar junto comigo, e isso faz um grande diferença, acho q se torna bem mais divertido.
    Caso tenham interesse em estudar mais sobre cães e principalmente sobre cães de guarda e adestramento, sugiro darem uma olhada no canal do Jairo Teixeira, se chama Bandog Brasil. Ele entende muito e fala com bastante propriedade do assunto.
    Abraços.

  • Caro Lobo e trupe, a ideia de por uma lanterna de cabeça no dog eu achei sensacional! 😀
    Perfeito, até se o dog for na frente fuçando algo vemos o que ele observa ou pesquisa.
    Só acho que isso não pode ser feito em território inamistoso, nesse caso o melhor é o silêncio dos movimentos do gato, para passar sem ser importunado.
    E se houver ameaça explícita e ataque iminnete, vale acender a lanterna para fazer o dog como alvo e isca enquanto detectamos a ameaça sem sermos vistos e a eliminamos, tem que ser rápido ou o dog dança!
    Agradeço a atenção.
    Obrigado

  • Muito bom!!! Espero que tenha mais textos tratando desse tema

  • Parabéns! Excelente texto! Sou entusiasta de uma série de textos assim. Quem sabe um vídeo ou dois no canal?

  • Homens e cães já sobrevivem lado a lado desde a antiguidade, o fator companheirismo que eles nos proporcionam já alivia a solidão e ajudam na segurança ao alertar a presença de estranhos. Parabéns pelo conteúdo e sim eu gostaria de ler mais a respeito desse tema!

  • Treinamento do cão e suas caracteristicas, acho que isso seria um otimo assunto a ser abordado

  • Alessandro Samuel

    Júlio, poderia falr dos cuidados com a saúde de cachorro

  • Alessandro Samuel

    Muito legal essa proposta

  • andrehtgti2

    Muito Bom!

  • J. C. de Oliveira

    Excelente tópico. O tema é certamente de interesse. Seria legal uma indicação mais direta de medicamentos para um kit de primeiros socorros ao cão, bem como algum guia compacto que permita que alguém possa ajudar o peludo enquanto não se chega a local onde ele possa ser atendido por um especialista.

  • Que sacada! Excelente ideia postar um artigo como esse. Aliás, a abordagem e abrangência do artigo também foram muito boas. Parabéns, pessoal e obrigado pelo artigo!

  • Keven Oliveira

    Com o domínio da agricultura o homem se tornou sedentário***

    • Caro Keven, sob uma dos significados da palavra vc está certo, sedentário é o ser com local fixo, mas sob o outro não, pois sedentarismo também pode ser entendido como a falta de exercícios. E nesse caso não tem lógica, o agricultor é talvez o mais ativo ser humano, visto que cuidar da terra exige esforço sempre grande, até os movimentos envolvidos no ato de plantar e cuidar são extremos, tanto é que 90% da massa umana prefere fugir para a bandalheira nas cidades.
      Além do que, o plantador não pode parar, não tem férias, ele fica preso dedicado aos esforços da agricultura forever.
      Em regiões frias, ele tem a folga do inverno, mas o ritmo do verão é escandalosamente mais intenso, até porque as condições são menos favoráveis.

      Mas é fundamental entender que antes de ser agricultor o ser humano foi nômade em parte, pois todo antropóide tem um território delimitado.
      O cão só se associou ao ser humano muito mais tarde na saga deste.
      Toda nossa fisiologia é VEGETARIANA, nem suco gastrico temos eficaz para a digestão cadavérica, tanto é que a ulcera é uma doença muito antiga, não é doença moderna como prostatites, cancer, enxaquecas, diabetes, e toda sorte de patologias oriundas da alimentação incoerente. E vegetarianos não tem ulceras de forma alguma, salvo se são veganistas, mas veganismo não é alimentação, é cinismo e modinha, afinal comer “caixas” e “embalagens diversas” não é lógico e nunca será, alimento é sempre in natura, ou o preço é o câncer, a mutagenia celular decorrente do descompasso fisiológico e alimentar.
      Quando o ser se conduz de forma demente, as células se rebelam e entram em neoplasia, de forma que buscam evidentemente RENASCER, ou seja, já descartaram a coletividade (corpo) como viabilidade!
      E o que afirmo é tão absoluto que desde que surgiram as “purinas” da vida, cães tem câncer, obesidade, e toda sorte de patologias que eram raras no passado se não inexistentes!
      O nomadismo é natural entre vegetarianos, vide ungulados que pastoreiam as imensas savanas africanas. E claro, os antropóides que zanzam muitos kms todo dia para se alimentarem.
      Assim o ser humano primevo era nômade mas vegetariano.
      O lobo entrou na vida do ser humano no momento que ele foi submetido a ataques externos e não glaciações como alegam os “doutos”. Afinal se vc deixar um gorila com fome, ele NUNCA irá ingerir defunto e se o fizesse morreria de septsemia na mesma hora!
      As vacas loucas que foram alardeadas há alguns anos atrás, a tal doença da esponjiformagem cerebelar é oriunda da demente ideia dos criadores darem DEFUNTO em rações para as vacas. Ela inbgeriam carne de cordeiro moida para render mais e o preço foi uma doença gravíssima e essa doença acomete toda a humanidade, só que depois de centenas de gerações forçando essa alimentação, ela acabou ficando normal, ou seja a loucura e irracionalidade é normal entre humanos! Vide as pessoas acharem inclusive que buraco de fezes é órgão sexual e quando uma espécie ataca a própria reprodução (quer algo mais abominável que emular vagina com ânus, sexuar através da brutalidade com seres que não estão aptos a reproduzir como crianças e até cadáveres como é o caso da necrofilia, ou nenhum macho se mobilizar para matar estuprador que é o macho ômega covarde exuberando em busca da destruição da espécie? Como mostro o ser humano é DOENÇA PURA NA VEIA) é um claríssimo indício de que a degeneração chegou a tal patamar que a própria espécie busca a extinção!

