Eremita Urbano: Sobre meu retorno e uma valiosa dica sobre a fragilidade das senhas na internet

3Saudações amigo leitor! Dizem que quem é vivo sempre aparece, não é? Então aqui estou eu! Se você é um leitor antigo no Portal deve se lembrar do “Eremita Urbano”, e, se você chegou ao Portal há um ano ou menos – Período da minha ausência –  lhe convido a ler minha primeira postagem como autor convidado, pelo Julio Lobo, onde me apresento (clique aqui).

Através dos próximos parágrafos vou contar o porquê do meu desaparecimento repentino – que gerou a mudança no codinome “Eremita Urbano” para “Sentinela”. Falarei também sobre os meus novos projetos de blog e canal. Ao final da história lhe darei uma dica para que o evento que me fez perder quase todas as contas que eu tinha na internet não ocorra com você.

O desaparecimento

Como na época do “evento” eu praticamente não tinha internet em casa, quase todas as postagens do meu blog antigo eram feitas de uma lan house aqui na minha cidade, conexão ultra-rápida com maquinas muito eficientes, gostava de lá!

Há um ano, mais ou menos nesta mesma época, eu estava fazendo as programações de publicações e upando alguns arquivos. Tinha terminado o processo, postado um aviso no facebook e twitter antigos, avisando aos amigos que entraria de férias e que voltaria em cerca de trinta dias. Assim que terminei meu tempo acabou, o programa da lan house travou a tela e fui até o caixa para fazer o pagamento. Disse que eu tinha algumas telas abertas e que queria fechar, mas o atendente disse que estava tudo bem, que ele fecharia pelo terminal dele.

Confiei, quando não deveria ter confiado…  Quatro semanas depois, fui retomar o trabalho e, para minha surpresa, não tinha mais nada de minhas contas, tudo que eu tinha aberto naquele dia… Foi deletado. A única conta que eu não perdi foi o acesso a este blog porque naquele dia não loguei com essa conta, já que eu tinha deixado anteriormente alguns posts prontos pro Julio revisar e se achasse conveniente, como sempre, liberar.

O fato de não ter perdido essa conta – especificamente – me deu a pista para eu saber exatamente o que aconteceu. Descobri que usando um programa que recupera logs e senhas dos navegadores, alguém poderia por “diversão” deletar contas alheias.

Durante a pesquisa descobri o programa que faz isso! Nada de DeepWeb, ou sites Hackers… Achei no simples e conhecido baixaki.com.br. Se você tiver mais interesse em conhecer essa história basta acessar o vídeo onde conto sobre essa situação toda.

Ele está hospedado em meu novo canal “Ciência e Sobrevivência”. É conveniente fazer um aviso: A qualidade de som e produção nem se compara ao excelente trabalho dos vídeos do Canal do Julio! O vídeo que eu fiz foi feito com um microfone de cinco reais e com fala de improviso, sem roteiro, mas apesar desses detalhes de qualidade áudio/visual baixa, o conteúdo é interessante e consegue cumprir o papel de informar.

Com o passar do tempo pretendo aumentar a qualidade, mas no momento é o que consigo produzir com o tempo e material disponíveis para mim, mas vale a pena assistir pela informação!

Enfim, depois desse evento fiquei bastante chateado, fiquei um tempo quieto… Nesse tempo em “off” minha vida mudou demais. Estava divorciado e nesse tempo afastado me casei de novo… E o mais curioso, com a minha própria ex-esposa. Depois de longas conversas, negociação de parâmetros e verificação de mudanças evolutivas nela e em mim, agora além de uma linda garotinha de 7 anos que já tínhamos, nasceu outra para consolidar essa volta! Nesse momento minha filha mais nova está com 3 meses. Como o mundo da voltas meu amigo.

Sentindo novamente o desejo de produzir, resolvi que era hora de voltar. Como o codinome “Eremita Urbano” já estava sendo usado por outros (achei religioso, músico e mais uns alguns usando esse “nickname” na minha volta), optei por “Sentinela” – que representa melhor também a minha nova condição pessoal. O meu logo também mudou para um mais simples, mas com grande representatividade pra mim.

Atualmente estou com o blog Ciência e Sobrevivência, similar ao antigo “Forte do Eremita” e também montei um canal no Youtube de mesmo nome e que eu defino como um canal misto, porque além de assuntos ligados a nossa área também serão tratado por lá séries, filmes, livros, computação, notícias e outros assuntos.

Mais uma vez digo que é importante que você saiba que eu, agora “Sentinela”, embora escreva como um colunista aqui no canal do Júlio tenho esse trabalho paralelo. Faço essa distinção de trabalhos para que realmente fiquem cientes e que não exista confusão entre os conteúdos! Lá eu posso postar conteúdos diversos aos que estão acostumados, mas o meu objetivo é esse mesmo.

Resolvi fazer um canal misto, pra que outras pessoas diferentes do nosso meio apareçam por lá e quem sabe, vejam o conteúdo sobrevivencialista e se interessem pelo assunto. Penso que quanto mais sobrevivencialistas por aí, melhor para todos… Em todos os aspectos… Já pensou um mundo em que todos estivessem preparados para crises? Nesse mundo provavelmente não existiriam crises não é mesmo?

