SHTF School: Arcos ou Armas? Qual o melhor para uma situação de crise?

best-compound-bow-for-the-money-reviews

Como sobrevivencialista, você sempre será leal a sua arma. Independente de qual a sua escolha de equipamento – arma ou arco – você sempre acredita que está com o equipamento mais eficiente para lidar com as possíveis crises que podem acontecer na sua região.

Mas qual é o melhor? Uma arma ou um arco?

Na verdade nenhum dos dois precisa ser “melhor” que o outro, até porque ambos matam de maneira eficiente. Contudo, cada um possui forças e fraquezas e este guia tem como propósito ajudar você a encontrar o melhor equipamento para te ajudar em uma crise de curto ou longo prazo.

Neste texto vamos olhar mais de perto os dois equipamentos para ajudar você a tomar uma decisão mais sábia de qual é a escolha mais interessante para sua realidade.

Usando um arco em cenário de crise

archery-for-shtf-weapon

Os arcos estão presentes na história da humanidade há muitos séculos. Contudo, os arcos modernos passaram por transformações para atingir um novo nível de eficiência. Assim como armas, você encontrará arcos de diferentes tamanhos e formatos – dependendo de suas necessidades.

Um arco de sobrevivência ideal pode ser praticamente qualquer um – de um simples galho com paracord até um arco recurvo desmontável de fibra para carregar em sua mochila de fuga.

Antes que você consiga se tornar eficiente com seu arco você irá precisar de lições de arqueria, caso contrário você vai falhar sempre que tentar acertar alguma coisa. Com treino adequado e o uso de equipamentos modernos que melhoram sua precisão você tem potencial para se tornar um arqueiro profissional em pouco espaço de tempo.

Pontos fortes:

  • Arcos são armas ideais para sobrevivencialistas focados em longo termo, afinal, mesmo que você fique sem munição você ainda estará bem. Se a sua caça fugiu com a sua última flecha cravada nas costas você ainda poderá improvisar novas flechas com materiais do ambiente onde você está e então voltar a caçar;
  • Outro grande atributo das flechas é que elas operam silenciosamente. Isso ajuda você a manter sua localização secreta e tornar a reação inimiga mais difícil;
  • Se o seu inimigo é esperto ele pode facilmente encontrar a sua localização olhando para a direção de onde a flecha veio. Por sorte, você pode tirar vantagem da velocidade lenta da flecha (comparada a um projétil de arma de fogo) para buscar por cobertura enquanto ela ainda está no percurso até o alvo;
  • Caso você tenha necessidade de incendiar um determinado alvo, o arco lhe garante maior facilidade neste processo. Basta improvisar uma flecha em chamas e o trabalho será feito;
  • É possível construir um arco funcional a partir de praticamente qualquer coisa em ambientes urbanos ou selvagem. Claro, ele não será tão eficiente ou forte quanto os industrializados mas funcionarão bem o suficiente.

Pontos fracos?

  • Para você começar a usar um arco e flecha apropriadamente e de maneira efetiva você precisará treinar bastante, o que não é fácil. Todos os arqueiros profissionais que você vê por aí tiveram anos para aprimorar suas habilidades. Se você acabou de pegar sua flecha pela primeira vez, é natural que o equipamento não funcionará bem sem os conhecimentos básicos;
  • Diferente de disparos de rifle, arcos são construídos para uma distância muito menor. Isso significa que você tem de ser o mais cuidadoso possível no processo de se aproximar do seu alvo sem alertá-lo de sua presença;
  • Flechas ocupam muito espaço e dado ao fato que cada uma pesa cerca de 20 gramas, carregá-las em quantidade pode ser algo difícil.

 

Usando uma arma para um cenário de crise

Firearm for SHTF Weapon

A arma é provavelmente o equipamento mais poderoso.  É capaz de acertar alvos muito distantes com boa precisão e sem requerer muito esforço. Além disso, o projétil tem força para derrubar a caça no mesmo local onde você disparou nela.

Entretanto, uma arma de fogo possui um grande ponto contra que a limita para cenários de curto período… Elas ficam sem munição, te deixando sem nenhuma defesa.

Pontos fortes:

  • A habilidade da arma de fogo para derrubar o alvo rapidamente é incrível! Isso é algo que você nunca conseguirá experienciar com o seu arco visto que ainda tem que rastrear o animal ferido mesmo depois de acertá-lo;
  • Diferente dos arcos, os rifles são fáceis de utilizar. Você não precisa participar de aulas e entender de muitas técnicas, basta conhecer os princípios básicos;
  • Com armas de fogo você poderá aproveitar-se de um alcance muito maior do que com o arco. Claro que isso vai depender da arma que você usa, tipo de metal da munição e muitos outros aspectos, mas ainda assim você com certeza terá vantagem em termos de distância até mesmo com um simples calibre .22LR.

Pontos fracos?

