COMO SUPERAR A SOBRECARGA DO SOBREVIVENCIALISTA

Os últimos anos nos deram tanta coisa para lidar e nos preocupar que as pessoas começam a se sentir sobrecarregadas. Por um lado, é bom se preparar. Mas, por outro, não é bom para a sua saúde mental sentir constantemente que não está fazendo o suficiente. Pode ser cansativo e levar ao esgotamento.

Estágios

1. Você percebe coisas que nunca lhe chamaram a atenção antes. Você olha para a sua despensa e começa a calcular quantos dias sua comida e água darão para comer. Você percebe cada vez mais prateleiras vazias e sabe que não há estoque sobrando nos fundos até os caminhões de entrega chegarem. Você assiste ao noticiário e se pergunta o quanto disso é “notícia falsa” e se questiona como as estatísticas surgiram, se antes você aceitava as notícias como elas são.

2. Você começa a consultar notícias internacionais e outros sites e blogs, buscando informações que a grande mídia não aborda. Você se depara com muitas teorias da conspiração que são ainda mais alarmantes. Devido à enorme quantidade de informações que recebe, você fica ainda mais preocupado por não ter suprimentos suficientes.

3. Você lê mais sites sobre preparação e o que as pessoas “avançadas” estão fazendo: comprando refúgios, aprendendo habilidades como caça que você nem imagina, e então começa a se sentir inseguro sobre o quanto precisa fazer e se sobrecarrega com o tanto que ainda há para ser feito. Aí você se pergunta: “Quando terei tempo para aprender tudo isso? Tenho que trabalhar 12 horas por dia e mal me sobra dinheiro no final do mês. Estou preso na cidade, não tenho dinheiro para comprar um refúgio, vou me tornar um refugiado… Todo mundo está muito à minha frente.”

O terceiro estágio é a zona de perigo. É aqui que as pessoas podem perder de vista o objetivo e ficar desanimadas. Não se preocupe, esses são pensamentos e sentimentos normais quando muitas coisas parecem te atingir ao mesmo tempo. Quando isso acontecer, dê um passo para trás para organizar esses pensamentos.

Como parar de se sentir sobrecarregado

Não se compare aos outros; em vez disso, pense no quanto você fez em uma semana, um mês ou em quanto tempo desde que começou. Se você comprou apenas algumas latas de comida e água mineral ontem, então você já está melhor do que há uma semana. Considere as previsões assustadoras e reflita sobre de onde elas vêm. Alguns desses “especialistas” estão apenas tentando te vender algo, e o medo não é uma boa maneira de motivar as pessoas. Não ceda às táticas de intimidação.

Dê um tempo das redes sociais. Muitas previsões alarmantes são compartilhadas nas redes sociais, e a maioria delas nunca acontece. As pessoas também postam ou se gabam de suas conquistas, e você fica preso à imagem de que todos estão se saindo melhor do que você, então se sente um perdedor. Deixe-me dizer uma coisa: o fato de você se preparar já te deixa muito melhor do que antes.

Muitas pessoas estão à sua frente na preparação, mas muitas não estão preparadas nem um pouco. Pode ser intimidante ler artigos ou ouvir podcasts de pessoas que parecem “prontas”, já tendo comida para vários anos, aconchegadas em suas cabanas na floresta. Mas elas precisaram começar de algum lugar e, certa vez, se encontraram na mesma situação que você, seja iniciante ou intermediário.

Mantenha os pensamentos desanimadores longe, mas considere as coisas sobre as quais você tem controle: o uso do seu próprio tempo e recursos, e totalmente dentro das suas próprias escolhas. Se você não tem dinheiro para fazer um curso para aprender uma habilidade, por que não aprender com alguém de graça? Colegas de trabalho, pais ou avós talvez fiquem animados em compartilhar conhecimento com você, a internet também é onde pode-se aprender inúmeras coisas.

Pense nos motivos pelos quais você quis se preparar desde o início. Se você quer proteger sua família, não deixe que esses pensamentos desanimadores o impeçam. Seja grato pelas bênçãos que você tem e pelo tempo que tem hoje para se preparar.

Dê um tapinha nas costas pelo que você fez até agora. Seja adicionando um novo estoque de suprimentos de primeiros socorros, aumentando suas reservas de comida/água, comprando mais munição, adquirindo uma arma, aprendendo uma nova habilidade, encontrando/economizando/imprimindo mais manuais ou recursos, economizando dinheiro com um novo orçamento, etc., veja os pontos positivos. Cada passo na direção certa te aproxima de onde você quer chegar. Se você tiver que se comparar a alguém, compare-se a onde você estava há um ou dois anos, antes mesmo de começar. Assim, você sentirá que se saiu muito melhor do que imaginava.

Quando você superar o estágio inicial de sobrecarga, você entrará em uma rotina mais consistente e começará a aproveitar as habilidades recém-adquiridas, juntamente com a sensação de segurança de ter alguns suprimentos de emergência reservados.

Texto traduzido e adaptado do site: Apartment prepper.

Deixe um comentário