Informação, Redes Sociais e a Relação com o Sobrevivencialismo/Preparação

Por Eremita Urbano.

Qual a relação da informação com a sua preparação amigo(a) sobrevivencialista? Informação é um algo que todos tem conhecimento do que seja, então acredito ser desnecessário conceituar. A parte que é interessante saber é que as informações que temos é que vão nos ajudar a tomar decisões. Se as decisões serão boas ou ruins, vai depender da qualidade das informações que temos e da nossa capacidade de julgamento.

5214177-world-map-interconnected-by-wire-fiber-optics-of-the-information-concept-of-global-information-and-t

Quanto mais informação de qualidade você tem, mais preparado você vai estar caso aconteça algum incidente. Fato!

Captamos informações por diversos meios como televisão, rádio, jornais, amigos e claro na maior fonte de todas: A internet. Na grande rede conseguimos informações sobre basicamente tudo que se quer, o grande problema é a qualidade dessas informações e também a quantidade delas. Informação com qualidade ruim pode acabar com algumas de suas preparações e a quantidade pode acabar fazendo você perder coisas importantes no meio de banalidades, caso não tenha uma forma eficiente de gerí-las.

frases_para_redes_sociais

Em janeiro de 2009 um avião fez um pouso de emergência no rio Hudson, nos EUA e, em poucos segundos, as redes sociais estavam com comentários sobre o fato, o que foi um marco. Naquele momento a televisão e o rádio acabavam de ficar pra trás na história! As redes permitem a veiculação de informações em tempo real e essas informações dependendo do tipo, podem ser fundamentais para o preparador antecipar suas ações antes do caos geral.

Sabemos que é fato, que as redes sociais hoje, representam uma forma mais efetiva e rápida de captação de informações e enquanto ela está funcionando precisamos usá-la.

Agora vem a parte que é interessante. O preparador deve ter cuidado com a forma de organizar suas informações para não se perder no emaranhado delas.

No Facebook em seu feed principal você recebe atualizações misturadas das páginas e dos posts de amigos, não é? Criar “listas de interesse” melhoram a bagunça no seu feed principal. Você pode criar listas por assuntos como: Sobrevivência, Notícias da cidade, Notícias do estado, Notícias do Brasil e mundo, Humor, Filmes e séries, Compras, Amigos e quaisquer outros assuntos de seu interesse.

Assim você pode ir direto ao ponto que precisa e não corre o risco de perder acontecimentos importantes no meio das postagens de menor relevância. Por exemplo, ao invés de percorrer todo o feed – para saber o que está acontecendo – perdendo assim muito tempo, você pode simplesmente clicar na lista da sua cidade e lá, ver somente o que esta acontecendo nela. Os outros assuntos você pode ver depois com mais tempo, afinal agora estão organizados e você não vai perder mais nada, nem perder tempo olhando tudo sem ter foco algum.

Outra dica boa é marcar para receber notificações apenas das pessoas ou páginas mais relevantes e com excelente material. Exemplo: Existe um jornalista aqui da minha região que usa o Facebook para divulgar notícias, e companheiro(a)s, esse camarada deve ter um rádio ligado na freqüência dos bombeiros e polícia, porque tudo que acontece na cidade ele dá a notícia com detalhes. Ainda mais, 99% do que ele divulga sequer aparece no noticiário local – É, tem muita coisa que a TV não conta – Esse é um camarada que gosto de receber notificações, pois sei que é fonte segura e certa!

Outro exemplo bem prático: Eu ia fazer uma pequena viagem, mas um pouco antes passei rapidamente pela minha “lista de interesses” aqui da minha região e vi que iriam fazer uma manifestação na BR e parar o tráfego por aproximadamente de 4 horas. Claro que não viajei nesse dia! Ficar 4 horas ou mais parado numa estrada por manifestantes não é uma coisa legal – E ficaram muitos parados no local – Esse foi um dos exemplos e foi algo que eu só soube com o auxílio das redes sociais e que poderia ter “passado batido” se não fosse a organização da minha rede de informações.

