Informação, Redes Sociais e a Relação com o Sobrevivencialismo/Preparação

Por Eremita Urbano.

Qual a relação da informação com a sua preparação amigo(a) sobrevivencialista? Informação é um algo que todos tem conhecimento do que seja, então acredito ser desnecessário conceituar. A parte que é interessante saber é que as informações que temos é que vão nos ajudar a tomar decisões. Se as decisões serão boas ou ruins, vai depender da qualidade das informações que temos e da nossa capacidade de julgamento.

5214177-world-map-interconnected-by-wire-fiber-optics-of-the-information-concept-of-global-information-and-t

Quanto mais informação de qualidade você tem, mais preparado você vai estar caso aconteça algum incidente. Fato!

Captamos informações por diversos meios como televisão, rádio, jornais, amigos e claro na maior fonte de todas: A internet. Na grande rede conseguimos informações sobre basicamente tudo que se quer, o grande problema é a qualidade dessas informações e também a quantidade delas. Informação com qualidade ruim pode acabar com algumas de suas preparações e a quantidade pode acabar fazendo você perder coisas importantes no meio de banalidades, caso não tenha uma forma eficiente de gerí-las.

frases_para_redes_sociais

Em janeiro de 2009 um avião fez um pouso de emergência no rio Hudson, nos EUA e, em poucos segundos, as redes sociais estavam com comentários sobre o fato, o que foi um marco. Naquele momento a televisão e o rádio acabavam de ficar pra trás na história! As redes permitem a veiculação de informações em tempo real e essas informações dependendo do tipo, podem ser fundamentais para o preparador antecipar suas ações antes do caos geral.

Sabemos que é fato, que as redes sociais hoje, representam uma forma mais efetiva e rápida de captação de informações e enquanto ela está funcionando precisamos usá-la.

Agora vem a parte que é interessante. O preparador deve ter cuidado com a forma de organizar suas informações para não se perder no emaranhado delas.

No Facebook em seu feed principal você recebe atualizações misturadas das páginas e dos posts de amigos, não é? Criar “listas de interesse” melhoram a bagunça no seu feed principal. Você pode criar listas por assuntos como: Sobrevivência, Notícias da cidade, Notícias do estado, Notícias do Brasil e mundo, Humor, Filmes e séries, Compras, Amigos e quaisquer outros assuntos de seu interesse.

Assim você pode ir direto ao ponto que precisa e não corre o risco de perder acontecimentos importantes no meio das postagens de menor relevância. Por exemplo, ao invés de percorrer todo o feed – para saber o que está acontecendo – perdendo assim muito tempo, você pode simplesmente clicar na lista da sua cidade e lá, ver somente o que esta acontecendo nela. Os outros assuntos você pode ver depois com mais tempo, afinal agora estão organizados e você não vai perder mais nada, nem perder tempo olhando tudo sem ter foco algum.

Outra dica boa é marcar para receber notificações apenas das pessoas ou páginas mais relevantes e com excelente material. Exemplo: Existe um jornalista aqui da minha região que usa o Facebook para divulgar notícias, e companheiro(a)s, esse camarada deve ter um rádio ligado na freqüência dos bombeiros e polícia, porque tudo que acontece na cidade ele dá a notícia com detalhes. Ainda mais, 99% do que ele divulga sequer aparece no noticiário local – É, tem muita coisa que a TV não conta – Esse é um camarada que gosto de receber notificações, pois sei que é fonte segura e certa!

Outro exemplo bem prático: Eu ia fazer uma pequena viagem, mas um pouco antes passei rapidamente pela minha “lista de interesses” aqui da minha região e vi que iriam fazer uma manifestação na BR e parar o tráfego por aproximadamente de 4 horas. Claro que não viajei nesse dia! Ficar 4 horas ou mais parado numa estrada por manifestantes não é uma coisa legal – E ficaram muitos parados no local – Esse foi um dos exemplos e foi algo que eu só soube com o auxílio das redes sociais e que poderia ter “passado batido” se não fosse a organização da minha rede de informações.

O mesmo se aplica ao Twitter sob o nome de “listas”. Do mesmo modo que no Facebook, criar divisões por assuntos é muito útil pra não perdermos nada do que é falado. Se você não tem um Twitter eu recomendo fazer um pois é interessante como uma contrapartida, o facebook é mais dinâmico e não tem limitações de texto, mas já aconteceu do facebook cair algumas horas e foi bem interessante o fato do fluxo de informação se voltar para o Twitter. Pude presenciar esse fato a poucos meses quando aqui na minha área ficamos umas 8 horas com o Facebook fora do ar. Neste dia o Twitter agiu como uma boa contramedida na captação de informações.

O Youtube também é ótimo e inclusive tem canais que o editor sai com celular e ao vivo você vai vendo as noticías do que esta acontecendo. O recurso de criar lista se aplica do mesmo modo no Youtube só mudando o nome que é “Coleções”. Para criar suas listas basta ir em Coleções / Gerenciar inscrições/ Criar nova coleção.

Não explicarei com detalhes como fazer essa organização aqui nesta postagem ou o post ficaria gigantesco, mas você encontra muito material ensinando na internet, basta uma pesquisa rápida e você consegue aprender e se organizar.

Acompanhe além dos sites grandes de notícias também os locais, sejam instituições ou jornalistas independentes ou outras pessoas bem informadas. Siga também a previsão do tempo, Polícia Civil e Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros. Uma boa forma de conseguir boas fontes é olhando o que as boas fontes seguem!

Por exemplo, siga a Policia Rodoviária, coloque ela na lista e depois olhe quem ela segue, siga os que achar pertinentes e sempre coloque em listas, assim você consegue melhorar a organização das notícias.

Lembre-se sempre de buscar fontes confiáveis e sempre verifique a notícia em outros locais, uma boa dica é que noticias sérias geralmente oferecem a fonte de onde veio. Ainda assim, sempre verifique essa fonte! Uma informação errada é pior que nenhuma informação, não saia acreditando em tudo que se encontra na rede, é fantástica a capacidade de se obter informações na internet, mas deve-se ter o cuidado, conferir e só depois tomar sua decisão.

Concluindo, vimos que a internet e as redes sociais já ultrapassaram e são bem mais eficientes que a televisão e o rádio, porém deve-se ter cuidado com a qualidade das informações que se obtém por esse meio. A quantidade de informações também pode ser um problema se não existir uma boa gestão desse material. Informação errada pode colocar algumas de suas preparações à perder. Sabendo disso, aprenda, prepare-se, pois seja qual for o foco de sua preparação, informação de qualidade é fundamental para o sobrevivencialista.

Aprenda e seja útil a você mesmo, a sua família e a sociedade. Evolua, sobreviva!

Eremita Urbano(@fortedoeremita) é Cientista da Computação, pós-graduando em Gestão da Tecnologia da Informação e Técnico em Administração Empresarial. Atuou mais de 10 anos como instrutor de computação e rotinas administrativas. Aficionado em aprender, acredita que o estudo do sobrevivencialismo e assuntos correlatos, pode nós aperfeiçoar e nos tornar humanos melhores.