Camuflagem: Uniformes BDU e ACU

Decidimos iniciar uma nova série de vídeos para o blog relacionados à camuflagem. Para começar o assunto devemos nos manter no primordial, que são os tipos de costura encontrados nas fardas atualmente.

Sem título

Julio, porquê saber sobre isso? Simples. Se você planeja ter em suas preparações alguma espécie de farda para se camuflar em um cenário de crise ou até mesmo escolher a mais adequada para o seu jogo de Paintball/Airsoft, é interessante conhecer quais padrões de camuflagem se adequam melhor na mata de sua região ou aos cenários urbanos, bem como qual padrão de costura você achará mais conveniente.

Vamos começar com as costuras, porém depois teremos os testes de cada padrão e a explicação da história destes. Segue o vídeo:

Espero que gostem!

Até.

Anúncios

26 comentários

  • responde julio plz

  • é proibido usar essa farda

    • *?

  • Pingback: Camuflagem: Padrão Multicam |

  • ACU é advanced combat uniform e nao army. Show de bola o video, parabens. o colega que perguntou sobre a parabellum é uma loja mais que recomendada, adquiri minha arma de airsoft la, e os caras sao muito atenciosos e eficientes. possuo uma roupa multicam e é muito bom esse novo padrao, recomendo a todos.

    • Olá amigo,

      Obrigado pela correção e recomendação!

      Abraços.

  • Encontrei essa loja que tem vários padrões, mas não conheço e não sei se é confiável. Se alguem tiver alguma experiencia com ela, por favor compartihe conosco:

    http://www.parabellum.com.br/as1/produto.asp?item=35&Categoria=213

    abs

  • eulerbrandao1969

    Amigos hoje sem muito o que fazer achei varios padroes de camuflagem fica ai o site ára darem uma olhada
    http://www.spmodelismo.com.br/howto/fi/uniformes.01.php

  • Olá Júlio, mais um ótimo vídeo e creio ser muito pertinente abordar esse tema, visto que para além dos que praticam esportes em que camuflar-se é algo desejável, para os que tem estratégia sobrevivencialista “fugir para o mato” isso é essencial. Possuo peças nos dois padrões, mas acho o padrão ACU bem mais funcional, pelos motivos que citou. Sobre a calça em particular, pode ser impressão, mas os bolsos superiores da perna da que tenho são, aparentemente maiores que as do exemplar que apesentou. No mais ela é a calça mais confortável que já usei até hoje.

    Abraço.

    • Valeu pelo apoio Fritz!

      Realmente é um conhecimento válido para conseguirmos manter um perfil baixo em cenários de crise.

      Abraços.

  • Ricardo Barradas

    Bom dia Júlio, estou procurando uma Jaqueta M-65 verde Oliva, tamanho L. Tenho uma padrão Woodland, mas desejo muito uma verde oliva original!! Estou negociando uma jaqueta de piloto DUPLA FACE MA-1 VIETNAM GENUÍNA. Já ouviu falar? Eu tinha uma antiga e dei de presente para meu irmão. Ela é bastante útil por ter dupla face, de um lado é verde oliva e na parte interior é laranja, o que facilita em caso de resgate. Forte abraço irmão!!

    • Olá Ricardo,

      Muito bacana a Jaqueta, não a conhecia. Esta jaqueta m-65 não encontro nacionalmente, mas se você se animar a comprar pelo Ebay, terá maior facilidade.

      Abraços!

    • Ricardo Barradas

      Opa Júlio, acabei comprando hoje a jaqueta de piloto que te falei, quando chegar posto umas fotos pra você. Em relação a jaqueta M-65 verde oliva, estou tentando com um colega e hoje recebi um email animador, vamos aguardar. Eu não compro mais no EBAY, pq já tive dois prejuízos por falta de experiência!!

  • Parabéns Julio, pode me passar o endereço de onde consigo esse fardamento camuflado?
    Estive pensando em algumas coisa já que to de cama com dengue, sera que não encontraríamos alguma cidade abandonada ou algo do gênero para fazermos um treinamento ou experiencia? grande abraço

    • Olá Euler,

      Obrigado pelo apoio, em relação ao fardamento, você pode consegui-lo na http://qgairsoft.com.br. A sua sugestão na verdade já está sendo planejada para o encontro nacional de sobrevivencialistas, assim que tivermos alguma coisa definida pode ter certeza que vou publicar por aqui.

      Abraços.

  • Julio, aonde encontrar ACU aqui no Brasil? Pelo que vi na Militar Brasil e RipStop, todos são BCU. Abs e obrigado.

    • Olá Eduardo,

      Você pode encontrar na loja http://qgairsoft.com.br, que é uma loja de airsoft que contém as diversas fardas.

      Abraços.

  • marciliodiniz

    Pelo que experienciei até agora, o padrão de costura BDU para acampamentos e coisas menos “táticas” (com menos necessidades de bolsos rápidos) é muito bom, pois é rude e muito durável – o esfriamento/aquecimento é mais perceptível quando não se trata de tecido ripstop (e olhem que estou falando da Caatinga, de longe o clima mais quente e espinhoso do Brasil), sendo ripstop a diferença é quase imperceptível – ao menos que o sujeito seja uma pessoa hipersensível (coisa que acredito que não seja boa para quem ao menos simpatiza em sobreviver). O peso do uniforme e como isto pode ser um empecilho também é relativo à quantidade de peso (bolsas, coletes, mochilas etc.) que se carrega e a quantidade de movimento e tempo que se passará com ele – dependendo do que seja, é simplesmente irrelevante. Uma bota ruim ou calçado inadequado pode sair infinitamente mais pesado e incômodo que o pior dos uniformes, por exemplo.