      É fundamental a leitura da bíblia para entendermos como surgiu a necrofagia, pois é claro sobretudo em levitico, números e deuteronômio a frase elucidativa de deus: Façam holocausto, pois o cheiro e aspecto de carne queimada é agradável ao senhor”!
      Só essa obra prima da bestialidade diz tudo sobre o regime alimentar do ser humano, da mesma forma que criadores dementes obrigaram a comer carne as vacas, essa entidade faz o mesmo com o ser humano! E como já diziam os eruditos como por exemplo Elifas Levi: ” o que é em cima é embaixo” ou seja, o ser humano faz aos animais o que a criador (pecuarista) de humanos faz com ele!
      Se acha que estou equivocado leia gênesis e verá: “os elohin (plural de eloha, aquele que veio das estrelas) encantados com a beleza das mulheres dos homens, as tomaram para si”.
      Ou seja, o ser humano foi sequestrado por uma entidade de algures que o moldou a imagem e semelhança dela, louco, incoerente e inconsequente!
      Mas o ser humano original não é cria dessa aberração, ele é sequestrado e mais nada.
      A pergunta que fica é por que esse troço tomou de assalto o ser humano, e a resposta é um tanto abstrata para a compreensão atual do ser humano, essa entidade tomou o ser humano de assalto para virar deus.
      Estude egrégoras para entender o que falo.
      Se todos te tomam por deus, mesmo que não seja, acaba virando, pois o que faz a realidade é o tamanho da massa sonhando o mesmo sonho (para entender isso ache sua mão no sonho, no sonho lembre do que sugiro e olhe sua mão, nessa hora será catalizada a sua percepção e perceberá que sonhos são a mesma coisa que a realidade, mas no sonho sonhamos sós!

      Sei que é um tanto cabuloso aceitar ou entender o que afirmo, mas se vc achar a mão no sonho, na mesma hora entenderá tudo claro como água. Pois usar de nossa consciência cotidiana em um sonhop cataliza o entendimento original que sempre esteve conosco, mas que foi apagado por deus e seu programa inserido, o cadavorismo e toda abagaceira que é a submissão a essa aberração bestial.

      Resumindo, o ser humano só se aliou ao cão em tempos relativamente recente e não descarto a possibilidade dessa entidade ter mutado o lobo (não o nosso anfitrião), pois o olhar do cão é supinamente humano para não ser artificial, ou os lobos foram inteligentes ao extremo emulando o modo humano, ou foi mutado por esse troço.
      Mas não tem lógica qualquer animal aceitar de forma tácita se submeter a qualquer outro ser, logo, o lobo foi também mutado por deus e assim se fez cão, com essa manobra deus amarrou o ser humano de todas as formas, pois quando o humano começou a matar para comer ele foi estigmatizado e anatematisado pela Mãe natureza, a real divindade. Vide o conto de Rudiard Kipling, O livro da Selva, que foi distorcido no ocidente pelo bando de walt disney virando mowgli, o menino lobo. No original não havia mortes na selva, e o tigre foi o primeiro a matar e os capins o marcaram para sempre chibatando-o marcando as listras que são a marca do matador.

      O ser humano matador ganhou inimigos a rodo e o cão se fez fundamental, pois até o ser humano virou inimigo do ser humano e nesse caso nada como um aliado fiel que não pode ser comprado pelo poder do vil metal.

