Clima: O criador de desastres

Um dos assuntos mais fascinantes que eu tive de estudar para tirar a licença de capitão marítimo foi previsão de clima. Na década de 70 não havia satélites com fotos ou imagens de radar ao vivo para se confiar, nós tínhamos que aprender a prever o clima observando o céu, nossos arredores e registrando as mudanças na pressão barométrica. A velocidade do vento era deduzida a partir de como ela afetava os objetos ao nosso redor. No mar, nós olhávamos a crista das ondas para julgar a velocidade do vento, enquanto na terra olhávamos para árvores ou qualquer outro mato.

Quando eu comecei a estudar sobre este assunto eu tinha muitos livros interessantes e um guia de bolso que tinha várias referências simples para poder carregar comigo. Um guia como esses ajuda a determinar as diferentes formações de nuvens e os climas que são associados a elas.

Periodicamente registrando – a cada meia hora – a mudança da pressão barométrica e associando com os padrões de nuvens nós conseguíamos ir montando a previsão climática. Depois disso somávamos a direção e velocidade do vento… E assim a previsão ia ficando clara.

Hoje, conforme começo meus estudos dentro da área da preparação, eu percebo a importância de conhecer o mínimo sobre previsão climática visto que a maioria dos desastres na América são relacionados ao clima. Por isso, entender quais os efeitos do clima na maioria dos desastres tem de ser uma preocupação de alta prioridade.

Quando eu comecei a assistir canais de previsão meteorológica na metade da década de noventa vi que eles focavam em avisar o que estava acontecendo. Se e quando alguma tempestade acontecia, eles mandavam pessoas para o local para poder cobrir o evento. No estúdio, um meteorologista iria analisar as condições enquanto o clima progredia. Isso era ótimo para mim, pois eu estava vendo o que eu andava estudando nos últimos 20 anos e percebendo o quanto essa ciência havia avançado.

Ao observar um incêndio florestal atualmente, nós podemos predizer o como a umidade e o vento poderão afetar a velocidade e direção do fogo. Quando uma explosão química acontece, o clima vai determinar as áreas de perigo para onde a substância será levada. Entender os princípios básicos deste assunto podem ajudar até quando você precisa atravessar várias pontes e uma chuva forte está caindo.

Na verdade, muitos fatores podem ser previstos somente com o clima. Por exemplo, um verão com pressão barométrica estável tem a tendência a trazer ondas de calor, que são a causa número um de fatalidades nos EUA. Aqui no Texas, nós entendemos tudo de ondas de calor e secas.

The worst disasters in America are weather related.

O piores desastres são relacionados ao clima

Prever os efeitos do clima em constante mudança ao nosso redor nos dá a habilidade de se preparar para ele. Se uma grande crise acontecer o clima será um grande fator afetando nossa sobrevivência. Isso nos faz pensar em algumas questões:

  • Os sites e canais de previsão do tempo só funcionam enquanto há luz elétrica, mas e depois?
  • Você tem um rádio de emergência que funciona a corda ou placas solares?
  • E que tal conhecer o clima por meio de frequências de radioamador?
  • O que acha de ter um pequeno anemômetro e barômetro para te ajudar?
  • Um guia de bolso para ler o clima está nas suas preparações?

Todas essas questões podem ser resolvidas facilmente.

Como um exemplo de atenção local, aqui na costa do Golfo no Texas nós temos frentes tropicais no inverno e no verão. O ar quente e úmido do Golfo é levado para dentro do continente, enquanto isso correntes geladas descem na área conforme ventos do sul com ar mais seco se chocam com o mais quente e então uma frente tropical surge.

Moradores de longa data da região do Golfo sabem tudo sobre furacões e inundações, sabem que estes eventos estão associados diretamente com as pressões baixas e altas do clima.

Além disso, a topografia também tem um papel importantíssimo de como o clima vai afetar uma localidade. Busque aprender os padrões de clima para as diferentes estações do ano onde você mora! Conhecer estes detalhes e somar isso a um conhecimento básico de previsão de clima pode ajudar você demais. Discernir a velocidade e direção do vento, formação de nuvens e pressão barométrica é tudo o que você precisa aprender… E esse tipo de informação não é difícil de coletar.

Use o seu guia de campo para classificar as nuvens e para ter uma referência. Se possível, tenha consigo uma pequena e portátil estação de tempo (Ex.: Anemômetro) para ter acesso a velocidade do vento e da pressão atmosférica. Além disso, uma bússola para registrar a direção do vento, um lápis e um bloco de notas a prova d’água para registrar todos dados a cada meia hora.

Veja só, com um pequeno investimento você pode ter todas as ferramentas para prever o clima dentro da sua mochila. O que eu uso custa menos do que uma boa faca de caça e ocupa praticamente o mesmo espaço. Eu carrego eles comigo quando vou tirar fotos ou quando vou na praia praticar. Se você pesca, estes itens serão um aliados fantásticos para você e também uma boa desculpa para comprar essas ferramentas.

Ter conhecimento básico sobre a previsão do clima é a grande diferença entre saber quando você pode ir procurar um abrigo melhor para ficar seguro ou  ficar preso no meio da tempestade quando o mau tempo chega.

Muitos desastres poderiam ter um número bem menor de fatalidades se as pessoas levassem isso em consideração. Ter um conhecimento básico sobre o clima, como ele pode afetar a sua região e o que você precisa para um abrigo poderia salvar muitas vidas.

Esta é uma forma diferente de ganhar mais um passo no processo de estar preparado para dias ruins.

Traduzido e adaptado do site Prepper Journal.

 

Anúncios

4 Comentários

  • Ola Julio. Realmente o pessoal as vezes subestima as informações de condições do tempo porem ela esta ligada diretamente com a gente. e Com a tecnologia atual já temos uma previsão bem melhor do que tínhamos a uns 10 anos para tras. E isso ajuda em tomadas de decisões que impactam diretamente nos nossos afazeres do dia a dia.

  • Welthon Tavares

    Prever o Clima é algo importante que meuitos deixam de lado, é eu estou me incluindo tenho que me informar e me preparar mais para com este tópico.

  • Bom… Sem contar que uma pequena estação metereológica, custa relativamente barato hoje !!!

    • Welthon Tavares

      Fazia bastante tempo que eu não via ninguém com o mesmo nome que eu, ainda mais com mesmos gostos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s