Tubo de sobrevivência: Oque é e como fazer

Apesar de sempre recomendarmos que os preparadores optem por ficarem em suas casas em caso de urgências, temos de considerar que em alguns momentos isso não é possível. Sendo assim, trazemos um conceito novo e diferente para vocês, o tubo de sobrevivência.

Lembre-se da regra básica: Não guarde seus recursos em apenas um local

Se caso você for forçado a deixar sua casa e planejou com antecedência seu abrigo secundário, você deve pensar nas suas rotas de fuga, ou seja, locais pelos quais você provavelmente vai passar quando estiver se dirigindo ao seu abrigo.

Considerando o pior cenário possível, não podemos confiar que teremos capacidade de equipar uma mochila, sair da cidade e ainda evitar confrontos com terceiros. Andar com uma mochila cheia de itens com certeza atrairá atenção e você correrá risco real de perdê-la.

Se você sair de sua casa e perder sua BoB (Mochila de fuga), o que acontece? Você vai passar por maus bocados. E é exatamente aí onde o tubo de sobrevivência cumpre sua utilidade. Segue o vídeo:

A construção deste tubo é tão simples que não vejo sentido em não providenciar um backup como esse para ser colocado em sua rota de passagem. Nele você poderá acondicionar tudo o que couber em seu interior e convenhamos, se por qualquer razão você ficar de mãos vazias em um cenário de crise, ter um tubo cheio de enlatados e equipamentos vai salvar sua vida.

Como dito no vídeo, o segredo está em marcar o local enterrado. Pode parecer fácil, porém eu mesmo já tive problemas em encontrar uma unidade pois a enterrei perto de uma árvore de tamanho médio que após um ano morreu e me fez perder o ponto de referência… resultado? Tive de cavar cinco buracos para achar o tubo. Pode parecer fácil, mas saiba que não é. Use pedras grandes, árvores grossas e peculiaridades de terreno para marcar a referência.

Enfim, o tubo de sobrevivência, assim como as garrafas PET enterradas, serão uma alternativa extra para que você tenha maiores chances de sucesso.

Até.

Anúncios

26 comentários

  • João Henrique Macedo

    Uma coisa importante também é conhecer características que o planeta oferece, como navegação à noite usando as estrelas como sistema de orientação, ou como adaptar lanternas e lentes para mandar mensagens a longa distancia por código como um simples S.O.S., conhecer os tipos de minerais, solos e um pouco sobre meteorologia são as melhores ferramentas de sobrevivência, pois isso você carregará consigo o tempo todo e não precisará esconder ou proteger, o mundo é traiçoeiro.

  • Parabéns ótimo vídeo. Pode se usar o anel de borracha próprio para esta tampa R$ 1,50 +- cada.

  • Julio, parabéns pelo blog, muita informação útil e boas idéias….um acessório que pode ser adicionado nesse tubo de sobrevivência, para proteger de umidade são aqueles sachês de sílica gel, muita vezes jogamos fora esse item sem saber a importância, na internet já encontrei alguns sites que vendem por kilo e não achei muito caro, em torno de R$35,00 o kilo….bom eu não acho caro se levado em conta o benefício. Acrescentaria uma faca e uma pederneira ao tubo.

  • Me ficou a dúvida de se é bom para pôr ferramentas, para quem vai ficar numa cidade por exemplo. Se fosse esconder um alicate multifunção, uma faca ou qualquer objeto de metal como será que fica?
    Nesse site fazem reviews de faca, que (se for de aço carbono) pode enferrujar se ficar deixada num canto muito tempo, mas não sei se o mesmo é verdade com o tubo vedado.
    Grato pela ideia. Muito útil.
    Ótima postagem.

  • Olá Julio,essa tampa se chama Cap,se vc observar existe um espaço dentro para ser usado com um o”ring de borracha,isso porque já usei para consertos em casa,ok fica a dica.

  • Muito boa a ideia !

  • Cara ao invés de vc colar com essa cola adesiva vc pode usar veda junta de motor, ela demora mais pra secar mas depois ela vai vedar ate melhor a cola, e é só bater em uma quina qualquer q ela solta depois sem necessidade de estragar o tubo.

  • Republicou isso em BLOG DO MARCVIN.

  • Julio eu acho que poderia tambem pegar canos de 25mm de 10 cm ou 5 cm de comprimento e encher de água fica facio de carregar e quando for toma é só fazer um furo na tampa

  • Bombonas de 15 litros são interessantes para locais particulares, já quando a ideia é enterrar no caminho que será bem possível que não vai avisar para o proprietário este tubo e mais interessante, fácil de enterrar e fácil de carregar, da ate pra enrolar corda em volta e fazer um embornal caso necessário.

  • é isso aí Joe,
    roupa de pvc protege contra radiação nuclear ?

  • Pode colocar aqueles saquinhos de Sílica-gel pra secar totalmente o ar dentro do tubo, e vedar uma das pontas com cola, e a outra como cera e silver tape. Podemos pensar em colar munição dentro de sacos zip lock com mais sílica.

  • Julio, pensei agora, tbm pode ser feito com garrafa PET, cortar o famoso “funil” preencher com os equipos que cabem…e vedar com SILVER TAPE, Durepoxi!!!Acho que tbm dá certo…!!!O que vc acha?!Mais barato não?!

  • Show!!!Meu primeiro kit sobrevivência foi em um tubo de “projetos” aqueles porta projetos preto de arquitetura e engenharia…Cabia muita coisa dentro alem de ser de plastico que dava uma boa resistência a chuva!!!!Eu vedava com Silver Tape e ficava perfeito!!!

  • Eu não colocaria alimentos, assim tubo fica com validade indeterminada. Colocaria lâmina, fogo, cobertor de emergência, um estilingue, e os demais itens já citados.

  • Muito bom! Acrescentaria uma lanterna, material de pesca e lanternas. Mestre Batata havia me dado uma aula online sobre esses tubos também. Obrigado Júlio!

    • Grande Hwidger!

      Concordo, deixei essa questão dos itens mais em aberto para que cada um ache os itens de maior importância e não se prendam à uma lista já pronta.

      Valeu pelo apoio!

      • Ops, minha mensagem acabou redundante. Quis dizer lanternas, material de pesca e uma pequena e barata faca utilitária.
        Abração Julio.

  • edison johnny marques

    Gostei muito, vou fazer tambem um filtro de agua de pvc tambem deste tamanho, obrigado pela dica.

    • Fala Edison!

      Sabe que é uma ótima ideia o filtro de água! Ta aí algo que não tinha pensado…

      Valeu pelo apoio, abraços!

  • Leonardo Magalhães

    Se a pessoa dispuser de gps é interessante marcar também, se por um tipo de alça pra tirar o cano do chão acho q facilita bastante, e existe as mochilas pet que não ocupam espaço algum e podem vir a ser bem úteis pra não ter que carregar os itens nas mãos.

    • Fala Léo!

      É interessante, mas ter outra forma de localização é importante também pois se a rede de GPS cair, você perde tudo.

      Abraços.

  • Boa idéia, boa dica, quando a cabeça pensa o corpo não padece…
    Fácil, prático, inteligente e barato!!
    Aprovado!

    • Valeu pelo apoio!

  • Excelente idéia, eu pensei em fazer no sitio da família, utilizando um tubo de concreto (caixa de gordura o algo do gênero), para guarda uma certa quantidade de itens, até mesmo para quando for acampar la!
    Continue com o trabalho, curto muito as ideias tuas Julio.

    • Fala Rodrigo!

      Pois é, o tubo de concreto daria muito mais trabalho…rs. Valeu pelo apoio!

      Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s