  • Falta de munições é com certeza o maior ponto negativo quando se trata de armas. Você tem que fazer cada disparo contar visto que não poderá reutilizar a munição depois que ela é disparada. Isso não é algo bom em uma situação de sobrevivência prolongada;
  • Armas são BARULHENTAS! Isso pode trazer muitos desafios em um cenário de crise onde você precisa manter sua localização em sigilo;
  • Armas requerem manutenção regular. Se você não limpar a sua corretamente, provavelmente ela irá parar de funcionar depois de algum tempo. A munição pode ficar presa no cano ou podem até explodir sua arma inteira. Casos como esses podem danificar seu equipamento além de qualquer chance de reparo.

Veredito final – Qual equipamento você deve escolher?

Por um longo tempo o rifle foi considerado como a melhor arma para uma crise. No entanto, arcos também podem ser itens viáveis! O tipo de arma que você vai escolher dependerá diretamente do tipo de situação de crise em que você está. Por exemplo, seria mais interessante usar o seu arco para caçar ou até mesmo defender sua propriedade rural.

Mesmo que você possua uma arma, é interessante ter um arco ao seu lado para funcionar como equipamento backup, apenas para ser usado caso você fique sem munição.

Então, comece a praticar suas habilidades de arqueria visto que você nunca vai saber o dia em que precisará utilizar um arco em uma situação de sobrevivência.

Comentários do Selco:

A minha resposta mais simples e curta é que a arma seria melhor do que um arco em uma crise. As minhas razões são várias, mas a mais importante é porque a arma está mais acessível para mim e eu tenho muita munição, partes reservas, conhecimento sobre o equipamento, maior poder de parada e etc. Então ela simplesmente tem mais sentido para mim. Devo lembrar que eu “estive lá”, então não estou discutindo aqui de maneira acadêmica, estou apenas levando em conta minhas experiências pessoais…

Mas este não é o final da história, claro. Um arco como arma secundária ou para ser usado em algumas situações específicas podem fazer sentido também (Por exemplo em questões de silêncio, impacto psicológico ou semelhante).

Então sim, faz completo sentido dizer “Sim, eu quero conhecer tudo sobre caça com arcos”. É bem melhor pensar assim do que dizer “Eu tenho uma arma e não quero saber nada sobre arcos pois já tenho meu equipamento”.

Armas são muito mais superiores em situações de crise, mas é interessante conhecer e ter um arco como segurança. Aqui nós também temos que pensar no ditado de que “quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum”.

Eu tenho algumas dúvidas sobre como usar um arco em cenários urbanos, mas novamente, muitas pessoas tem dúvidas de como usar um pé-de-cabra em cenários de crise por conta da falta de experiência real com aquele equipamento, então este pode ser o meu caso também.

Na verdade, nós precisamos conhecer tudo sobre armas, arcos, facas, lanças e muito mais. Não se trata de qual é o “melhor”, se trata de possuir opções.

Eu definitivamente aprecio qualquer análise sobre equipamentos e armas que podem ser usados em uma situação de crise. 

O que é mais importante é que, como sobrevivencialista, a minha lealdade ao equipamento só vai até onde o quão bem ele me serve. O equipamento precisa ser leal à mim e não o contrário, ele precisa fazer com que o trabalho seja feito.

Eu não tenho nenhum tipo de apego com algum equipamento, o meu foco é saber utilizá-lo e fazer as coisas acontecerem. Se eu encontrar uma arma melhor vou usar ela e, se em alguma situação em particular outro item for funcionar melhor (faca? pedaço de pedra? estilingue?) eu vou utilizá-lo sem nenhum tipo de preocupação sobre a minha lealdade ou apego ao equipamento que eu estou acostumado.

Armas de fogo são as melhores para cenários de crise, são as mais disponíveis e que possuem os melhores resultados, mas sim, se existir uma situação onde outro tipo de equipamento for mais eficiente então utilize-o sem pensar duas vezes.

Nós estamos aqui falando sobre ferramentas que terminam o trabalho, nada mais que isso. Obrigado à Jennifer pelo artigo interessante e que pode provocar alguns pensamentos e discussões. Eu estou bastante interessado em saber quais comentários vão surgir aqui.

Biografia da autora:

Jennifer é a fundadora do blog BuckWithBow, que foca em ajudar você a caçar cervos de maneira mais eficiente usando seu arco. Sendo uma caçadora experiente, ela irá lhe ajudar com o que você deve e não deve fazer para que você se transforme em um melhor caçador.

Artigo traduzido e adaptado do Blog SHTF School.

Anúncios

18 comentários

  • Eu acho que o melhor seria ter uma arma de pequeno porte para defesa ou uso em espaços confinado e um arco ou besta para caça ou situações onde seja priorizado o silêncio.

  • julio vocè tem que entrar para uma a cademia de arqueiro ou aprender sozinho kkkkkk

    • Kaiã Martins

      Com uma boa rotina de treino em poucos meses ja se pode ter uma boa eficiência com o arco, mais é claro que com um cara experiente te encinando tera mais eficiencia em menos tempo.
      Falo por experiências propria pois em dois meses de treino ja tinha disparos efetivos com o arco.

  • João da Silva

    E o Daryl? Aquilo não prova nada??

    • Aquilo é um filme. Tente rearmar uma Horton como a dele de alta libragem e você verá o tempo entre dois disparos….