O mesmo se aplica ao Twitter sob o nome de “listas”. Do mesmo modo que no Facebook, criar divisões por assuntos é muito útil pra não perdermos nada do que é falado. Se você não tem um Twitter eu recomendo fazer um pois é interessante como uma contrapartida, o facebook é mais dinâmico e não tem limitações de texto, mas já aconteceu do facebook cair algumas horas e foi bem interessante o fato do fluxo de informação se voltar para o Twitter. Pude presenciar esse fato a poucos meses quando aqui na minha área ficamos umas 8 horas com o Facebook fora do ar. Neste dia o Twitter agiu como uma boa contramedida na captação de informações.

O Youtube também é ótimo e inclusive tem canais que o editor sai com celular e ao vivo você vai vendo as noticías do que esta acontecendo. O recurso de criar lista se aplica do mesmo modo no Youtube só mudando o nome que é “Coleções”. Para criar suas listas basta ir em Coleções / Gerenciar inscrições/ Criar nova coleção.

Não explicarei com detalhes como fazer essa organização aqui nesta postagem ou o post ficaria gigantesco, mas você encontra muito material ensinando na internet, basta uma pesquisa rápida e você consegue aprender e se organizar.

Acompanhe além dos sites grandes de notícias também os locais, sejam instituições ou jornalistas independentes ou outras pessoas bem informadas. Siga também a previsão do tempo, Polícia Civil e Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros. Uma boa forma de conseguir boas fontes é olhando o que as boas fontes seguem!

Por exemplo, siga a Policia Rodoviária, coloque ela na lista e depois olhe quem ela segue, siga os que achar pertinentes e sempre coloque em listas, assim você consegue melhorar a organização das notícias.

Lembre-se sempre de buscar fontes confiáveis e sempre verifique a notícia em outros locais, uma boa dica é que noticias sérias geralmente oferecem a fonte de onde veio. Ainda assim, sempre verifique essa fonte! Uma informação errada é pior que nenhuma informação, não saia acreditando em tudo que se encontra na rede, é fantástica a capacidade de se obter informações na internet, mas deve-se ter o cuidado, conferir e só depois tomar sua decisão.

Concluindo, vimos que a internet e as redes sociais já ultrapassaram e são bem mais eficientes que a televisão e o rádio, porém deve-se ter cuidado com a qualidade das informações que se obtém por esse meio. A quantidade de informações também pode ser um problema se não existir uma boa gestão desse material. Informação errada pode colocar algumas de suas preparações à perder. Sabendo disso, aprenda, prepare-se, pois seja qual for o foco de sua preparação, informação de qualidade é fundamental para o sobrevivencialista.

Aprenda e seja útil a você mesmo, a sua família e a sociedade. Evolua, sobreviva!

Eremita Urbano(@fortedoeremita) é Cientista da Computação, pós-graduando em Gestão da Tecnologia da Informação e Técnico em Administração Empresarial. Atuou mais de 10 anos como instrutor de computação e rotinas administrativas. Aficionado em aprender, acredita que o estudo do sobrevivencialismo e assuntos correlatos, pode nós aperfeiçoar e nos tornar humanos melhores.

Anúncios

17 Comentários

  • infelizmente depois da ultima mudança no facebook não é mais possivel adicionar uma pessoa direto pelo perfil dela numa lista de interesse, vc até consegue adicionar uma ou outra pela própria página da lista usando a busca, mas como a medida que vc vai digitando o nome da pessoa aparecem apenas 10 opções com o nome, na maioria das vezes quem vc procura não aparece 😦
    outra coisa que tb não ficou legal nesta mudança foi o fato de não podermos escolher a capa da lista, ela é pega aleatoriamente de alguma página ou perfil que faça parte dela.

    • Eremita Urbano

      Realmente infelizmente, algumas mudanças não ficaram boas 😦

  • Caros amigos ,sobre a internet via satelite eu ja a uso e da viasatbrasil e funciona bem , estou satisfeito com o serviço , abraços celso .

    • Fala Celso,

      Interessantíssimo! Qual a velocidade? Tem algum link sobre os planos disponíveis?

      Abraços.

