A importância dos jogos e passatempos em cenários de crise

Por Eremita Urbano1

Quero iniciar o post de hoje com uma pequena história, um comentário de um jovem de aproximadamente 10 anos sobre um dia em que ele e sua família ficaram sem eletricidade.

“Ontem ficamos sem energia elétrica, então não dava pra mexer no computador ou assistir televisão. Meu pai acendeu umas velas e pegou um jogo de tabuleiro que estava guardado, achei estranho no início, nunca tinha brincado com um jogo que não tivesse que usar energia pra funcionar… Nossa! Foi muito legal, brincamos ele, minha mãe e minha irmã mais nova, todos juntos. Também brincamos com um outro jogo chamado de baralho e antes de dormir, meu pai nos contou uma história escrita em um livro feito de papel. Nunca vou esquecer! Aquele foi o dia mais legal da minha vida!”

Com essa pequena história, amigo leitor, quero tocar em um ponto muitas vezes negligenciado por alguns preparadores, que é o fato de não levarem em consideração nas suas preparações jogos e passatempos.

Além de ter água e comida é interessante manter também distrações que não dependam de energia. Imagine você em seu bunker, ou mesmo dentro de sua casa sem energia por três dias sem ter nada para fazer com esposa, filhos e talvez outros agregados. Seria no mínimo muito tedioso.

Como na maioria dos meus posts, esse também não tem a pretensão de esgotar o assunto. O que desejo é que se pense sobre o tema, é muito importante você manter na sua mochila pelo menos um baralho, um dominó, um jogo de damas ou xadrez pequeno. Existem tabuleiros para viajem de 10 X 10 cm que cabem facilmente na mochila! Esses jogos podem ser úteis para ajudar a quebrar a monotonia.

2
Em guerras o baralho é muito utilizado para descontração

Em casa você pode manter tabuleiros maiores e inclusive jogos que podem ser disputados por toda a sua família ao mesmo tempo, gerando integração e até melhorando o relacionamento entre vocês. O melhor é que não tem que esperar uma crise para jogar, brinquem juntos pelo menos uma vez ao mês, pode ser uma experiência muito boa.

Alguns exemplos: Detetive, Banco imobiliário, War… Mas existem muitos outros e caso não tenha muito dinheiro para investir, com um baralho você pode jogar dezenas de jogos e você aprende sobre eles facilmente pela internet. Com papel e caneta também dá pra jogar muita coisa, liga pontos, jogo da velha, adedonha, jogo da forca… Existem muitos jogos simples, divertidos e alguns não dependem de nenhum material, como os jogos de adivinhação, mímica, entre outros.

3

E você amigo leitor? Tem jogos e passatempos em suas preparações? Eles são ótimos para fazer algo diferente em grupo, são formas interessantes para unir a família, se divertirem e distraírem juntos. Sem dúvida, são boas alternativas em cenários de crise para ajudar a manter a saúde mental.