Review: Faca Police Guepardo

A faca é o principal instrumento de corte para a pratica de bushcraft. Escolher uma boa faca pode ser difícil com a inúmera quantidade disponível no mercado. Muitos compram facas importadas, pois a cutelaria nacional ainda esta em desenvolvimento, mas agora temos a Guepardo que esta em plena ascensão no mercado trazendo produtos de ótima qualidade, como a Faca Police.

Faca Police da Guepardo

Já havia feito aqui a review do Canivete Multifunção Survival da Guepardo e quando fui na loja comprar uma faca, tive uma boa surpresa. De cara o formato dessa faca me chamou atenção e fiquei impressionado ao saber que se tratava de uma faca da Guepardo, pois pensei que era uma faca importada. E hoje trago a vocês as minhas impressões gerais sobre essa faca.

A Faca Guepardo Police é uma faca perfeita para trilhas e aventuras. Leve, pesando apenas 200 gramas e compacta, medindo 22,5 centímetros (11,5 cm de lâmina e 11 cm de cabo). O cabo é emborrachado e adapta facilmente a pegada da mão, e sua extremidade possui uma saliência de metal ideal para bater ou esmagar pequenas coisas.

Detalhe no tamanho da faca.

A lâmina relativamente robusta é feita de aço 440 preta com 11,5 cm e continua por baixo do cabo. A ponta estilo drop-down, ou seja, a parte de cima faz uma curva para baixo, fazendo assim que fique com uma ponta bem pontiaguda, o que é bom para fazer furo e entalhes. A lâmina possui um bom corte e é muito fácil de fio.

Detalhe da ponta no estilo drop-down, que ajuda a fazer furos e entalhes

Uma característica muito boa dessa faca é que ela não possui a guarda superior de mão, que geralmente atrapalha no desempenho do uso no bushcraft. O fato de não possuir essa guarda ajuda a desenvolver tarefas mais detalhadas e que exige menos força, como por exemplo, descascar uma fruta, ou fazer raspar uma superfície.

A empunhadura sem guarda superior facilita nos trabalhos.

A bainha confeccionada em nylon com um protetor interno para a lâmina e possui passador de cinto e trava. Por experiência própria sugiro cuidado ao retirar essa faca da bainha, pois uma vez eu retirei muito rápido e de maneira imprudente que quando a faca saiu cortou meu dedo.

Bainha de Nylon com passador de cinto e trava

Um produto nacional com preço bem em conta (em torno de R$ 40,00) para uma faca de bushcraft. Com certeza um produto que bate de frente com a concorrência predominantemente internacional.

Tenho certeza que quando você for a uma loja e segurar essa faca com sua mão, você irá quer levar ela pra casa. E se você comprar tenho certeza que, assim como eu, não irá se arrepender.

Ale César

Alexandre César

“Sua principal ferramenta é você mesmo.”

Anúncios

17 Comentários

  • Pessoal se quiserem uma boa faca para qualquer situação optem por uma bruta , a rumo e trechos é para encerrar o assunto. Topa qualquer parada. Parem de se enganar facas de baixo preço vão deixar vcs na mão quando o bico pegar.

  • Adquiri uma police da guepardo, não tenho o que reclamar, é claro nos trabalhos básicos no mato, não tive problema algum. Recomendo.

  • Tenho uma modelo amazon que aparentemente é a mesma faca, mas não é bem assim a modelo police é Fultang pelo menos é que o site da guepardo informa atualmente. Já a modelo amazon é halftang segundo o site da guepardo. Então cuidado não faça como eu fiz comprei a amazon porque o vendedor afirmou que eram a mesma faca. Além do mais pelos relatos que já li na internet parece que estas facas não seguem um padrão de fabricação, visto que alguns usuários relatam problemas com ambos os modelos, já outros afirmam que suas experiências forma positivas com ambos o modelos police amazon. Em fim ainda não a coloquei sobre condições severas visto que o site da guepardo informa que a amazon não suporta trabalho pesado.

  • Comprei uma, e após visualizar as informações pela internet, desmontei minha faca e mandei reforçar a solda da tang. ficou muito boa.