  • Vi alguns episódios do programa “Largados e Pelados” na África, onde um dos participantes levou arco e flechas. Foi um equipamento inútil, pois não caçaram nada com ele! Já as cordas, usadas em armadilhas, foram bem mais eficazes!
    A grande vantagem do arco\balestra em um conflito armado é o disparo silencioso… mas duvido que um homem atingido mesmo por uma flechada fatal não possa gritar ou mesmo revidar o ataque antes de morrer.
    Mas, resumindo a explanação do Selco: arma boa é a que temos a mão!

  • Pingback: Pergunte ao Lobo 22: Redes sociais, vídeos futuros e higiene! - Como Fazer Coisas

  • Eu, particularmente concordo com o uso do Arco e também com o uso de uma besta, já que essa última pode alcançar melhor nível de precisão ( algumas aceitam lunetas).
    Todos servem para caça e até certo ponto defesa.

  • Fiz alguns disparos com arcos na RD Arqueria em Campo Largo – PR. De início, posso dizer o seguinte:

    1. Embora seja proficiente no uso de armas de fogo, arcos são um outro universo. Não servem para nada se sua ideia for comprar e deixar guardado. Você não vai conseguir fazer nada de bom com ele se não treinar adequadamente.
    2. Disparando de uns 5 metros do alvo, consegui acertar o alvo…mas nem cheguei perto de onde queria.
    3. Sou destro. Simplesmente não entra na minha cabeça segurar o arco com a esquerda. Pode ser a maneira correta, acadêmica, mas simplesmente não vai. Disparando “invertido”, segurando com a direita e tensionando com a esquerda consegui um agrupamento melhor.
    4. Procure quem entende para te ajudar, como eu fiz, mesmo que seja para conhecer.

    • Grande Hwidger!

      Como sempre seus comentários são extremamente sensatos, obrigado pela complementação. Há de se lembrar que existe uma diferença muito grande na operação de ambos equipamentos, armas dependem de compreensão cognitiva e memória visual, os arcos, de memória muscular.

      Houve uma época que praticava com frequência e estava atirando bem, porém recentemente fui tentar novamente e meu desempenho foi péssimo… Diferente das armas, onde o conhecimento e prática permanece “em dormência”.

      Abraços!

      • Obrigado, meu amigo. Sem duvida. E sem contar que existe uma profusão de modelos e tamanhos de arcos…francamente me senti perdido como uma criança no primeiro dia na escola…hehe

  • Concordo com o Selco, é sempre bom ter opções, portanto o melhor é aprender um pouco de tudo que for possível.

    Muitos comentarão que por conta do sistema de leis brasileiros é complicado ter armas… Gostaria de dizer a estes que no Reino Unido por exemplo a lei de controle de armas é muito mais rígida que a lei brasileira e lá eles não desanimam por conta disso, eles se adaptam. Outra coisa é que o importante não é ter a arma e sim conhecer de armas, saber o básico de como opera-las e onde encontra-las. Se um dia o sistema de leis falhar não teremos mais leis de controle de armas né!

    • Realmente, para saber usar uma arma não precisa necessariamente ter uma. Eu particularmente, não sei, mas depois de refletir no que vc comentou, vou procurar saber mais sobre o assunto. Talvez em algum clube de tiros seja possível aprender a manusear armas de forma legal e sem riscos.

  • Já fez um comparativo entre um arco e um slingbowl bem potente?

  • Como sempre, ótimo post. Com relação à arma acrescento apenas a restritíssima autorização legal para seu uso já que a maioria depende de autorização especial para posse e porte (ficam fora, pelo que sei, somente as carabinas de pressão calibre 4,5mm/5mm).
    Não sei dizer quanto à necessidade de autorização para posse e porte de arcos e bestas (seria legal um post sobre isso).
    Selco falou de coisas legais para futuros post também (manejo de pé-de-cabra, estilingue).
    Gostaria de ver matérias sobre o uso do bambu (entendo que é um item utilíssimo e que pode ser utilizado de diversas maneiras, mas nem sempre as pessoas tem conhecimento).
    Abraço a todos.

    • Arcos e bestas não tem qualquer restrição legal, mas para comprá-los em loja física é necessário ser maior de idade.

  • Sobre arcos, se for um arco composto ele tem que ter manutenção constantemente igual uma arma de fogo, e dependendo da libragem do arco vc tem que usar flechas que a dureza relacionada a ele, um arco de libragem alta não pode atirar flechas de madeira de 8mm por exemplo, então se acabar as flechas será quase impossível conseguir outras… Por isso não gosto de composto, arcos tradicionais feitos de madeira com libragem até 40 libras além de não ter quase nenhuma manutenção vc pode atirar flechas primitivas. O melhor para sobrevivência seria o bom e velho arco tradicional mesmo.

    • Concordo com você. Não fiz com arcos mas com balestra, construi flechas com madeiras existentes na região em que moro.
      O que aconteceu? A tensão da guia, de 175 lbs, logo quando disparei o gatilho destruiu a flecha na própria balestra.
      Portanto, o portador de arco/balestra deve também conhecer bem o tipo de madeira para improvisar suas flechas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s