TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CALAFETAGEM

A palavra calafetagem pode parecer estranha e confusa, mas é uma parte essencial da construção e reparo doméstico.

Neste guia definitivo sobre calafetagem, abordaremos tudo o que você precisa saber, bem como algumas dicas úteis sobre como você pode começar a usar as ferramentas certas para selar como um profissional.

O que é calafetagem?

A calafetagem é o processo de vedação de pequenas lacunas entre dois planos ou preenchimento de rachaduras para evitar a entrada de umidade no interior.

Se você tiver rachaduras ou pequenas aberturas nas paredes externas ou internas, janelas, pisos ou teto de sua casa, talvez seja necessário usar calafetagem para preencher o espaço aberto. Se não for controlado, isso pode permitir que a umidade penetre em sua casa e pode causar todos os tipos de problemas, incluindo podridão de madeira e insetos entrando no interior.

A calafetagem é uma técnica comumente usada que oferece anos de proteção quando aplicada corretamente.

Do que é feita?

Quando úmida, é uma pasta que é aplicada normalmente a partir de um tubo para preencher a rachadura ou abertura. Quando cura, ela seca e endurece para formar uma barreira protetora que impede que a umidade entre ou atravesse a parede.

A calafetagem pode parecer um produto maravilhoso, devido aos seus muitos usos diferentes. Mas você pode se surpreender ao saber que o que a compõe é bastante simples. Na verdade, existem dois tipos básicos e cada um deles tem seus próprios atributos e subconjuntos que os tornam especiais.

A calafetagem é feita principalmente de um dos dois tipos de materiais, silicone e acrílico. Cada material tem suas vantagens e desvantagens, todos eles têm seus usos específicos, o que os torna essenciais para selar rachaduras e outros reparos domésticos.

Silicone

A calafetagem de silicone é inorgânica e altamente resistente à umidade. Isso a torna perfeita para uso em situações externas ou quando enfrenta uma quantidade considerável de umidade. Durará vários anos, mesmo sob condições brutais.

A desvantagem é que a calafetagem de silicone tende a ser mais cara, mas a questão mais importante é que você não pode pintar sobre silicone. É porque o silicone é tão pouco poroso que a tinta simplesmente descasca da superfície. Isso significa que não é recomendado o uso em situações em que se deseja pintar sobre a superfície.

Acrílico-Látex

A calafetagem feita de acrílico tende a ser mais barata e bastante versátil. Ao contrário da calafetagem de silicone, pode ser pintada depois de seca e lixada. Isso o torna bastante útil para muitos trabalhos em casa envolvendo vedação de rachaduras, lacunas e pequenas aberturas.

A desvantagem do látex acrílico é que ele enfraquece rapidamente quando exposto à luz ultravioleta e aos elementos. O silicone é altamente resistente aos raios UV.

Selante externo vs. interno

Como o nome sugere, você deve usar selante externo para áreas expostas à luz solar e aos elementos. Enquanto o selante interno deve ser usado em áreas não expostas à luz solar ou aos elementos. Isso significa que o silicone será usado principalmente na parte externa, enquanto o acrílico é usado principalmente na parte interna. No entanto, existem exceções.

O silicone é muito bom em banheiros, especialmente ao vedar a banheira da parede interna. Esta área é conhecida por sua umidade, mas também normalmente não precisa ser pintada. No entanto, a calafetagem acrílica modificada pode ser usada no banheiro e na cozinha se você quiser pintar a superfície.

Cores  

A calafetagem vem em uma ampla variedade de cores graças aos corantes adicionados durante o processo de fabricação. Não faz muito tempo que a calafetagem só tinha certas cores e a maior parte era branca. Embora o branco ainda seja a cor ou pigmento mais popular para calafetagem, agora você pode encontrar cores que podem combinar com o material em que está usando a calafetagem.

Se você estiver usando calafetagem sem intenção de pintar por cima, procure a cor que melhor combina com os materiais ao redor. Pode ser possível misturar o mesmo tipo e marca de calafetagem para criar novas cores, mas isso exigiria um esforço extra.

Para que serve a calafetagem?

O objetivo principal da calafetagem é criar uma vedação à prova de umidade. Muitas vezes, você encontrará calafetagem usada em torno de molduras de janelas e portas, onde as banheiras se conectam à parede, e quaisquer rachaduras ou pequenas aberturas nas paredes externas ou internas, no piso ou no teto. Mas também existem outros usos.

Usos de calafetagem além da vedação de lacunas

Adesivo

A calafetagem tem propriedades adesivas que lhe permitem aderir ao material circundante. É parte da razão pela qual a calafetagem é o selante perfeito.