  • alexandre cinacchi

    Meu Deus…quase comprei uma faca destas…POLICE Guepardo…..por experiência própria só compro uma faca chinesa pesquisando muito,sei que tem facas boas, mas a maioria não presta….” por fora bela viola, por dentro pão bolorento…”

  • Pingback: Marcado para responder, uma opinião de mais um autor. |

  • Pelo que vi em vários reviews no youtube, é uma péssima faca, pesquisei, mas já tinha comprado quando vi os reviews, quando chegou a encomenda eu nem abri e devolvi, pretendo comprar uma fish que é monobloco e garantida, a faca police é uma enganação, ou a faca Faca Smith & Wesson Extreme Ops – neste review > http://www.youtube.com/watch?v=qGU4uHDDDig

    • Olá Jorge,

      Conforme o autor Bruno, para as necessidades dele é uma ótima faca. Não pude testá-la, mas gostaria de saber quais foram os pontos negativos que as pessoas tem dito, realmente não sabia que haviam críticas ao equipamento.

      Abraços!

      • Amigo Jorge…..
        Comprei essa Faca Smith & Wesson Extreme Ops e posso te dizer algumas coias. Os dois parafusos que seguram as talas de alumínio são uma VERGONHA !!!! Com apenas 2 voltinhas se soltam. Se vc fizer Batoning com essa faca as talas se soltam…!!!
        Eu tive que optar por tirar definitivamente as talas e fazer a empunhadura de cordame…!! Fora isso é uma excelente faca…!!
        Cara, pra mim faca de verdade tem que aguentar pancada…!! Batoning pesado mesmo senão não serve…!! Tenho minhas desconfiâncias quanto ao modelos fish da guepardo será que ao fazer batonnig aquelas pecas de metal e as talas não irão se soltar ou afrouchar…?? Ainda vou comprar uma pra fazer os testes
        Abraços
        Floriano

    • Tenho essa Smith welson, da fiz de tudo com ela e a única coisa que aconteceu foi perder uma parte da pintura (oq é normal), mas o fio precisa de reparos constantemente, fora isso é uma ótima ferramenta.

  • Pingback: Apresentação |

  • Cláudio Luiz de Oliveira Martins

    Gostaria de acrescentar, também, uma referência e um elogio à faca Guepardo modelo “Fish”, espécie de “irmã’ da Guepardo Police. Assim como a Police, a faca é muito interessante, tanto no quesito preço, como no quesito custo/benefício, incorporando aspectos de resistência, acabamento e praticidade. Outra ótima opção para a prática do “Bushcraft”. Vale a pena. Vide You tube sobre a mesma. Abraços. Cláudio Luiz.

  • Oi galera…!!
    De fato uma excelente faca….!!
    Só que eu consegui quebra-la…!!!!! rsss
    Fazendo Batoning com um martelo de madeira cortando lenha…!!!!
    Por isso não recomendo como faca de sobrevivência e sim para bushcraft…!!
    Parabéns pelo site…!!
    Abraços

  • Acabo de comprar uma. Minha impressão:

    É um bom produto. Poderiam ter um pouco mais de cuidado no acabamento. O cabo, de material injetado, não se alinha totalmente com a lâmina, dando um visual que poderia ser mais cuidado. Fica parecendo que alguma coisa está fora do lugar. No geral, é uma faca bonita e com visual agressivo. Com algum cuidado pode melhorar.
    Afiei sem dificuldades, utilizadndo uma “pedra” de óxido de aluminio “starter”. O peso é muito bem distribuído. Pesoalmente, se fosse minha única faca, preferiria que fosse um pouco maior. Mas parece dar conta da maioria dos trabalhos na mata.
    O preço é bem razoável. Paguei R$ 39,00 no comércio local.
    Enfim, recomendo. E vou adquirir mais duas (complexo de Machete…).

  • Pingback: Montando um kit básico para trilhas |

  • Pingback: Review da Faca Police no Blog Sobrevivencialismo

  • só um pequeno comentário…
    ela não é produto nacional!
    todas as lâminas guepardo são made in china!e depois são colocados os logos da empresa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s