Review: Faca Police Guepardo

A faca é o principal instrumento de corte para a pratica de bushcraft. Escolher uma boa faca pode ser difícil com a inúmera quantidade disponível no mercado. Muitos compram facas importadas, pois a cutelaria nacional ainda esta em desenvolvimento, mas agora temos a Guepardo que esta em plena ascensão no mercado trazendo produtos de ótima qualidade, como a Faca Police.

Faca Police da Guepardo

Já havia feito aqui a review do Canivete Multifunção Survival da Guepardo e quando fui na loja comprar uma faca, tive uma boa surpresa. De cara o formato dessa faca me chamou atenção e fiquei impressionado ao saber que se tratava de uma faca da Guepardo, pois pensei que era uma faca importada. E hoje trago a vocês as minhas impressões gerais sobre essa faca.

A Faca Guepardo Police é uma faca perfeita para trilhas e aventuras. Leve, pesando apenas 200 gramas e compacta, medindo 22,5 centímetros (11,5 cm de lâmina e 11 cm de cabo). O cabo é emborrachado e adapta facilmente a pegada da mão, e sua extremidade possui uma saliência de metal ideal para bater ou esmagar pequenas coisas.

Detalhe no tamanho da faca.

A lâmina relativamente robusta é feita de aço 440 preta com 11,5 cm e continua por baixo do cabo. A ponta estilo drop-down, ou seja, a parte de cima faz uma curva para baixo, fazendo assim que fique com uma ponta bem pontiaguda, o que é bom para fazer furo e entalhes. A lâmina possui um bom corte e é muito fácil de fio.

Detalhe da ponta no estilo drop-down, que ajuda a fazer furos e entalhes

Uma característica muito boa dessa faca é que ela não possui a guarda superior de mão, que geralmente atrapalha no desempenho do uso no bushcraft. O fato de não possuir essa guarda ajuda a desenvolver tarefas mais detalhadas e que exige menos força, como por exemplo, descascar uma fruta, ou fazer raspar uma superfície.

A empunhadura sem guarda superior facilita nos trabalhos.

A bainha confeccionada em nylon com um protetor interno para a lâmina e possui passador de cinto e trava. Por experiência própria sugiro cuidado ao retirar essa faca da bainha, pois uma vez eu retirei muito rápido e de maneira imprudente que quando a faca saiu cortou meu dedo.

Bainha de Nylon com passador de cinto e trava

Um produto nacional com preço bem em conta (em torno de R$ 40,00) para uma faca de bushcraft. Com certeza um produto que bate de frente com a concorrência predominantemente internacional.

Tenho certeza que quando você for a uma loja e segurar essa faca com sua mão, você irá quer levar ela pra casa. E se você comprar tenho certeza que, assim como eu, não irá se arrepender.

Ale César
Alexandre César

“Sua principal ferramenta é você mesmo.”