      Ler a bílbia INTEIRA é fundamental para o entendimento da real saga humana e essa não é em nada aparentada com as estórias de caroxinhas que os “doutos” nos contam!

      É isso, e como já dizia Confúcio, somos o que ingerimos!
      E Krishnamurt vegetariano explicitou de forma absoluta: ser ajustado à uma sociedade enferma não é sinal de saúde!

    • Esquece tudo o que esse fanático religioso falou…
      Nossa espécie só conseguiu povoar continentes além da África após o consumo de proteína animal.
      Úlcera gástrica não tem absolutamente NADA a ver com consumo de carne.

      • Fanático, eu???
        Ou será vc que me adjetiva sem sequer perceber que eu baixo a lenha em deus?
        Já pedi e peço de novo, usem o cérebro para me responder, colocar estupidez vaga não tem sentido! Isso não é sobrevivencialismo! Isso é suicídio de proposta, sua proposta já começou morta, sem a base epistemológica da argumentação!
        Dizer que segundo vc a Ãfrica foi conquistada com o cadavorismo é completamente sem sentido, sobretudo quando a proposta se encerra de forma tácita e arrogante!
        E pior, vc acha que é SUA conclusão do que sou a medida de todos, vc entende que basta vc se manifestar preconceituosamente e reacionariamente (e preguiçosamente) que é o suficiente como medida para todos, vc se cre alfa sem sequer saber argumentar, é tão incoerente que acusa um anti divindade de religioso!
        Sua medida é SUA, seja mais humilde e não a imponha aos outros de forma vaga e arrogante, mostre por A+B que seu argumento é embasado!

