Condicionamento Físico: Como e porquê começar a se exercitar

Com todas as muitas escolhas e caminhos de como nos preparar para uma crise (natural ou feita pelo homem), um detalhe que é crítico e muitas vezes esquecido é a necessidade de estarmos fisicamente em forma. Sim, chegou o momento de você enfrentar o seu medo de atividades físicas e este texto tem como função explicar um pouco sobre o corpo humano pra você entender como as coisas funcionam.

Hoje temos um aumento de pessoas sedentárias, fato triste porém real, demonstrando que grande parte da população está fora de forma. Não estou me referindo as pessoas que possuem 10% a mais de gordura corporal, e sim aquelas que realmente não conseguem correr 100 metros sem ficar sem folego durante 5 minutos.

Primeiramente devo dizer que nossos corpos são desenvolvidos de tal maneira que, com exercício consistente ele se adaptará e você verá muitos resultados positivos. Se as coisas ficarem ruins como muitos por aí tem falado, a maior de nossas preocupações agora deverá ser dedicar pelo menos meia hora para caminhar, andar de bicicleta, praticar trekking ou qualquer esporte que você goste. O importante é fazer um exercício que aumente seus batimentos cardíacos em pelo menos 70% de sua capacidade máxima.

Bom, se você não sabe qual a capacidade máxima de batimentos do seu coração, aqui vem uma forma fácil de estimar:  Qualquer pessoa na casa dos trinta anos pode usar até 180 batimentos como máximo. Não importa o quão perto isso é da realidade pois precisamos apenas achar os 70% disso. Para pessoas na casa dos quarenta anos vamos usar 170, para aqueles na casa dos cinquenta, usaremos 160 e assim vamos diminuindo 10 batidas a cada 10 anos.

Agora que você tem uma idéia do máximo de batimentos, calcule quanto seria os 70% que estamos procurando e o resultado que você obter será  a média de batimentos que você deverá manter durante 30 minutos em sua atividade física para realmente aumentar seu condicionamento (Ex.: Se você possui uma máxima de 170, os 70% disso serão cerca de 119 batidas). O fato importante é que seu coração, seus músculos, ligamentos e tendões precisam de tempo para se ajustar a cada atividade física. Este nível de intensidade dará ao seu corpo a habilidade para começar o caminho de volta à boa forma física e não sobrecarregará ele, afinal, ninguém quer romper tendões e ligamentos enferrujados que estão acostumados a percorrer as grandes distâncias do seu quarto até o sofá da sala.

O que realmente é importante quando falamos de condicionamento físico são os seus orgãos internos, principalmente coração e pulmões. Estes dois orgãos fazem papel chave em circular o sangue e oxigênio necessário para seus músculos e cada área do seu corpo, para que este funcione da maneira mais eficiente possível.

Agora vamos voltar ao cronograma de exercícios. Depois de quatro semanas exercitando um mínimo de 30 minutos por pelo menos 3 vezes por semana em 70% de seu máximo, você começará a notar mudanças positivas ocorrendo no seu corpo. Mas vou lhe avisar, aguente firme pois depois de começar seu cronograma de exercícios, até a primeira ou segunda semana seu corpo vai perceber que tem muitas toxinas armazenadas que deve liberar e os sintomas deste processo são sensações de náusea e tontura.  As duas primeiras semanas são geralmente as mais difíceis, então mantenha-se no cronograma e você vai ficar muito feliz, tenha certeza.

Agora que você terminou suas 4 semanas de treino e completou a sua “base” ou fundação de exercícios, você estará pronto para aumentar a taxa de batimentos para 80% do seu máximo. Para ficar mais fácil, para você na casa dos 30, mantenha uma base de 144 por minuto. Para você na casa dos 40, são 136. Para aqueles nos cinquenta, são 128. Esses números podem parecer baixos para você mas estão na média para manter seu corpo no processo de criar forma física. Exercite desta forma por mais quatro semanas mas adicione um dia a mais, ou seja, se exercitará quatro dias por semana e trinta minutos por dia no mínimo no esporte que você escolheu. Você perceberá que em alguns dias você se sentirá forte e refrescado e outros dias será um grande desafio terminar o treino, mas de novo, AGORA é hora de investir em sua saúde e não quando seu carro ficar sem gasolina e faltarem 20km para o próximo posto.

Os benefícios do exercício podem ser: melhoria no sono, mais energia pois seu corpo recebe oxigênio de melhor maneira e uma atitude mental mais positiva.

Finalmente, para lhe dar um senso de vitória, em um período de 2 meses, você terá se exercitado 28 dias, quase um mês inteiro. Quantos de seus amigos poderão se gabar acima disso? Este plano básico já lhe dará um excelente começo para reconquistar sua forma física. Depois de seus primeiros 2 meses, você deverá continuar a procurar maneiras de dar ao seu corpo o que ele precisa para estar preparado para as demandas físicas que você enfrentará em uma crise.

Então, está pronto para começar? Isto não é uma competição. Você como indivíduo deve ter o foco apenas em si e não cometer erros comparando o quão bom ou quão mal você foi nos exercícios com outra pessoa. Tome esse primeiro passo a favor de uma melhora de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s