Como se “desligar da rede” com pouco dinheiro

Este texto retirei de um blog feito por um casal que hoje vive o sonho de não depender da rede para nada. Aqui eles falam um pouco acerca do que você pode fazer para perseguir o seu sonho de sustentabilidade e auto suficiência.

Como se desligar da rede com pouco dinheiro… esse é o Santo Graal, não é? Eu vejo muitas pessoas postando mensagens aqui e em outros sites, todos dizendo a mesma coisa, que querem ser independentes, que querem ter um pedaço de terra, um pequeno lugar para viver para se desligar da sociedade mas elas não tem dinheiro para fazer isso. Elas muitas vezes querem se agrupar com outras pessoas na esperança de juntar recursos ou simplesmente pular no vagão de alguém.

Eu estou aqui para lhe dizer que é possível fazer isso sem andar por meios ilegais e sem precisar se juntar com outras pessoas para começar esta empreitada.  Eu tenho certeza de que o que falarei não é o único caminho, mas foi como fizemos e funcionou para gente. Você talvez tenha de tomar um rumo diferente, mas um rumo você deve tomar se realmente quer fazer isso.

Primeiro, lhe tomará certo dinheiro pois nada é feito de graça. Claro, você terá de ganhar esse dinheiro trabalhando e não há outra forma de fazer isso, a não ser que tenha um parente que vai lhe deixar uma bolada de dinheiro ou uma propriedade… Se você tem isso acontecendo na sua vida você pode pular a parte financeira, seu sortudo.

Se você não tem dinheiro em mãos (como a grande maioria), então você terá de economizar, contar, guardar cada centavo que você absolutamente não precisa gastar durante a vida. É impressionante quanto dinheiro as pessoas jogam fora a cada pagamento, a cada dia… Mas vamos lá:

  • Você talvez terá de trabalhar em mais de um local;
  • Você terá de viver o mais barato que puder e isso significa não pagar por nada que não seja absolutamente necessário para viver;
  • Não vai poder sair para jantar fora;
  • Terá de comer em casa e escolhendo as comidas mais baratas;
  • Comprar um carro usado (se realmente precisar de um carro);
  • Comprar roupas em lojas populares;

Todo dinheiro que você deixar de gastar agora, será um passo para atingir seu futuro. Coloque esse dinheiro todo em algum lugar e NÃO toque nele. Quando mais dinheiro guardar, mais rápido poderá viver a vida dos seus sonhos.

Em seguida você precisará de uma propriedade, uma que esteja no seu nome, limpa e documentada. Agora voltemos a questão do dinheiro:

  • Procure por propriedades baratas;
  • Esteja absolutamente certo que a propriedade que você tem interesse acomodará suas necessidades;
  • Cheque e cheque novamente se você poderá viver como quer neste local;
  • Cheque seus potenciais vizinhos, não é legal ter vizinhos chatos ou barulhentos;
  • Cheque por restrições, quando mais você NÃO PUDER fazer na propriedade, menos independente você poderá ser.

A maior dica é que você procure por propriedades “com problemas”, a propriedade que eu comprei era mais barata pois o acesso a ela era mais difícil e há um riacho que corre na frente da propriedade na época de chuva, sendo que ele é fundo o suficiente para a maioria dos veículos não passar. Nosso vizinho tem uma ponte, nós não… Somente isso fez com que a propriedade fosse menos desejável para a maioria das pessoas, mas não para nós.

Agora, enquanto estiver fazendo tudo isso você terá de pensar em suas habilidades. O quão habilidoso você é? Você sabe construir? Sabe arrumar coisas? Quanto mais você puder fazer, mais barato a vida diária será, ponto final. Se você não é habilidoso então precisará dar um jeito de desenvolver isso, faça o que puder para aprender um pouco sobre a maioria das habilidades gerais que um “homem tradicional antigo” deveria saber… Sim homens, estamos falando com vocês. Senhoritas, vocês não são exceção à regra, se quiser fazer isso, terá de aprender várias habilidades também como cozinhar sem tecnologia, enlatar, primeiros socorros, manutenção básica e o máximo de atividades físicas que você puder fazer. Quanto mais você puder fazer sozinho sem precisar pagar alguém para realizar o serviço, melhor você estará. Estas habilidades também podem lhe tornar economicamente valioso em tempo de crise, onde você poderá trocar alguns serviços por dinheiro ou por recursos que você precisa.

Isso tomará algum tempo? Claro que tomará, mas quanto mais cedo você começar, mais cedo você viverá seu sonho! Apenas pense se você tivesse começado esta jornada a cinco, dez anos atrás… Onde você estaria agora? Nunca é tarde para começar, mas um começo tem de existir se você realmente quer isso.

Não espere que alguém faça isso por você, eu não recomendo que vocês entrem em um grupo. Sinceramente, existem muitos problemas com grupos e se este quebra ou tem problemas legais no futuro, onde isso te deixa? Na minha opinião, a melhor coisa a se fazer é possuir sua própria terra, limpa e documentada. Isso significa comprar algo barato onde você terá liberdade para construir seu próprio lugar ou até mesmo colocar um trailer baratinho até poder construir algo mais permanente (isso lhe deixará isento de MUITAS taxas).
Se você não tem crianças ainda, não as tenha enquanto você não estiver bem fixado em seu próprio local e terra. Não há nada de errado em ter crianças, porém elas custam dinheiro e um monte de tempo… Se você realmente quer viver de forma independente fora da rede então precisará focar NISSO primeiro, só então depois formar a família. Se você já tem crianças e elas ainda vivem em casa, você terá um trabalho mais duro e provavelmente demorará mais tempo para alcançar o que quer, mas não desista dos seus sonhos.

Eu nunca disse que seria fácil, a maioria do tempo nada vem de forma fácil, mas se você realmente, REALMENTE quer fazer isso, pare de esperar por outros e tome controle da sua vida, estabeleça as metas e não desista.

Traduzido e adaptado do blog Off-Grid.