No entanto, essa qualidade adesiva também significa que a calafetagem pode ser usada para colar molduras, azulejos ou carpetes de volta à superfície. Basta aplicar um pouco na parte de baixo e depois colocar o material de volta no lugar. Embora você possa usar outros adesivos mais fortes, a calafetagem funciona bem em situações em que a força da ligação não é crítica.

Calçadas

Você precisará usar calafetar externo resistente à água para preencher rachaduras na calçada antes que se tornem grandes problemas. Procure um tipo de calafetagem com uma cor semelhante ao concreto ou asfalto da sua calçada. Caso contrário, ele vai realmente se destacar.

À prova de fogo

Para superfícies que podem estar sujeitas ao fogo, existe uma calafetagem especial à prova de fogo disponível para selar buracos, rachaduras e lacunas. Essa calafetagem é muito boa para molduras internas, principalmente em torno de canos quentes ou fiação elétrica onde um incêndio pode começar.

Impedir que os materiais arranhem as superfícies

Se você tiver vasos de flores ou itens semelhantes no chão, eles podem arranhar a superfície. Você pode evitar isso virando os potes de lado e adicionando algumas gotas de calafetagem no fundo. Depois que secar, ela evitará que os vasos grudem no chão ou arranhem a superfície se forem movidos.

A calafetagem seca atua como um amortecedor suave que funciona bem para itens mais leves, mas provavelmente não para itens pesados ​​como o seu sofá.

Reparo do telhado

Se você tiver um telhado com pequenas rachaduras, lacunas ou aberturas, você pode selá-los usando calafetagem. Apenas limpe quaisquer detritos e partículas soltas dentro da abertura e passe uma linha de calafetagem para preencher a lacuna. Você também pode usá-lo como selante quando quiser substituir uma telha danificada ou ausente.

A única ressalva é que você deve realizar esses reparos quando estiver seco e não deve chover até que a calafetagem tenha secado para máxima eficácia.

Suavização de superfícies

A calafetagem pode ser usada em algumas superfícies para preencher rachaduras e outras depressões. Depois de seco, a calafetagem pode ser lixada e alisada para que possa ser pintada. Normalmente, a massa de madeira é usada para materiais de madeira, mas a calafetagem é um bom substituto se o material for exposto à umidade ou se o material não for adequado para massa de madeira.

Papel de parede

Um dos problemas mais irritantes com a colocação de papel de parede é que ele tende a puxar ao secar. No entanto, se você passar uma linha de calafetagem nas costuras do papel e especialmente nos cantos, alise-a usando um dedo molhado ou uma esponja que manterá o papel de parede no lugar.

Você também pode usá-lo em papel de parede mais antigo levantando uma seção, aplicando um pouco de calafetagem por baixo e depois colando-o de volta na superfície. Uma vez aplicado, passe uma linha de calafetagem ao longo da costura para evitar que ela levante novamente.

Pistola de calafetagem

A calafetagem vem em um tubo, muito parecido com um tubo de pasta de dente, com uma ponta de plástico projetada para ser cortada em um ângulo de 45 graus antes do uso. A parte de trás do tubo consiste em uma placa sólida projetada para avançar e empurrar o conteúdo para fora da ponta. Assim, ao contrário de um tubo de pasta de dente que você aperta, a calafetagem é empurrada de trás para frente.

Existem dois tipos de pistolas de calafetagem, manuais e elétricas. Cada um tem seus benefícios e problemas, então você precisará considerar todos os fatores antes de fazer sua compra.

Pistola de calafetagem manual

Uma pistola de calafetagem manual é um dispositivo simples onde o tubo é colocado dentro, uma placa empurradora é pressionada na parte de trás do tubo e um gatilho é usado para empurrar o conteúdo para fora da ponta. É chamado de pistola de calafetagem manual porque você mesmo faz o trabalho sem o auxílio de um dispositivo eletrônico.

As pistolas de calafetagem manuais são baratas e bastante duráveis ​​quando usadas corretamente. A desvantagem é que para longas sessões de calafetagem, especialmente se a calafetagem faz parte do seu trabalho diário, pode ser bastante desgastante. A calafetagem exige esforço para empurrar a ponta mesmo com a pistola de calafetagem manual.

Pistola de calafetagem elétrica

Um dispositivo sem fio que funciona com o mesmo princípio da pistola de calafetagem manual, a versão elétrica oferece a vantagem de ser muito menos desgastante para usar. Você simplesmente pressiona o gatilho e um motor elétrico impulsiona o pistão para frente. A vantagem de uma pistola de calafetagem sem fio é que ela empurra a calafetagem do tubo a uma velocidade consistente, produzindo um cordão uniforme.

