Como fazer uma lança primitiva

Como você se defenderia de um animal agressivo no meio do mato? Talvez saber fazer uma lança primitiva seja a sua saída. Hoje preparamos um conteúdo bastante completo onde ensinaremos todo o processo de construção deste instrumento primitivo.
A lança é provavelmente a arma mais antiga da humanidade, sendo utilizada desde os tempos mais remotos da humanidade. Apesar de aparentemente simples, fazer uma lança bem feita exige atenção a uma série de detalhes e técnicas – que você vai aprender aqui hoje.
Aí vai o vídeo:
Seguindo estes simples passos você terá uma lança de alta efetividade e que vai durar o tempo que você precisar dela. Vale como nota que esta não é uma lança de arremesso, é feita para criar uma barreira entre você e o animal que está tentando te atacar.
Se você conhece outras técnicas de como fazer lanças, coloque nos comentários!
Até.
parabéns gostei muito , com certeza é muito eficaz, o aprender não ocupa lugar, dizia meu velho pai, um forte abraço.
Gostei das instruções de como fazer uma lançar.
Já vi meu irmão fazendo uma dessas quando eu era criança, tive uma infância ao que parece parecida com a do Júlio pelo que li no blog, obrigado pelo vídeo.
Olá Julio. Parabéns pelo vídeo!
A técnica que você ensinou nesse vídeo é fundamental e pode ser muito útil.
Uma dica que deixo é: se a camada exterior do galho escolhido for mais dura do que o miolo, o que é muito comum, e mesmo com o tratamento térmico e fricção, a ponta da lança no meio do miolo não ficar suficientemente dura e resistente, podemos experimentar o corte da ponta em formato de bizel, como nas agulhas de seringas, o que deixaria a ponta da lança na camada exterior do galho. Obviamente isso varia muito conforme o material disponível e a região. Há madeiras mais fibrosas, mais resinosas, mais flexíveis, mais rígidas, etc. Na caatinga, os galhos da maioria das árvores são bem retorcidos. No hemisfério norte, grande parte das árvores têm o tronco bem retilíneo. Um material que obviamente requer o corte da ponta em formato de bizel para se fazer uma lança é o bambu, pois ele não tem miolo. Aliás, o bambu, devido a suas propriedades como leveza, resistência, retidão, e outras, já foi muito utilizado para improvisação de armas, lanças e armadilhas. Você se lembra das armadilhas vietnamitas?
Outra técnica também muito utilizada na improvisação de lanças é a fixação de uma faca de caça na ponta do galho ou bambu. Algumas facas têm as espigas do cabo parafusadas, facilitando a remoção. Eu sempre carrego uma chave allen junto a minha faca de caça, para o caso de ter que desmontar o cabo para improvisar uma lança. Selva!
Obrigado pela instrução, eu sempre gostei de adquirir novos conhecimentos e vocês estão me ajudando muito por isso eu agradeço a todos.
Ficamos felizes em saber que estamos ajudando! Abração!
Dá pra matar zumbi com ela?
Cara… Nunca encontrei um para poder testar. rs.
Abraços!
Outra forma de endurecer a ponta é através da fricção com outra madeira. Friccionando a ponta com a plataforma de madeira como se fosse fazer fogo. Fica excelente, não precisa de uma fogueira e é mais rápido, entretanto, demanda de bastante energia do corpo.
Olá Macclawd,
Que legal! Não conhecia esta técnica e realmente pode ser bem conveniente quando não se tem fogo disponível, mas realmente já imagino a quantidade de energia que terá de ser gasta para realizar este movimento.
Abraço!
Lembrar que para usar contra um onça, por exemplo, deixar ela rente ao chão, e somente subir qnd for fincar no animal. Caso deixar acima o animal vai bater as patas na lança e vai complicar para o seu lado, se ele empurra e avança…. lascou!
Muito show o vídeo e ansioso pelas dicas do pessoal.
Abs
Fala Markozi!
Realmente enfrentar um animal grande e obstinado a devorar você não deve ser uma tarefa muito agradável e, para piorar, qualquer erro pode causar sua morte. Ótima complementação.
Abraços!
Usar osso é uma boa?
Olá Lourival!
O osso é muito útil para criação de uma ponta, porém também é bastante quebradiço. Estou bastante tentado a testar na prática e ver como ele se comporta.
Abraços!