        Agora vamos às suas “arjumentações”.
        Ulcera gastrica é oriunda do desequilíbrio acido base no estômago (claro que “merdicos” afirmam que é oriunda até de viroses e bactérias, mas vou decupar essa questão de forma coerente.
        Ácido clorídrico, o ácido do estômago é supinamente corrosivo, se vc enfiar sua mçao em seu estômago terá ela completamente queimada! Quando o alimento é cadavérico, é essencial uma secreção de ácido absurda para quebrar as proteínas extremamente complexas (estude sobre metabolismo dividido em catabólise e anabólise), e o muco protetor não aguenta a pemba, e deixa sem proteção parte do tecido do estômago e o resultado é corrosão nesse tecido com consequente ferida, da mesma forma que úlcera peptica é resultado de reflúxo onde não há proteção efeitva da mucosa protetora.
        Ademais, é fundamental algum conhecimento de ZOOLOGIA, para fazer testes comparativo com animais cadavoristas realmente. Um exemplo curioso são os urubus e abutres e até condores, os cars comem defunto, carne morta decomposta e voam absurdamente alto para terem uma irrigação de OZONIO de forma que as bactérias aneróbicas dancem antes de gerar sequelas.
        Se vc enfiar sua mão no estômago de seu cão, ficará com sua mão supinamente mais queimada do que a queimada em seu estômago. Pois o muco dele é mais denso e a secreção ácida é absurdamente maior.
        Bom, fechamos a segunda sandice, vamos à primeira.
        Acreditar que humanos são descendentes de australopitecos afarensis (oriundo da planície de afar na Etiópia) ou outro piteco (do grego pithekos = macaco – pitecantropus = piteco antropoide) é insano, isso é papo de darwinismo que foi alavancado para que o ser humano não pudesse entender sua real origem no mesmo ritmo que criava um semi cisma religioso fundamental para o divide et impera, mas sem dar base coerente para a análise da questão.
        O gap evolutivo além de não fechar os tempos evolutivos (se gente tivesse evoluido do macaco, as drosófilas melanogaster (mosca das frutas) teriam já dominado o universo, pois a cada semana elas reproduzem e naturalmente na altura do campeonato já teria chegado aos píncaros evolutivos.
        Ademais, todos os animais fazem suas habitações, inclusive os parentes humanos antropóides, e acreditar que “homens das cavernas” usavam cavernas de moradia é afirmar que eles eram incapazes de fazer suas habitações, eram completamente retardados mentais!
        E isso é o que defendem os quadrúpedes arqueólogos! Os mesmos que são percebidos completamente fraudadores com inclusive manobras de montagem de esqueletos com ossos de toda sorte de animais para dizerem que a aberração criada por eles havia sido um animal pré-histórico!
        Logo, fica patente que NUNCA o ser humano evoluiu do macaco, ele é uma criação mutante, gerada por entidades alienígenas. A prova mais cabal é que existem N evidências que provam que o ser humano está aqui há mais de 5 milhões de anos, pois há registros, inclusive com fotos (das décadas iniciais do sec XX) de botas esmagando trilobitas, e trilobitas são do período cambriano segundo os “doutos”. Ou o período cambirano foi recentemente, ou o ser humano tem mais de 3000 milhões de anos, faça a sua escolha!
        Leia sobre as pedras com arte rupestre de Glozel para entender que já na p´re história a galera usava SAPATOS MODERNOS! No templo de Salomão existiam pararraios mais de 2 mil anos antes do Benjamim nascer! A pilha quimíca já existia na babilônia mais de 2 mil anos antes do Alexandre Volta nascer, e se eu for citar cada caso de a tergiversação histórica eu não acabo mais! Sugiro que leia os proibidos da arqueologia, antropologia e todas as “logias” outras.
        São livros que só achará em sebos, a maioria em português de portugal pois nessa fossa de paiséco leitura é proibida para garantir o emplacar absoluto dos BBBs, novelas e futebol, e sobretudo, a fecalopatia, o uso demente do buraco de fezes em emulação de ato sexual, não por acaso chamo esse paiséco de fossa, embora reconheça que o resto do mundo ocidental é fossa também!
        Agora juntando tudo: as proteinas são cadeis compléxas e muito grandes para atravessar as paredes celulares, assim o corpo quebra-as (catabólise) e depois as reconstrói (anabólise). A imensa maioria das proteínas e vitaminas não existem na natureza do jeito que precisamos delas, elas são reconstruídas em nosso corpo de acordo com nossas necessidades. Assim achar que a proteina animal é fundamental é estupidez, pois a proteina que consumimos NÓS MESMOS AS CONSTRUÍMOS!
        Acreditar em falácias dos lobies pecuaristas no mundo acadêmico e médico só interessa aos pecuaristas, e toda a cadeia industrial que se beneficia dela!
        Só para entender o quão nefastos são esses personagens basta ver que eles argumentam até hoje que leite é bom para ulceras e alcalinização , só que esquecem que ácido com base dá ÁCIDO e ácido com ácido dá BASE, ou seja, é mais saudável comer limão ou abacaxi para alcalinizar o corpo e sobretudo o estômago do que ingerir leite que ACIDIFICA O CORPO!
        Já pensou se eu fosse arrogante como vc? Eu iria dizer para todos que não é para te ouvir pois não conhece sequer os princípios de qualquer ciência!
        É isso caro André, eu gosto quando buscam me contestar, garante o saudável brainstorm, mas contestar sem base é incoerente. Eu não escrevo para ofender ou incitar qualquer coisa, eu escrevo porque tenho memória fotográfica e com isso consigo triangular coisas que todos esquecem e por isso ficam â mercê de psicopatas travestidos de doutos. Um debate bem embasado é um brainstorm, e um mal embasado é um brownstorm, escolhamos o storm cerebral é mais legal!
        Agradeço a atenção

    • Como eu disse, ignore tudo que este fanático religioso está dizendo. Sendo cristão ou não, o comportamento de cuspir inverdades como se fatos fossem é nitidamente radical, ao ponto de sequer entender a minha colocação. Rotula todos os outros que não seguem sua visão torta do mundo e simplesmente fica inventando pseudofatos sem comprovação alguma.
      Mas, ele deve ser o único certo, já que todos os outros ficam “â mercê de psicopatas travestidos de doutos”(sic).
      Em tempo, deve ter frequentado uma faculdade de medicina bem ruinzinha para terem ensinado que leite é bom para dispepsia.

      • Deixe-me ver se entendi, vc me ataca adjetivando e sou eu o que acusa os outros?
        Vc sequer consegue concatenar um raciocínio e eu é que sou um religioso?
        Se é mentira o que falo, por que vc não é capaz de contestar, se limita a ataques COVARDES (pois de frente e só, dúvido que fale o que fala)?]A coisa mais fácil é provar que estou errado, faça isso!
        Por favor diga onde rotulo alguém, da mesma forma que faz agora.
        Minha sugestão, não leve para o lado pessoal, pois dessa forma não se sentirá ofendido pelos mais equipados do que vc. Eu não tenho culpa se vc não é capaz de se virar só, não tenho culpa se vc precisa de médicos ou é um.
        Provavelmente sob o seu prisma o Krishnamurt era um religioso que rotulava a todos afinal ele é o autor da frase: em sociedade enferma, ser ajustado a ela não é sinal de saúde.
        Consegue provar que os “doutos” estão certos?
        Faça isso e será melhor para defender seu ponto de vista do que atacar só porque vestiu a carapuça.
        Em tempo, não fiz medicina e tampouco permito ser tocado por médicos ou afins, não entro em um hospital há mais de 25 anos, NUNCA TOMO REMÉDIO, minha saúde é PROBLEMA meu e se eu não for capaz de garantir ela o melhor é morrer a ficar a mercê de “dotores”. Esse é o preço que pago por ser vegetariano e quase completamente crudivoro. 😀
        Eu me garanto e sou sortudo.
        Já dizia Schoppenhoer: “a modestia é a forma do que tem talento pedir desculpas para o que não tem nenhum”
        isso É sobrevivencialismo!

