Você está preparado para se comunicar em um cenário de emergência?

Como se comunicar em situações de emergência é o assunto provavelmente menos falado em aspectos de preparação, mas em minha opinião, possui uma importância vital em assegurar sua sobrevivência durante qualquer tipo de desastre e é algo que você não quer deixar passar batido.

Desastres após desastres nós vemos o quão crucial é a comunicação durante tempo de crise. Desde enviar os primeiros socorros às áreas afetadas até coordenar o encontro com os entes queridos, nossa infraestrutura em comunicações é vitalmente importante a nossa segurança.

Infelizmente, enquanto fizemos grandes avanços tecnológicos, nossa infraestrutura está incrivelmente vulnerável para até mesmo eventos de pequenas escalas (Ex.: Tempestades). Tempo após tempo nós vemos nossas redes de telefonia falhar, nossos aparelhos modernos pararem de funcionar e até mesmo as linhas de emergência congestionarem em tempo de crise.

Você está preparado para fazer contato durante um desastre?

Assim como qualquer área da sobrevivência, o primeiro passo em comunicação de emergência é preparação. Isso significa desenvolver um plano de comunicação e ter certeza de que todos da sua família sabem qual é  como fazê-lo funcionar em caso de desastre.

  1. Faça uma lista daqueles que você entrará em contato durante um desastre. Todos da sua família ou seu grupo deverão ter a mesma lista;
  2. Sua lista de emergência deverá conter números de telefone, e-mails e até mesmo perfis de redes sociais;
  3. É interessante possuir contatos intermediários, fora do estado que possam servir de backup se caso os outros falharem (peça a permissão antes);
  4. Assim que o desastre acontecer e você saiu dos riscos mais iminentes, a sua maior prioridade será fazer contato com sua lista de contatos de emergência. Todos planos, informações, horários e atualizações deverão então ser repassados para todos desta lista. Contate os indivíduos de maior prioridade primeiro (família ou outros) e em seguida os outros;

Equipamentos de comunicação para emergências

Durante um desastre é bem provável que os canais de comunicação vão cair. Esperamos que seja temporário, mas de qualquer maneira você terá de se preparar para o cenário pior e ter múltiplas opções disponíveis.

iPhoneCelulares

Vamos começar com celulares pois quase todo mundo tem um. Mesmo que as redes de telefonia geralmente fiquem sobrecarregadas durante a crise você ainda pode conseguir um contato por sorte.

Se suas tentativas iniciais falharem, tente usar texto. Como vimos em eventos passados, mensagens e até aplicativos de mídia social podem funcionar, enquanto ligações por voz não funcionam. Isso acontece pois a mensagem de texto tomam muito menos banda de informações que uma ligação, então talvez seja a melhor forma de conseguir contato.

Social NetworksMídias Sociais

Apesar de você precisar um meio de acessá-las, redes sociais podem ser uma ótima forma de se comunicar em cenário de crise. Se você conseguir chegar a um abrigo ou acessar as redes pelo celular, você pode ser capaz de mandar notificações.

Claro, ninguém deverá confiar nesta opção como a primária, porém não deixa de ser uma ótima forma de avisar a família e amigos que você está bem ou avisá-los o que você está planejando fazer em seguida.

SPOT Satellite PhoneTelefones via satélite

Apesar de serem muito caros, durante um desastre natural ou crise ter um telefone por satélite pode simplesmente salvar sua vida.

Estes telefones oferecem várias vantagens durante crise. Primeiro, eles não dependem de redes de telefonia local, então eles provavelmente não serão afetados pelo aumento de chamadas. Segundo, mesmo que toda a rede caia, seu telefone por satélite ainda estará operacional.

Cobra CB RADIORádio amador – VHF/UHF

Eu sei, você provavelmente está pensando em caminhões enormes cheios de aparelhos, mas fato é que os rádios amadores podem ser uma importante parte do seu arsenal de comunicação de emergência. Eu recomendo ter um em seu veículo, ter um portátil em sua mochila e uma estação base em casa.

Durante um desastre localizado, você poderá fazer contato em uma zona de até 20km. Isso transforma o rádio amador em uma ótima ferramenta para coordenar ações com amigos e famílias durante a situação toda.

Motorola MS350R Talkabout

Rádios PX Talk About

Estes rádios da faixa cidadão são feitos para comunicações a curta distância. Eles são geralmente usados em zonas de no máximo 2km em cenário urbano. Os da marca Motorola parecem ser os mais robustos e com maior qualidade.

Fato é que, dificilmente as coisas acontecerão quando você estiver em casa com toda sua família. Sendo assim, está na hora de pensar em formas de entrar em contato com eles quando tudo começar a falhar. E você, tem alguma ideia de meio de comunicação eficiente?

Até.

Traduzido e adaptado do blog Off Grid Survival.