Por quanto tempo posso deixar a minha balestra armada?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas tem quando estão comprando sua primeira balestra, e hoje vamos respondê-la de forma bastante clara!

“Eu posso deixar a minha balestra armada para poder usá-la rapidamente em caso de necessidade?”

Esta pergunta aparece com bastante frequência em diversos locais e geralmente é feita por aqueles que estão em busca de um equipamento que funcione para caça ou até mesmo para defesa residencial (mesmo sendo algo que não recomendamos). Mas a questão é, podemos deixar a balestra armada ou isso pode danificar o equipamento?

Situações em que a balestra geralmente fica armada

Até onde podemos compreender, o cenário mais comum para manter a balestra engatilhada por várias horas é durante uma caça, pois você não sabe quando o seu alvo vai aparecer e engatilhar o equipamento próximo da caça com certeza vai espantá-la.
Contudo, muitas pessoas consideram deixar seu equipamento engatilhado quando estão acampando caso precisem se defender de um animal agressivo ou até mesmo dentro de suas casas, como medida de defesa contra criminosos. Claro que, além destes, existem outros que simplesmente engatilharam o equipamento e não querem disparar com risco de perder a seta e preferem deixá-la como está.
Independente do cenário, vamos pensar nos possíveis riscos dessa prática.

Riscos de deixar sua balestra armada

Algumas vezes você pode ouvir histórias de pessoas que deixaram suas balestras armadas por semanas ou até meses, sem que o equipamento ficasse danificado. Entretanto, o que eles podem não saber é que as lâminas tensionadas criam desgastes e estresses no material que podem não ser detectados a curto prazo, mas vão causar problemas no futuro.

Deixar a balestra armada deixa o equipamento sobre muita tensão. Apesar de ele ser projetado para lidar com essa pressão por certo tempo, estender este limite pode ser prejudicial, reduzindo a vida útil das lâminas.

Além disso, pode também causar um esticamento das cordas, torções nas lâminas, trilhos danificados e muito mais. Já houve relatos de balestras que ficaram travadas na posição de armada por serem deixadas assim por muito tempo.

Pior ainda! Não é difícil encontrar histórias de alguém que deixou a balestra armada por muito tempo e quando foi buscá-la descobriu que ela havia disparado sozinha por conta da pressão prolongada! Vale lembrar que “atirar em seco” (sem setas) causa um grande dano para a balestra.

Ok, mas por quanto tempo posso deixar a balestra armada?

Balestras são construídas para serem resistentes e aguentarem situações pesadas e, tipicamente, também são preparadas para ficarem armadas por um longo tempo. Na teoria você poderia deixar a sua balestra armada por quanto tempo quiser, porém isso gera consequências e não é uma prática recomendada.

Marcas diferentes possuem diferentes recomendações de tempo de engatilhamento. A coisa mais esperta que você pode fazer é olhar o manual da sua balestra ou até mesmo perguntar para o fabricante diretamente. A maioria das marcas geralmente diz que é seguro deixar a balestra engatilhada entre 4 e 8 horas. Algumas vezes menos, outras vezes mais.

Se você perguntar para caçadores experientes, eles geralmente deixa suas balestras armadas durante o dia todo sem que isso cause nenhum efeito nas lâminas do equipamento. Não é o recomendado, mas deixar ela armada por um dia e de vez em quando é diferente de mantê-la assim durante semanas ou meses.

O que eu tenho que fazer se a minha balestra já estiver armada por um longo tempo?

Aqui podemos encontrar opiniões diferentes, mas o ideal é sempre seguir o que o fabricante diz em termos de tempo. Contudo se o limite já foi excedido talvez seja melhor desengatilhar a balestra sempre que puder, assim a vida útil do equipamento é mantida.

Para desengatilhar ela você pode usar a mesma corda que você usa para engatilhar, porém efetuando o movimento contrário. Esta tarefa exige muito cuidado pois pode gerar acidentes, mas ainda assim é muito mais recomendada do que disparar a balestra sem setas pois isto pode causar danos irreversíveis ao equipamento.

283961_ts
Engatilhador

Conclusão

Não importa o que te disseram, deixar sua balestra engatilhada por mais do que algumas horas é uma má ideia. Pergunte ao fabricante o limite de segurança para garantir que não está causando desgaste no seu equipamento, pois esta prática pode até mesmo inutilizar sua balestra.

Texto traduzido do blog Buck with Bow