        Finalizo repetindo: SUAS MEDIDAS NÃO SÃO AS MINHAS, VC NÃO TEM A MENOR IDEIA DO QUE SOU OU O QUE POSSO.

      • Vezes em que menosprezou pessoas que discordam de suas ideias esquizofrênicas:
        1 – veganismo não é alimentação, é cinismo e modinha
        2 – não glaciações como alegam os “doutos”
        3 – depois de centenas de gerações forçando essa alimentação, ela acabou ficando normal, ou seja a loucura e irracionalidade é normal entre humanos
        4 – estórias de caroxinhas que os “doutos” nos contam!
        5 – cadavorismo e toda abagaceira que é a submissão a essa aberração bestial.
        6 – sobretudo, a fecalopatia, o uso demente do buraco de fezes em emulação de ato sexual, não por acaso chamo esse paiséco de fossa, embora reconheça que o resto do mundo ocidental é fossa também
        7 – o médico que não sabe física não é médico, é um engodo encanudado, útil aos dominantes e suas agendas de degeneração, mas despido de qualquer utilidade factual para a lida da vida
        8 – os “mérdicos”
        9 – também são filhos de deus e merecem aliviar seus sacos e quiça reproduzir suas inexistentes qualidades
        10 – Se é para misturar raças, que seja feito com os melhores exemplares de cada espécie, ou então é DEGENERAÇÃO PURA, vide essa naçãozinha degenerada chamada brasil, uma salada do pior com o pior!

        Tudo isso em um simples tópico sobre Cães em sobrevivencialismo. Sem falar nas milhares desinformações sem evidência alguma que está a reproduzir. Existe ciência e existe tudo aquilo que não conseguiram provar, este esquizofrênico racista deve defender que a terra é plana também.