Para finalizar essa postagem que já ficou demasiadamente grande, falo agora sobre as senhas para que o que aconteceu comigo, não aconteça contigo. Se você usa computadores compartilhados, por segurança, basta ao final de cada uso, limpar as suas informações!

Para fazer isso no firefox:
Histórico/Limpar histórico recente ou atalho de teclado CTRL+SHIFT+DELETE

Para fazer isso no Chrome:
Configurações/ Limpar dados de nagegação ou atalho de teclado CTRL+SHIFT+DELETE

Se quiser ver o resumo da história e conhecer o programa que recupera logins e senhas dos navegadores eu mostro no video no meu canal, já linkado lá no comecinho do texto. Espero que esse texto lhe seja útil, ou ao menos, interessante.

Até a próxima!

Anúncios

16 Comentários

  • Senti sua falta…perguntei de vc, mas ninguém sabia nada de vc. Que grata surpresa ler e saber que vc está de volta.
    Parabéns pelo re-casamento e pela filhota nova.
    Bem-vindo novamente.

    • Muito obrigado pela consideração Lu Costa! Valeu mesmo! :o)

  • Eloir A. De Souza

    Seja bem vindo. Senti falta do forte do eremita. Muitas apostilas e livros que me ajudaram e ajudam muito mesmo. Parabéns pelas conquistas

    • Valeu Eloir, muito obrigado… no lugar do “forte” esta no ar o http://www.cienciaesobrevivencia.blogspot.com, com livros apostilas e outros materiais, ainda não esta no ponto que “o forte” estava, mas vai chegar lá!

  • Igor Silveira

    Olha só e eu procurando seu blog até na deep web, pensando em varias teorias de conspirações hahaha… O importante é que está de volta.
    SAUDAÇÕES CAMARADA!!! Que você enriqueça ainda mais este blog.
    Abraço

    • Rs… Valeu Igor, abração!

  • Eremitas tem muitos mas o Eremita voltou welcome back Sentinela

    • Valeu Adriano Moura.

  • Sr. Amarelo

    Bem-vindo de volta, Sentinela.
    A respeito de segurança de senha, não basta apagar o histórico. Não resolve. Existem muitos programas chamados keyloggers que podem registrar tudo que foi digitado, independente do navegador. Existem até keyloggers físicos (um pequeno dispositivo que fica entre o PC e o USB do teclado), indetectáveis. Também existem extensões dos navegadores com essa função, não reconhecidos como vírus (que não vou citar para não promover essa prática). As técnicas de ataque são diversas. Então a melhor coisa é não acessar informações de interesse em qualquer computador público ou se conectar a wifi aberto (informações podem ser interceptadas pela técnica man in the middle). Usar um computador pessoal com aplicativos atualizados (sistema operacional, java, acrobat reader, office e antivírus decente).

    • Otimas observações Sr. Amarelo, perfeito… as ameaças são muitas realmente, valeu pelas considerações.

  • Cayo Vinicius

    Bom ver vc de volta eremita, quer dizer SENTINELA. Suas publicações são sempre interessantes, já dei uma olhada no Ciência e Sobrevivência, depois me inscrevo no canal.
    Parabéns pela filhinha e é sempre bom conseguirmos ajustar as coisas.
    Um grande abraço e até a próxima postagem.

    Só aproveitando o espaço, recebi um vídeo falando em uma nova greve dos caminhoneiros, o cidadão incentiva a estocar comida e q a greve vai ser maior que a última. Alguém tem alguma informação a respeito?

    • Valeu Cayo, muito obrigado… grande abraço pra você também!

  • HALLAN O BÁRBARO

    FEZ FALTA! PRIMEIRO SUMIU, PENSEI QUE HAVIA ME EXCLUÍDO; DEPOIS VI QUE TINHA SUMIDO DE TODOS OS LUGARES. SEUS TEXTOS E MATERIAL FORAM MUITO ÚTEIS PARA MIM. VALEU PELA VOLTA, SENTINELA. VALEU PELO ESPAÇO, JULIO LOBO. TAMBÉM, MUITO IMPORTANTE NA SOBREVIVÊNCIA.

    • Valeu demais Hallan… Pois é… Depois do evento, fiquei um tempo “em modo cinza” até restaurar ao menos parte do que eu tinha… mas agora estou de volta… sempre aprendi muito contigo também amigo…! Tudo de bom pra você e até a próxima!

  • Puts cara, achei que você tinha morrido =/

    Valeu pelas dicas =)

    • KKKK… pois é Saulo… quando eu ouvi o Júlio no podcast pedindo pra eu dar um alô eu imaginei que a galera tava pensando que morri mesmo…rs… o sumiço foi mesmo pelos eventos desse texto, quando eu voltasse eu queria que já tivesse alguma coisa pra mostrar novamente, então fiquei um tempo trabalhando de modo furtivo… mas estamos de volta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s