Existem diferentes configurações que permitem ajustar a quantidade de calafetagem que vem da ponta. Você pode produzir muito para aberturas maiores e linhas ou contas menores para vedar banheiras da parede. A desvantagem é que, ao contrário de uma pistola de calafetagem manual que lhe dá uma ideia de quanto está saindo, a elétrica empurra a mesma quantidade independentemente.

Como fazer calafetagem?

A aplicação de calafetagem com uma pistola manual ou elétrica é basicamente a mesma.

  1. Primeiro, limpe bem a superfície de aplicação para remover qualquer sabão, graxa e óleo.
  2. Em seguida, carregue o tubo na pistola de calafetagem manual ou elétrica.
  3. Corte a ponta do tubo em um ângulo de 45 graus para criar uma pequena abertura que permita que a calafetagem escorra.
  4. Defina a quantidade de calafetagem que sairá, alinhe a ponta com uma extremidade da rachadura ou abertura, pressione o gatilho e puxe a ponta pela rachadura até chegar à outra extremidade. O que é conhecido como aplicar um cordão de calafetar.
  5. Se você estiver usando uma pistola de calafetagem manual, precisará apertar o gatilho na pressão certa que permita que a quantidade adequada flua. Geralmente, é melhor aplicar muito calafetar em vez de pouco, mas você terá mais para remover depois.
  6. Assim que a calafetagem estiver no lugar, deixe-a secar. Se você for pintar sobre a calafetagem, precisará lixá-la após a secagem. Isso não apenas achatará a calafetagem, mas ajudará a criar uma superfície mais áspera para que a tinta grude. A calafetagem acrílica pode ser pintada, mas não silicone.
  7. Remova o tubo selante e limpe o equipamento.
  8. Se ainda houver selante no tubo, limpe a ponta e feche o bico com um plástico para reutilizar mais tarde.

Ao fazer trabalhos de reparo, remova a vedação antiga e limpe completamente a superfície para que a calafetagem funcione adequadamente. Calafetar o silicone antigo nunca é uma boa ideia.

Efeitos do clima e raios UV

A luz ultravioleta ou os raios UV e os elementos podem afetar até mesmo a calafetagem mais forte. No entanto, a calafetagem de silicone é muito mais resistente do que a calafetagem acrílica.

Isso ocorre porque a calafetagem de silicone é baseada em uma fonte não orgânica. Como os raios UV quebram os materiais orgânicos, o silicone é praticamente impermeável à luz ultravioleta. Além disso, sua consistência forte e semelhante à borracha também o torna bastante formidável contra os elementos. Chuva, granizo, temperaturas congelantes e condições quentes são altamente suportados pelo silicone.

O acrílico é uma história diferente, pois tende a quebrar com o tempo quando exposto aos raios UV e aos elementos. Por ser feito de mais matéria orgânica, pode secar e desmoronar quando exposto a condições extremas.

As exceções incluem calafetagem acrílica que foi formulada para resistir aos raios UV e reforçada para resistir aos elementos. Além disso, pintar sobre a calafetagem fornecerá proteção até que a tinta se desgaste.

Como armazenar após o uso?

Você mantém a calafetagem no tubo e simplesmente bloqueia a extremidade para que o ar não entre. Se você deixar a ponta do tubo aberta, a calafetagem que fica ao lado da abertura pode secar e impedir que o resto saia.

Armazene a calafetagem em um local fresco e seco em uma prateleira, se possível, para que permaneça em excelente forma nos próximos anos. Se a calafetagem secar perto da ponta, você pode cortar a ponta novamente e empurrar o material seco para fora. Certifique-se de vedá-lo adequadamente para que o ar não atinja a calafetagem. Se uma grande quantidade de calafetagem dentro do tubo secar, é melhor jogá-lo fora e comprar um novo tubo.

Conte-nos aqui embaixo suas experiências com calafetagem.

Texto traduzido e adaptado do site: Fine power tools.

um comentário

  • Mayckel Antunes (Mayck)

    Costumo usar a calafetagem em partes de alvenaria da casa, realmente é muito bom o resultado, outro tipo de vedação que usei e indico é a manta asfáltica, eu usei a calafetagem para preencher uma fissura entre a parede da casa e uma laje do andar inferior, após secar eu apliquei a manta asfáltica por cima deixei secar e nunca mais incomodou.
    Uma dica importante para usar a manta asfáltica é aquecer ela durante sua aplicação, assim ela tem uma aderência melhor e fica mais fácil de moldar ela, esse tipo de serviço é muito utilizado em telhados pela sua durabilidade.
    Excelente texto novamente, obrigado por compartilhar conosco.

    Abraço e esteja preparado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s