      • Andre, MUITO OBRIGADO!
        Você está sendo “brilhante” ilustrando de forma cabal tudo o que afirmo!
        Agora em seu último post destes um show!!
        Vamos lá decupar essas questões.
        Tudo o que listou foram GENERALIDADES, eu generalizei.
        Veganismo só é bom para a turma metrossexual, pois nutrição não garante, exemplo disso temos o Patrick Swayze, que mesmo veganista, malhador, rico, pegou câncer de pancreas! Comer comida de caixa é ingerir VENENO!
        A segunda é sem nexo, tente de novo.
        Se vc acha que a irracionalidade não é regra também, deve achar normal buraco de fezes emulando vaginas, e realmente o faz!
        Essa quarta de novo ficou sem nexo, cite as tais caroxisses.
        Essa quinta sugiro que leia a bíblia, o V.T., alias, peço que ache no iutube uma narrativa pois a sua incompreensão de texto é patente (isso sim não é generalidades, é especificismo).
        Essa sexta é aquilo, só quem tem biotas intestinais no cérebro entende que buraco de fezes é sim órgão sexual, sem observar que sexo é reprodução e se sexo é reprodução, gente e e fezes… …são a mesma coisa!
        Médico que diz que é negação em exatas, é negação em medicina também pois todo fenômeno bioquímico é fenômeno físico, algumas fontes:
        https://veja.abril.com.br/saude/erro-medico-mata-mais-que-cancer-no-brasil/
        https://www.hopkinsmedicine.org/news/media/releases/study_suggests_medical_errors_now_third_leading_cause_of_death_in_the_us
        https://www.irishtimes.com/news/health/medical-errors-causing-1-000-deaths-a-year-conference-told-1.3214386
        E observe que só listei os dados “oficiais” das fake news, se eu for para os dados reais, a coisa APAVORA!
        Para mim quem pratica intervenção cirúrugica por razões estéticas, faz cesáreas só para acelerar a coisa, prescreve veneno (antibiótico o nome já diz o que é) para qualquer um (tanto é que resistencia a antibiótico é regra e não exceção), ou simplesmente segue a lógica ocidental de intervencionismo sem prevenção é mérdico sem dúvida, e a maioria o faz!
        Essa nona é sem comentários!
        Na décima seu show beirou os píncaros da insanidade!
        Peço que cite um caso de criador de nelore POI que sexua suas vacas campeãs com gado borra?
        Cite um caso de um criador de manga larga que permite sua égua campeã ser montada pelo pangaré, e mesmo se ele permitir, cite uma égua de estirpe que aceite o pangaré.
        E claro, eles, os cães, o assunto do tópico que desviastes de forma demente: cite um caso de criador que permitiu seus “cinobrothers” sexuando com cães sarnentos.
        E claro, me liste valores realmente pertinentes do povo brazuca. Me diga onde a corrupção sistêmica que assola a humanidade é benéfica, me cite uma mulher que enche o rabo de alcool que fica orgulhosa da cria gerada nesses momentos etílicos. Se acha que alguma é feliz com o resultado, sugiro que observe o empenho das pessoas em entregar seus filhotes para os outros criarem em creches, ou que em vez de se dedicar aos filhos prefere ir caçar omem (homem não se aproxima de mulher bêbada, e se aproximar é para tentar ajudá-la a entender a caca que faz). Me diga quantos homens têm a dignidade de NUNCA tocar em uma prostituta entendendo que abuso econômico é ESTUPRO também.
        Me cite quantos que se dizem homem e não ingerem viagra, ou não enchem a mulherada de alcool para poder comer fácil.
        Entendo uma frase atribuida a Bob Marley axioma: nunca seduza uma mulher se vc não pretende amá-la. E admito que quando fui um bêbado comia todas, até porque a mulherada inteligente entende inteligência afrodisíaco total!
        E claro os exemplos maiores são que nos últimos 40 anos o QI médio caiu 20 pontos, ou seja, hoje um tosco (QI de 80) é entendido normal, ao passo que a quarenta anos o de 100 era normal! E hoje buraco de fezes virou órgão sexual até por lei!
        Na sua conclusão nada concluiu pois sequer citou alguma insanidade que afirmou que escrevi.
        Já me chamou de fanático, religioso, racista, esquizofrênico tudo seguindo a agenda de ofensa ad hominem!
        Mas o que é esquizofrenia? É uma divisão da psiquê, onde chega-se até a ouvir insanidades, e pela sua “interpretação de texto, é evidente que vc ouviu em minha escrita algo que te desagradou e vc de cima de sua capacidade mandou todos ignorarem o que eu digo, veja bem, vc MANDOU as pessoas esquecerem tendo a sua medida como absoluta e eu é que sou esquizofrênico?
        Que a carapuça lhe serviu não creio haver dúvidas, mas entendo que QUALQUER PATOLOGIA É CURÁVEL, e para isso é fundamental ficar forte e comer correto pois somos o que ingerimos, respire, faça Yoga, mude seu regime alimentar claramente nefasto e assim ficará livre das enfermidades que te assombram de forma tão absoluta ao ponto de sublimá-las me acusando de coisas que sequer tem alguma coerência. O que vê em mim está em vc, a sublimação é mecanismo pertinente ao egopata negando suas fragilidades transferindo-as para outros.
        Mais uma vez lembro-lhe que suas medidas são SÓ SUAS E NÃO A DOS OUTROS!
        Isso é sobrevivencialismo, mostrar por A+B sem mergulhar nas medidas pessoais!
        Em tempo, a Terra é OCA, e se quiser provo de forma cabal como sempre faço! 😀
        O primeiro douto moderno a entender isso foi Edmond Halley o astrônomo que descobriu o cometa de mesmo nome.
        Já ouviu falar de analfabetismo funcional?
        Voltando aos cães, cito o indefectível Ibrain Sued (Sued é um anagrama de deus, é deus ao contrário): enquanto os cães ladram a carruagem passa!
        Ninguém cria cão de guarda sem pensar nele como escudo canino, pois ele não é criado para ser o querido, mas para ser o guerreiro primeiro em um possível ataque. Essa última fica para os gênios de hates em rates! 😀

      • Primeiramente não mandei ninguém fazer nada, foi um conselho.
        Eu listei suas ofensas, não cabe a mim explicar o raciocínio torpe que o levou a construí-las.
        A esquizofrenia tem como um dos sintomas a alucinação, mas não é patognomônico. Os sintomas que você apresenta são a incapacidade de se adequar à sociedade e de separar ficção de realidade. Mas não, não foi um diagnóstico online.
        E, como já evidenciei no comentário anterior, quem desviou do assunto da cinofilia foi você.

