SHTF School: Água para sobreviver

Para aqueles que não conhecem o contexto do blog SHTF School, clique aqui para ler a introdução do blog e assim conseguir entender o texto abaixo.

Primeiramente você deve parar por um momento, ou mais de um momento e pensar sobre a importância da água. Existe todo tipo de informação interessante sobre água na internet e você pode pesquisar à vontade.

Neste artigo eu escrevo sobre minha experiência sobre água durante a guerra. Eu tentarei falar sobre alguns tópicos que não são muito óbvios.

A importância da água para sobrevivência

Quando a crise acontece tudo importa e todas as pequenas coisas estão conectadas. Novos problemas pequenos de repente aparecem, um pequeno problema vai conectando-se com outro pequeno problema e quando você vê… Está com um grande problema e aí você morre. E é o fim.

Então você tem de pensar sobre novas perspectivas. Eu sugiro que você tente medir o tanto de água que gasta em um dia para cozinhar, limpar, beber, banhar-se, necessidades e tudo mais.

Depois de medir a quantidade de água, desligue suas fontes de água por uma semana. Nesta semana use latas para pegar água de algum vizinho que esteja (por exemplo) a cerca de 8km de você. Uma semana. Depois dessa semana, sente-se e tente pensar novamente sobre a importância da água.

Será um lembrete bem refrescante sobre a importância de algo que nós tomamos por garantido. Provavelmente você vai concluir que a água é muito mais importante do que havia pensado. Mas acredite em mim, você ainda não sabe… você ainda provavelmente não conseguirá imaginar o quão importante ela é.

Quando você ouve que um homem pode sobreviver apenas alguns dias sem água pode ser uma grande verdade, mas você tem que pensar na água de outras formas. Não apenas em uma garrafinha de água mineral gelada.

1. A água aumenta sua moral

Cedo ou tarde você vai se encontrar sem comida “real” e vai ter que começar a “inventar” comida. Eu passei por isso. Ferver plantas com água, ferver pequenas quantidades de farinha com água, todo tipo de “chá” ou horríveis “soupas” para comer.

Em um dos tempos muito ruins eu tinha algo como água quente colorida para almoçar e nem perguntava o que era adicionado para dar a cor. Eu digo sim, você está perfeitamente equipado com latas de comida, seu depósito está cheio. Mas pense no “cedo ou tarde”.

Uma das melhores memórias que tenho dos tempos ruins é a “sopa quente”. Existe algo “mágico” na sopa quente quando você está com frio e molhado, e tudo lá fora foi para o inferno. É como a fogueira, um grande elevador para sua moral.

2. Você precisa de mais água durante uma crise

No cenário de sobrevivência de longo termo as chances são de que você vai trabalhar mais com o seu corpo do que agora. Isso significa que você precisará de ainda mais água do que precisa agora.

Não espere gastar alguns dias parado em casa, em um bonito e gelado quarto. Quando a crise acontece e você tem de lutar pela sobrevivência sempre há muito o que fazer.

Para ser um sobrevivente de longo prazo você não vai querer viver com apenas 500ml de água por dia. Você vai querer ter muita água todo o dia.

3. Higiene

Você precisa de água para higiene, muita água. Você pode pensar que pode sobreviver mesmo se não ter água o suficiente para se manter limpo. Sim, pessoas sobreviveram dessa forma, mas tenha em mente novamente que pequenos problemas levam à grandes problemas e grandes problemas acabam matando você no final.

Estar sujo por não ter água não é como nos filmes. Não é apenas transpirar e ficar com a camisa suja, e sim ficar aleijado por algum tipo de infecção de fungos nos seus pés simplesmente porquê você não tinha meias limpas o suficiente para vestir, pois você gastou vinte horas diárias com seus sapatos ou botas. No final das contas não dá para fugir e, estar em um estado onde você não pode correr não é uma boa idéa durante uma crise.

Esqueça os problemas como cheiro ruim, isso não é problema. É um problema na civilização, mas quando as coisas se tornam não civilizadas isto não importa. Problema é você ter diarreia durante uma semana, tendo de fazer necessidades a cada meia hora, não conseguir levantar sem ficar tonto, ficar fraco como um bebê e tudo isso pois você não tinha água suficiente para se manter limpo, ou para comer comida limpa que você ferveu antes.

4. Alguns desafios de sobrevivência com água que você pode “brincar” hoje

O jogo de exploração

Não se coloque na situação onde você precisa sair e procurar por fontes de água quando a crise acontecer. Provavelmente não será fácil andar por aí e checar as coisas. Esqueça as cidades vazias com muitos recursos espalhados pelas casas, isso acontece apenas em filmes.

No meu caso, muitas pessoas levaram tiros de franco atiradores em fontes de água conhecidas. É como os leões no deserto, eles esperam pela presa perto dos buracos com água.

Saia hoje e cheque as redondezas por possíveis fontes de água pouco conhecidas que estejam perto de você como pequenos lagos ou lugares onde a água empoça depois de chover. Tenha estes lugares marcados no seu mapa para o futuro. Tome seu tempo hoje enquanto você ainda tem ele de sobra.

O jogo de economizar água

Pesquise algumas coisas. Por exemplo, como você pode lavar suas roupas com a menor quantidade de água possível, algumas alternativas para tomar banho com apenas uma garrafa de água. Veja quanta água você consegue economizar usando lenços anti bacteriais para se limpar.

O jogo de esconder

Pense em outros lugares para você ter água escondida. Pessoalmente eu tenho três lugares perto do meu apartamento onde eu tenho fontes de água extra se caso eu precisar. Outro recurso de água está na metade do meu caminho entre minha casa e meu abrigo de fuga.

O jogo de coletar

A chuva é uma boa fonte de água dependendo da região onde você vive. Definitivamente é uma boa ideia ter um plano e ferramentas prontas para coletar água do seu telhado! Verifique se você tem alguns barris ou baldes, serra, pedaço de cano e pronto. Você pode até usar a água da chuva hoje para molhar suas plantas por exemplo.

Água significa vida

Este artigo é somente um lembrete de que sem água não há vida e então, não há sobrevivência. É fácil se perder pensando na segurança perfeita e armas que podem ser compradas, mas não estar familiarizado com escassez de água.

Fonte: SHTF School