    Quanto a uniformes chineses, digo que depende. Compre um uniforme real europeu (é possível em lojas de “usados” e bazares militares – por exemplo, não é difícil nem tão caro achar um Flecktarn) e examine, mas examine mesmo. Tem coisa da China que não presta, mas tem coisa interessante de lá também, algumas bem feitas – e isto serve também para uniformes de combate. Agora, claro, nunca comprei uniforme no Mercado Livre e não sei o que estão vendendo aqui e tal – e claro, depende dos fornecedores, etc.

    A ideia da discussão de padrões é muito boa, temos ao menos 5 Biorregiões (fora eventuais diferenças sazonais na mesma Biorregião – por exemplo, um padrão x funciona muito bem MESMO na Caatinga durante a Seca/Verão, mas não funciona durante as Chuvas/Inverno) neste país e é óbvio que um só padrão camuflado não dá conta decentemente de tudo. O pessoal de Airsoft/Paintball que testa na “prática” já sabe disto faz tempo e acho que será interessante ver uma discussão mais ampla sobre isto aqui.

    Força nisso!

    • Olá Marcilio,

      Concordo plenamente com suas colocações e agradeço seu apoio. O padrão que melhor se adapta aos diversos cenários nossos é o Multicam (Que eu pude ver até o dado momento), mas vou fazer vídeos depois para deixar isso mais claro e testar outras possibilidades!

      Abraços.

  • FERNANDO P. N. JUNOR

    Júlio, diferente de todos esses padrões, era o camuflado usado pelos Fuzileiros Navais nos anos 80/90 período em que servi. Era no padrão camuflado português de tonalidade diferente a usada no EB, e muito leve apesar de ainda não ser RIP STOP, era muito durável. Hoje o padrão BDU, foi adotado pelos FN aqui no Brasil, Recebi de presente 04 peças de um amigo dos tempos de caserna e, particularmente, não gostei do padrão adotado nos dias de hoje, achei muito pesado e desajeitado, como vc cita. O que usei anos atrás, era tão bem projeatado, que tanto usavamos em manobras militares, como também podíamos usar quase que de forma social, quando em cerimônia, ttinha condições de usar de forma ENSACADO(GANDOLA POR DENTRO DA CALÇA). Coisa que hoje torna-se impossível devido o tamanho e tipo de tecido. PARABÉNS PELO VÍDEO. No meu album no orkut e facebook, tem fotos do tempo que relato aqui. Grande abraço. FERNANDO JUNIOR

    • Olá Fernando,

      Muito interessante, não tenho conhecimento do padrão anterior ao BDU e curioso é saber que ele parecia ser mais eficaz que seu sucessor. Obrigado pela complementação, vou pesquisar sobre o assunto!

      Abraços.

  • Diego Parreira de Queiroz

    O BDU tem uma “vantagem” no verão ele retem o calor do corpo, mas no inverno ele perde o calor do corpo, ou seja, no calor ele esquenta e no fio ele esfria. Muito pesado e desengonçado. Não usei o ACU então não vou dar palpite

  • BELEZA DE MATERIA JULIO COMO SEMPRE BEM PESQUISADO !!!! EU USO UMA GANDOLA DOS FUZILEIROS NAVAIS E UMA CALÇA JEANS VELHA E MUITO RESISTENTE E MEUS TENNIS CANO ALTO DA WESTERN FLEX MUITO RESISTENTES E LEVES , COMO COBRETURA UM CHAPEU CAMUFLADO RAJADO DE ABAS.
    ESSA É A MINHA INDUMENTARIA DE WOOD MAN PARA MINHAS ATIVIDADES DE BUSHCRAFTER.

    MAIS UMA VEZ PARABENS PELA MATERIA INSTRUTIVA !

  • DEIVIS ZENATTO

    VALEU JULIO OTIMO VIDEO APROVEITO PARA PERGUNTAR SE VOCE SABE DE ALGUM SAITE DE COMPRAS DE ARTIGOS MILITARES NO QUAL AS MERCADORIAS SEJAM CONFIAVEIS PORQUE VARIOS SAO DE BAIXO PADRAO DE QUALIDADE UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS SOBREVIVENCIALISTAS POIS TAMBEM SOU FORTE ABRAÇO DAQUI DO RIO GRANDE DO SUL

  • bom,como praticante de airsoft digo que esses uniformes xingling muito vendidos no mercado livre nao prestam: tecido ruim,tamanhos fora de padrao,rasgam facilmente.se for comprar,indico os propper,tru-spec ou os TMC e Emmerson (esses últimos os únicos xinglings que valem alguma coisa).de resto,é jogar dinheiro no lixo.

    • Olá Rogério,

      Obrigado pela complementação, realmente uniformes chineses tendem a deixar você na mão depois de algumas partidas… rasgam, descolorem e os zíperes emperram. Joga Airsoft onde? Tem time?

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s