      • Se não é capaz de entender as coisas de forma epistemológica, nada posso fazer por vc.
        Sou contra a compartimentação do entendimento extamente por conta de seu comportamento, gera arrogância mas não garante raciocínio.
        E de novo: SUA MEDIDA NÃO É A MINHA.
        Passe bem.

  • Excelente tópico! Sou fascinado pelo tema e acredito que qualquer sistema está incompleto sem pelo menos um cão.

  • Muito bom esse artigo, bem completo para uma preparação inicial de cães. Espero mais artigos, alguns com raças recomendadas.

  • Isaac Bezerra

    Sem duvida um cão tem sua importância na sobrevivência… mas na minha humilde opinão não é qualquer cão… cachorros de raça por exemplo são muito frágeis, eu eacolheria um bom e velho vira-lata… são quase imortais… não precisa se preocupar muito com comida.

    • Concordo com você em parte Isaac… vira-latas ou cães SRD -sem raça definida, são muito resistentes….. lembro do simpático cachorro que aparece no filme Mad Max II… mas, por outro lado, o temperamento deles não é padronizado e desta forma não podemos treinar um vira-lata para uma função que queremos, … exemplo: se você quer um cão de guarda, um pastor alemão de raça vai ter características de temperamento definidas e próprias para treinamento em segurança… com vira-latas isto é incerto ( não disse que não seja possível) pois naõ existe um padrão de temperamento ou de características físicas…… se fosse possível treinar vira-latas acredito que todas as forças policiais e militares do mundo utilizariam este tipo de cães, pois são muito mais resistentes e não pastores alemães, rotweillers, etc…

