Post do leitor: Animais de fácil criação e abate

Na minha tentativa de me tornar autossuficiente comecei a criar vários tipos de animais dentro de nosso sítio. Meu conhecimento é baseado em experiências de acertos e erros, então espero que ajude aqueles que estão buscando formas de criação que sejam simples e deem um bom retorno alimentício.

Este seria um assunto muito extenso se abordado de forma completa, então preferi trazer os três principais que tenho criado e espero que minhas orientações – mesmo que simples – possam ajudar.

Coelho

criaco-coelho-portal-agropecuario

O Coelho é um animal relativamente frágil, porém se criado em um local apropriado e higiênico pode fornecer uma boa quantidade de carne, além do couro que se bem tratado poderá servir para várias utilidades extras.

A grande vantagem do coelho é sua velocidade de reprodução. Comprando apenas um casal e os criando da maneira correta já será o suficiente para em alguns meses ter uma boa quantidade de animais.

Os seus coelhos devem receber uma quantidade suficiente de feno, uma variedade de legumes frescos e bastante água. Você pode dar ração como complemento da dieta diária, porém em pequenas quantidades, já que o feno é a principal fonte de nutrição e fibras, e, além disso, a ração pode contribuir para a obesidade.

O coelho pode ser criado em uma gaiola ou dentro de um cercado desde que o mesmo tenha sombra abundante.

Seu tempo de maturação é de aproximadamente 2 há 3 meses, onde consegue obter um peso de 1,5Kg. A fêmea demora um mês a parir e tem em média 5 a 9 crias dependendo da raça da coelha e do coelho.

Galinha

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ao contrário do coelho, a galinha é um animal bastante resistente. Não requerendo tantos cuidados, é uma boa escolha para aqueles em zonas mais rurais. O maior problema de galinhas em centros urbanos é que produzem muito barulho, geralmente incomodando vizinhos.

A galinha come todo o tipo de sementes, legumes e frutas e necessita de água abundante. Além disso, vão precisar de um galinheiro onde elas irão passar a noite, botar ovos e se abrigar da chuva.

Aqui vale lembrar que existem diferentes tipos de galinheiro! Se você for habilidoso pode procurar um projeto na internet ou fazer o seu galinheiro desde que a criatividade não falte. O ideal é criar uma estrutura que seja segura e robusta para que as galinhas vivam bem e botem seus ovos.

Faça ninhos ou caixas para botar ovos que ofereçam conforto. A caixa deve ter um tamanho suficiente para segurar as galinhas (no mínimo 30 cm quadrados) e incluir uma pequena rampa na frente para evitar que os ovos saiam rolando e caiam. Um pouco de palha, ou folhas secas de são ótimas para os ninhos. É importante que os ninhos estejam num local escuro.

 Caso queira focar na renovação e criação de novas galinhas é interessante ter um Galo, porém enfatizo aqui o problema do barulho, que é algo importante a se pensar se você mora em local urbano.

Patos

patos

Patos são animais versáteis pois além de resistentes também produzem ovos e dão uma boa quantidade de carne, contudo precisam de um local mais estruturado para serem criados.

O pato come todo o tipo de sementes, legumes e frutas e necessita de uma banheira ou um outro recipiente onde o pato possa nadar com no mínimo 35 cm de altura. Além disso, necessitam de um ninho com cerca de 70 cm quadrados.

O abrigo deles pode ter a mesma estrutura de um galinheiro, porém terá de ser o dobro do tamanho e mais resistente. Ele deverá possuir palha ou folhas secas á semelhança do das galinhas e estar em local seco e escuro.

As patas colocam ovos grandes, sendo mais ricos em proteínas que o da galinha. Se o seu intuito é criá-los para carne, os patos demoram entre 2 a 3 meses para atingir o tamanho máximo.

Conclusão

Eu pesquisei muito em livros, na internet e também junto de pessoas na minha localidade, para adquirir os conhecimentos que tenho hoje e confesso, errei muito e continuo a errar… Mas nunca desisti de tentar criar animais aqui. No princípio tudo corria mal mas eu tentei varias vezes até que agora tenho conseguido produzir carne de galinha, de coelho e ovos suficientes para mim e para a minha família.

Não sou um técnico especialista, mas as dicas que passei aqui apesar de simples podem ajudar aqueles que estão começando dentro deste mundo e quem sabe, encurtar o caminho que você terá de percorrer nesse aprendizado.

Post escrito por Leonardo Pechim.