      • Milton Ragazzo Jr

        http://www.internetporsatelite.com.br/#!precos-e-planos

      • Milton Ragazzo Jr

        http://www.viasatbrasil.com.br

  • Eu tenho um grupo no whatsapp voltado somente para esse tipo de informação, qualquer informação que acharmos necessário que os outros membros saibam, compartilhamos. Funciona muito bem!

    • Eremita Urbano

      Ah, sim…isso é uma boa iniciativa! (y)

    • Opa, se ainda tem o grupo no whats me add: 47 9909.2806

  • Excelente postagem, organização para as noticias, muito útil , a noticia certa na hora certa (que imagino ser quanto antes) é uma das melhores, assim você ganha tempo em assimilar e tomar sua decisão sobre os acontecimentos.

    • Eremita Urbano

      Isso mesmo, Grato pelo comentário! 🙂

  • Investir em rádio amador também é uma boa idéia. Principalmente se for um rádio moderno que tenha capacidade de acessar Internet via rádio, como os modelos que algumas seções do exército já usam.

    • Olá Villhena,

      Eu hoje tenho bastante interesse em montar uma base de rádio, porém falta-me grana…rs.

      Abraços!

  • http://www.tecmundo.com.br/m/50000.htm vi esta notícia sobre conexão via satélite para celular e Internet. Creio que este tipo de aparelho seja crucial, vital realmente. Devemos lembrar que a Internet foi originalmente criada para resistir a uma guerra nuclear, sendo assim ela deverá continuar operacional mesmo nas piores circunstâncias, embora muitos sites devam cair, ela deve continuar operando. Mas para isto Faz-se necessário termos meios de acessa-la uma vez que as torres de celular e os provedores devem cair, desse modo o satélite é a melhor opção.

    • Milton Ragazzo Jr

      A internet como conhecemos hj é um veiculo de comunicação de interesse de todos, pois bem vamos desmistificar algumas coisas:
      A internet na essencia de sua concepção servia para que os militares pudessem ter melhores comunicação e informação em campo, no entanto, o conceito que esta sendo abordado envolvendo pessoas e redes sociais etc. em um colapso geral tem grandes chances de parar de funcionar devido ao fato de que todos os servidores que mantem estes serviços estão em terra…. poxa mentira! internet via satélite… legal durante um colapso o usuario deste serviço tera sim uma rede porém ela não contara com nenhuma informação trafegando a não ser que alguem se prepare para usurpar este sistema de seus controladores normais pois, provalvelmente esse não terão como alimentar a rede… veja um exemplo pratico em sua casa: retire o cabo do modem de seu roteador wifi… vc continua conectado no entanto vc só pode acessar seu outro pc conectado ao mesmo roteador… a internet é apenas um serviço que trafega por uma rede, nós como sobrevivencialistas devemos pensar em maneiras de retomar comunicação em nossas BOL para sim podermos fazer contato com outros como nós para podermos fazer uma analise da situação como um todo, hoje com o numero de sobrevivencialistas correto em lugares corretos acredito que com um plano tatico e com alguns equipamentos que pretendo adquirir nós possamos não estabilizar e sim criar uma nova rede de comunicação entre os sobrevivencialistas, para que possamos recuperar nossas situações, como disse sozinho não seria possivel, porém se nos unirmos com o proposito de nos comunicar sim nós podemos criar uma nova Intranet que pode se tornar uma internet a medida que nós consigamos reestabelecer os serviços cada um em sua localidade prestando auxilio uns aos outros, a ideia de se ter a internet por satélite é fantastica pois teriamos apenas que reconfigurar os satelites para que estes permitam que nossos computadores falem entre si e não apenas com o servidor da rede ou seja o gateway, desta forma tranformariamos o sistema de internet por satilites em uma rede privada de sobrevivencialistas com interesse e objetivos em comum, claro isso só seria possivel se ninguem reconfigurasse os satelites para uso pessoal tungando assim nossas cominicaçãoes e possivelmente invadindo e danificando nossos equipamentos, mas devemos ter sempre um plano de contingencia.

      Vida simples com alta tecnologia é possivel e pode custar menos doque vocês imaginam.

      • Eremita Urbano

        Valeu suas considerações enriquecem o conteúdo, obrigado!

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo comentário! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s