Perguntas Frequentes – 01

Como conversei com vocês no vídeo sobre as mudanças do canal, hoje lhes trago uma compilação das perguntas que juntei das redes sociais, emails e também aqui do blog.

Sem título

Já aviso que infelizmente não posso responder tudo o que me mandam pois é conteúdo para mais de um livro…rs. Outro ponto que quero salientar é que somente nesta semana o “Perguntas Frequentes” vai substituir o vídeo de sexta, normalmente ele sairá em outro dia da semana sem atrapalhar a programação normal. Isso ocorreu pois ainda não estabeleci minha sistemática para permitir esse aumento no volume de vídeos, porém em breve resolverei tal questão.

Enfim, a intenção é oferecer algumas respostas rápidas e trazer isso de uma forma mais descontraída por meio desta iniciativa. Ainda não decidi se serão quinzenais ou mensais (excesso de trabalho por aqui) mas ocasionalmente lançarei mais destes se vocês aprovarem e gostarem da proposta, por isso peço que se manifestem nos comentários. Segue o vídeo:

Como dito no vídeo, aqui vão mais algumas perguntas que posso responder de forma escrita para complementar o conteúdo!

– Em qual “nível” de sobrevivencialismo você está ? Levando em conta o vídeo “Os 8 passos para se tornar um sobrevivencialista”. – Thiago, Mateus  e Leandro

Como eu disse no vídeo, atualmente penso estar voltado para a auto suficiência e também para transmissão de conhecimento. A grande ironia é que por ter de transmitir conhecimento, tenho sempre de “transitar” em varias etapas para aprender novas questões e assim trazer até o blog.

– Queria saber mais a respeito do escotismo.  – Martina

O escotismo é um movimento bastante organizado e super legal para se entrosar mais na temática sobrevivencialista geral. Eu pretendo fazer um vídeo falando sobre a constituição do escotismo e suas divisões, mas á princípio posso dizer que a melhor forma de você conhecer é indo em uma das reuniões. Ao menos aqui na minha cidade os grupos reúnem-se nos sábados  entre 14h00 e 17h00.

Como ferver água sem fogo? – Jeferson

Essa é um pouco mais difícil. Acredito que única forma de ferver água sem fogo de forma prática é com o forno solar. Futuramente eu farei um tutorial de como construir um forno solar durável e bastante eficaz, segura as pontas enquanto isso…rs.

– É possível ir acampar levando arcos, balestras ou espingardas de chumbinho sem ser incomodado por policiais, gostaria de saber o que a lei proíbe e o que ela libera?– Flávio

Até onde sei, não há regulamentação que exija documentação ou registro para arcos e balestras. No caso das armas de chumbo, somente se esta for à gás. Posso estar errado, não sou da área de direito mas até hoje isso funcionou bem para mim (já fui parado por policiais e não houveram problemas).

Entenda que é uma questão de contexto! Se você estiver com tua carabina de chumbo no banco de passageiro do carro de madrugada e no meio da cidade é uma coisa… Se estiver desmuniciada, dentro da capa e guardada no porta malas durante uma viagem ao campo é outra. Lembro-lhe que a caça é em grande parte proibida no Brasil (com exceção de zonas autorizadas pelo Ibama) então cuidado com seja lá quais forem seus planos com estes equipamentos no mato.

– Gostaria de saber se dentro do seu conhecimento da psicologia existe alguma ferramenta (exercícios) para superação do medo ou alguma fobia. -Full

Esta pergunta é bem interessante, principalmente por ser na minha área de atuação profissional. Penso que fobias são sim itens de extrema vulnerabilidade em qualquer sobrevivencialista, mas são passíveis de tratamento ou ao menos redução de sintomas. Procure por um psicólogo com especialização em Terapia Cognitiva Comportamental que este lhe trará resultados mais rápidos do que outras abordagens.

Então por hoje é só pessoal, espero ter agradado com este formato diferente e peço que comentem abaixo se podemos continuar com essa ideia, bem como dúvidas para o próximo Perguntas Frequentes.

Até.