O que é a febre sobrevivencialista?

Se você já é sobrevivencialista e pratica a preparação há algum tempo, talvez se identifique com o tema desse texto, mas se você é novato(a) nessa prática provavelmente esteja nessa fase, e digo isso por experiência própria, eu também passei por isso.

O QUE É?

Esse termo foi usado pelo próprio Júlio Lobo em um vídeo, nunca tinha ouvido uma expressão que caracterizasse tão bem tal sensação, então achei válido um texto sobre o assunto.

Basicamente refere-se ao excesso de empolgação e em alguns casos de preocupação perante tudo que se conhece quando adentramos nesse nosso estilo de vida. A grande gama de informações, técnicas, dados, tutoriais e vários outros conhecimentos e ensinamentos acabam causando um baque no sobrevivencialista iniciante, que percebe o quanto alienado do mundo estava e o como está atrasado perante a milhares de outros preparadores que iniciaram antes dele.

PORQUE ISSO OCORRE?

Assim que nos deparamos com o mundo da preparação, percebemos que a sociedade não é um mar de rosas, e que toda a nossa infraestrutura (seja em escala residencial até escala nacional), pode acabar de forma absurdamente rápida, uma grande quantidade de pensamentos e sensações vem a nossa mente, entre eles medo, insegurança, preocupação e até mesmo ansiedade.

Entretanto devemos tomar cuidado, tais emoções devem vir na quantidade correta. Sim, é importante estar ciente que algum incidente pode acontecer, mas isso não significa que devemos ficar paranóicos.

DEVO ME PREOCUPAR?

Isso irá depender de como você está lidando com tudo isso, se estiver excessivamente preocupado com o que pode acontecer, se não se sente tranquilo em lugar nenhum, tem medo e insegurança, essa é a hora de parar um pouco e reavaliar tudo.

O sobrevivencialismo é uma complementação da sua vida, não o objetivo principal dela. Esse nosso estilo de vida é uma forma de conduta que irá lhe dar maior segurança para que você possa aproveitar sua vida com mais tranquilidade. A partir do momento que suas preparações e planos começam a prejudicar ou ofuscar outras áreas da sua vida alguma coisa está errada!

Todo o treinamento realizado e conhecimento obtido deverá ter um único propósito: deixar você mais tranquilo perante futuras adversidades. Tendo isso em mente, quando ocorrer uma situação na qual colocará tudo o que você aprendeu a prova, você será capaz de revertê-la da melhor forma possível.

CONCLUSÃO

É bem óbvia, e quero deixá-la da forma mais clara possível. O Sobrevivencialismo existe para torná-lo mais responsável pela sua própria vida, muni-lo de técnicas que o deixarão mais tranquilo durante um cenário de emergência e não para deixá-lo estressado e ansioso, isso só irá atrapalhar o seu desempenho perante em tais situações.

Você passou por essa fase? Se sim, como foi? Conte nos comentários.

Anúncios

2 Comentários

  • Não tive muita capacidade de “induzir” a minha família nesse modo de vida, porém, ao começar a conhecer esse mundo, percebi que algumas práticas nós já tínhamos. Eu ainda não estou muito dentro desse mundo.
    Só uma ajuda: no subtítulo “PORQUE ISSO OCORRE?” deveria ser “por que”

  • É isso aí. Preparar para tranquilizar. Quanto mais tempo tenho de estrada no sobrevivencialismo, mais tranquilo tenho ficado, minha família aceitou muito bem esse conceito e muitas vezes já fizemos uso de nossos estoques. Nos sentimos bem em estar no processo de preparação, ainda que avançando lentamente por questões financeiras. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s