Como fazer uma lança primitiva

Como você se defenderia de um animal agressivo no meio do mato? Talvez saber fazer uma lança primitiva seja a sua saída. Hoje preparamos um conteúdo bastante completo onde ensinaremos todo o processo de construção deste instrumento primitivo.

A lança é provavelmente a arma mais antiga da humanidade, sendo utilizada desde os tempos mais remotos da humanidade. Apesar de aparentemente simples, fazer uma lança bem feita exige atenção a uma série de detalhes e técnicas – que você vai aprender aqui hoje.

Aí vai o vídeo:

Seguindo estes simples passos você terá uma lança de alta efetividade e que vai durar o tempo que você precisar dela. Vale como nota que esta não é uma lança de arremesso, é feita para criar uma barreira entre você e o animal que está tentando te atacar.

Se você conhece outras técnicas de como fazer lanças, coloque nos comentários!

Até.

Anúncios

14 Comentários

  • parabéns gostei muito , com certeza é muito eficaz, o aprender não ocupa lugar, dizia meu velho pai, um forte abraço.

  • Gostei das instruções de como fazer uma lançar.

  • Já vi meu irmão fazendo uma dessas quando eu era criança, tive uma infância ao que parece parecida com a do Júlio pelo que li no blog, obrigado pelo vídeo.

  • Olá Julio. Parabéns pelo vídeo!
    A técnica que você ensinou nesse vídeo é fundamental e pode ser muito útil.
    Uma dica que deixo é: se a camada exterior do galho escolhido for mais dura do que o miolo, o que é muito comum, e mesmo com o tratamento térmico e fricção, a ponta da lança no meio do miolo não ficar suficientemente dura e resistente, podemos experimentar o corte da ponta em formato de bizel, como nas agulhas de seringas, o que deixaria a ponta da lança na camada exterior do galho. Obviamente isso varia muito conforme o material disponível e a região. Há madeiras mais fibrosas, mais resinosas, mais flexíveis, mais rígidas, etc. Na caatinga, os galhos da maioria das árvores são bem retorcidos. No hemisfério norte, grande parte das árvores têm o tronco bem retilíneo. Um material que obviamente requer o corte da ponta em formato de bizel para se fazer uma lança é o bambu, pois ele não tem miolo. Aliás, o bambu, devido a suas propriedades como leveza, resistência, retidão, e outras, já foi muito utilizado para improvisação de armas, lanças e armadilhas. Você se lembra das armadilhas vietnamitas?
    Outra técnica também muito utilizada na improvisação de lanças é a fixação de uma faca de caça na ponta do galho ou bambu. Algumas facas têm as espigas do cabo parafusadas, facilitando a remoção. Eu sempre carrego uma chave allen junto a minha faca de caça, para o caso de ter que desmontar o cabo para improvisar uma lança. Selva!

  • Obrigado pela instrução, eu sempre gostei de adquirir novos conhecimentos e vocês estão me ajudando muito por isso eu agradeço a todos.

    • Ficamos felizes em saber que estamos ajudando! Abração!

  • João da Silva

    Dá pra matar zumbi com ela?

    • Cara… Nunca encontrei um para poder testar. rs.

      Abraços!

  • Outra forma de endurecer a ponta é através da fricção com outra madeira. Friccionando a ponta com a plataforma de madeira como se fosse fazer fogo. Fica excelente, não precisa de uma fogueira e é mais rápido, entretanto, demanda de bastante energia do corpo.

    • Olá Macclawd,

      Que legal! Não conhecia esta técnica e realmente pode ser bem conveniente quando não se tem fogo disponível, mas realmente já imagino a quantidade de energia que terá de ser gasta para realizar este movimento.

      Abraço!

  • Lembrar que para usar contra um onça, por exemplo, deixar ela rente ao chão, e somente subir qnd for fincar no animal. Caso deixar acima o animal vai bater as patas na lança e vai complicar para o seu lado, se ele empurra e avança…. lascou!

    Muito show o vídeo e ansioso pelas dicas do pessoal.

    Abs

    • Fala Markozi!

      Realmente enfrentar um animal grande e obstinado a devorar você não deve ser uma tarefa muito agradável e, para piorar, qualquer erro pode causar sua morte. Ótima complementação.

      Abraços!

  • Lourival Santos

    Usar osso é uma boa?

    • Olá Lourival!

      O osso é muito útil para criação de uma ponta, porém também é bastante quebradiço. Estou bastante tentado a testar na prática e ver como ele se comporta.

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s