      • Caro Welthon, penderei para o lado do argumento do do Isaac, não por ter dito algo equivocado, mas porque o que colocou é específicidade e animais especializados são ineficazes inclusive no suprir das próprias prerrogativas.
        É a mesma coisa que um brutamontes de academia, ele é eficaz para levantar peso mas é incapaz de subir em uma árvore ou nadar e correr alguns quilômetros e o pior, precisa de muito mais reforço alimentar para sustentar a massa “perdulária”, ao passo que o multitask é mais leve e eficaz em “n” modalidades. O mesmo serve em todas as esferas, o médico que não sabe física não é médico, é um engodo encanudado, útil aos dominantes e suas agendas de degeneração, mas despido de qualquer utilidade factual para a lida da vida, afinal todo fenômeno é acima de tudo HOLÍSTICO, ele é sempre multidisciplinar e só existe uma ciência real e é multidisciplinar, ou fechamos os gaps em todas as vertentes ou qualquer proposta não passa de teoria!
        Um fila por exemplo é o mais formidável animal de guarda no brasil, é inclusive apavorante, enorme, pesado com uma mandíbula que cabe uma cabeça humana dentro e com mais de 70 kilos. Qualquer outro cachorro é facilmente subjugado por um combatente com entendimento cinófilo e capacidade de combate, mas um fila é tão pesado e bestial que desequilibra a questão. Entretanto é uma raça nova e como toda raça nova é cheio de “vicios redibitórios”, e conforme envelhece acaba perdendo olfato e audição e cão sem esses sentidos e pesado e forte é perigo e não segurança!
        As doenças cinófilas têm preferência por cães de raça, o rotweiler junto com o dobermam por exemplo têm o péssimo “hábito” de pegar parvovirose, e isso é decorrente da construção da raça!
        Já um labrador é “o cara” quando a assunto é água, eu pessoalmente gosto deles porque sou nadador e eles tem pique para acompanhar até nado de crow em ritmo tranquilo, e com um fôlego que faz com que seja muito difícil fugir de um labrador e se é nadador mediocre não escapa, as unhas do infeliz vindo para cima arranham abundantemente.
        É dog perfeito para se nadar junto! Mas para guarda, dependendo da vibe do ladrão ele até convida o ladrão para comer ração! Mas na caça é de novo fantástico quase parelho com pointers, sabujos, setters e etc.
        Já o boxer é bom nadador e bom cão de guarda.
        Fica patente que o carater e tendencias do cão devem andar par e passo como nossa vontade de ter um cão e nosso setup!
        O cão tem que ter uma personalidade similar à nossa, e também as caracteristicas anatômicas, um corredor melhor se adaptará com um cão trotador como um pastor, pois os pastores são raças antigas e afeitas ao trote, só para entender o maior trotador do planeta são os chacais e coiotes, que perambulam pelo menos uns 30 km todo dia, e toda raça antiga é trotadora por excelência pois tem a caracteristica trotadora do ancestral lobo mais aguçada.
        É importante notar que características pontuais realmente fazem a diferença na excelência, tanto é que o nadador labrador tem membranas interdigitais avantajadas, ou seja, nenhum cão sem essa característica terá qualquer chance de ter a performance dele na água.
        Um akita é cão de guarda, mas não late, ele ataca se tem o território invadido, assim não é interessante para quem quer um cão latidor.
        Um dogue alemão é grande mas é manso, e sobretudo com pouca maleabilidade mas alta velocidade. Serve para guarda pelo seu tamanho descomunal.
        Conheci alguns dogues alemães que conheceram um dobermam e se embalaram brincando com um doberman jovem e o infeliz dobermam apavorado, com os pelos da cernelha tão arrepiados que dava dó, fugia como o diabo foge da cruz e o mais interessante eram os dogues tentando fazer curva como o dobermam, tentavam freiar com a inércia digna do tamanho deles e se embolavam no chão sem conseguir parar ou fazer as curvas dobermânicas. Mas na reta, o dobermam acelerava que era uma maravilha mas rapidamente os dogues e suas “perninhas” alcançavam ele fácil, fácil!
        Já o dogue brasileiro (bull boxer) é de guarda e é bravo mas é menor e menos formidável que o dog alemão. Foi uma felicíssima cruza com resultados positivos. Tem alguma semelhança com o dogo argentino (outra maquina de combate e guarda, mais eficaz que pitbull, pois é maior com as mesmas características mandibulares, mas branco não serve para algo que dependa da “invisibilidade”).
        Para perseguir uma moto (perereca) o dogue alemão é sem dúvida melhor pois alcança mais de 45 km por hora tranquilo, mas se é para fazer curvas ele não é o escolhido.
        Já os vira-latas são em sua imensa maioria algo difuso, difícil de categorizar.
        É fundamental entender que pela diversidade racial é interessante até fazer mix entre raças distintas para garantir características pontuais, desde que usados cães de qualidade (caso do dogue brazuca).
        Aliás, é por isso que racismo é fundamental em qualquer espécie, mas na espécie humana os dominantes já sobremaneira degenerados criminalizaram a maior arma para a exponenciação das espécies, o racismo, afinal se a humanidade for forte, eles serão exterminados!
        Aos que acreditam em balelas eugenistas, vale observar que espécie com uma só raça ou raça difusa facilmente é exterminada com uma simples virose.
        Racismo é sim fundamental, mas não para governanças salafrárias, apenas para a própria espécie!
        Conseguiram entender porque qualquer campanha de defesa racial é criminalizada pela dominância e sabotada e caluniada pela mídia?
        Ela é o maior perigo para as elites dominantes!
        Se é para misturar raças, que seja feito com os melhores exemplares de cada espécie, ou então é DEGENERAÇÃO PURA, vide essa naçãozinha degenerada chamada brasil, uma salada do pior com o pior!
        Se há alguma dúvida sobre essa questão, sugiro que assistam TV o dia inteiro para entender as “preferências nacionais”.
        E essa questão foi abordada inclusive pelo almirante cook quando passou por aqui, tanto é que tentou proibir a tripulação de sair do navio, ele sabia da vocação de sexo fácil dos nativos híbridos, e isso aliado às terras imensas eram uma grande oportunidade para os marujos de uma nova vida na terra nova!
        Além do que, apesar da fama, cadelas SELECIONAM a parceria, ao contrário de “umanas” (é comum mulher dizer que o ex era cachorro sem perceber que quem sexua com cachorro é cadela, pejorativamente falando) e até humanas, que inclusive enchem o rabo de alcool para cair na fornicação sem culpa, e sempre com argumentos estúpidos de que sexo é “amor”, “prazer” e toda sorte de imbecilidades, e o pior, os “mérdicos” (alegam inclusive que a sexualidade “umana” é o que garantiu o avanço social, sem observar que uma sociedade doente tem que sumir do mapa!) também defendem essas posições, afinal eles lá do fim do alfabeto também são filhos de deus e merecem aliviar seus sacos e quiça reproduzir suas inexistentes qualidades! As cadelas são inclusive fortes como os machos garantindo que nenhum lixo estuprador as toquem, afinal sem sociedade religiosa degenerada não existe papo de sexo comunhão, sexo é REPRODUÇÃO DEPOIS DA SELEÇÃO, e só depois da seleção que com certeza não é a do brasil!
        Em minha opinião o cão perfeito teria que ser cruzamento de labrador (mãe) com um vira-latas (macho) de pelo curto e tamanho médio (uns 50 cm na cernelha) com focinho médio também.
        Afinal vira-latas são sobrevivencialismo na lata! 😀

        Gostei da modalidade “tem que ler” pois ela seleciona os participantes, além do que o tema é realmente fundamental para o sobrevivencialista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s