SHTF School: Água para sobreviver

Para aqueles que não conhecem o contexto do blog SHTF School, clique aqui para ler a introdução do blog e assim conseguir entender o texto abaixo.

Primeiramente você deve parar por um momento, ou mais de um momento e pensar sobre a importância da água. Existe todo tipo de informação interessante sobre água na internet e você pode pesquisar à vontade.

Neste artigo eu escrevo sobre minha experiência sobre água durante a guerra. Eu tentarei falar sobre alguns tópicos que não são muito óbvios.

A importância da água para sobrevivência

Quando a crise acontece tudo importa e todas as pequenas coisas estão conectadas. Novos problemas pequenos de repente aparecem, um pequeno problema vai conectando-se com outro pequeno problema e quando você vê… Está com um grande problema e aí você morre. E é o fim.

Então você tem de pensar sobre novas perspectivas. Eu sugiro que você tente medir o tanto de água que gasta em um dia para cozinhar, limpar, beber, banhar-se, necessidades e tudo mais.

Depois de medir a quantidade de água, desligue suas fontes de água por uma semana. Nesta semana use latas para pegar água de algum vizinho que esteja (por exemplo) a cerca de 8km de você. Uma semana. Depois dessa semana, sente-se e tente pensar novamente sobre a importância da água.

Será um lembrete bem refrescante sobre a importância de algo que nós tomamos por garantido. Provavelmente você vai concluir que a água é muito mais importante do que havia pensado. Mas acredite em mim, você ainda não sabe… você ainda provavelmente não conseguirá imaginar o quão importante ela é.

Quando você ouve que um homem pode sobreviver apenas alguns dias sem água pode ser uma grande verdade, mas você tem que pensar na água de outras formas. Não apenas em uma garrafinha de água mineral gelada.

1. A água aumenta sua moral

Cedo ou tarde você vai se encontrar sem comida “real” e vai ter que começar a “inventar” comida. Eu passei por isso. Ferver plantas com água, ferver pequenas quantidades de farinha com água, todo tipo de “chá” ou horríveis “soupas” para comer.

Em um dos tempos muito ruins eu tinha algo como água quente colorida para almoçar e nem perguntava o que era adicionado para dar a cor. Eu digo sim, você está perfeitamente equipado com latas de comida, seu depósito está cheio. Mas pense no “cedo ou tarde”.

Uma das melhores memórias que tenho dos tempos ruins é a “sopa quente”. Existe algo “mágico” na sopa quente quando você está com frio e molhado, e tudo lá fora foi para o inferno. É como a fogueira, um grande elevador para sua moral.

2. Você precisa de mais água durante uma crise

No cenário de sobrevivência de longo termo as chances são de que você vai trabalhar mais com o seu corpo do que agora. Isso significa que você precisará de ainda mais água do que precisa agora.

Não espere gastar alguns dias parado em casa, em um bonito e gelado quarto. Quando a crise acontece e você tem de lutar pela sobrevivência sempre há muito o que fazer.

Para ser um sobrevivente de longo prazo você não vai querer viver com apenas 500ml de água por dia. Você vai querer ter muita água todo o dia.

3. Higiene

Você precisa de água para higiene, muita água. Você pode pensar que pode sobreviver mesmo se não ter água o suficiente para se manter limpo. Sim, pessoas sobreviveram dessa forma, mas tenha em mente novamente que pequenos problemas levam à grandes problemas e grandes problemas acabam matando você no final.

Estar sujo por não ter água não é como nos filmes. Não é apenas transpirar e ficar com a camisa suja, e sim ficar aleijado por algum tipo de infecção de fungos nos seus pés simplesmente porquê você não tinha meias limpas o suficiente para vestir, pois você gastou vinte horas diárias com seus sapatos ou botas. No final das contas não dá para fugir e, estar em um estado onde você não pode correr não é uma boa idéa durante uma crise.

Esqueça os problemas como cheiro ruim, isso não é problema. É um problema na civilização, mas quando as coisas se tornam não civilizadas isto não importa. Problema é você ter diarreia durante uma semana, tendo de fazer necessidades a cada meia hora, não conseguir levantar sem ficar tonto, ficar fraco como um bebê e tudo isso pois você não tinha água suficiente para se manter limpo, ou para comer comida limpa que você ferveu antes.

4. Alguns desafios de sobrevivência com água que você pode “brincar” hoje

O jogo de exploração

Não se coloque na situação onde você precisa sair e procurar por fontes de água quando a crise acontecer. Provavelmente não será fácil andar por aí e checar as coisas. Esqueça as cidades vazias com muitos recursos espalhados pelas casas, isso acontece apenas em filmes.

No meu caso, muitas pessoas levaram tiros de franco atiradores em fontes de água conhecidas. É como os leões no deserto, eles esperam pela presa perto dos buracos com água.

Saia hoje e cheque as redondezas por possíveis fontes de água pouco conhecidas que estejam perto de você como pequenos lagos ou lugares onde a água empoça depois de chover. Tenha estes lugares marcados no seu mapa para o futuro. Tome seu tempo hoje enquanto você ainda tem ele de sobra.

O jogo de economizar água

Pesquise algumas coisas. Por exemplo, como você pode lavar suas roupas com a menor quantidade de água possível, algumas alternativas para tomar banho com apenas uma garrafa de água. Veja quanta água você consegue economizar usando lenços anti bacteriais para se limpar.

O jogo de esconder

Pense em outros lugares para você ter água escondida. Pessoalmente eu tenho três lugares perto do meu apartamento onde eu tenho fontes de água extra se caso eu precisar. Outro recurso de água está na metade do meu caminho entre minha casa e meu abrigo de fuga.

O jogo de coletar

A chuva é uma boa fonte de água dependendo da região onde você vive. Definitivamente é uma boa ideia ter um plano e ferramentas prontas para coletar água do seu telhado! Verifique se você tem alguns barris ou baldes, serra, pedaço de cano e pronto. Você pode até usar a água da chuva hoje para molhar suas plantas por exemplo.

Água significa vida

Este artigo é somente um lembrete de que sem água não há vida e então, não há sobrevivência. É fácil se perder pensando na segurança perfeita e armas que podem ser compradas, mas não estar familiarizado com escassez de água.

Fonte: SHTF School

Anúncios

17 comentários

  • Esta série é maravilhosa ,leio todas,obrigada Julio

    • Opa!

      Fico feliz que esteja gostando!

      Abraços.

  • Tive boas experiências com aquelas pastilhas de cloro que tornam a água potável.

  • Muito bom o post,realmente,é impossível ficar sem água,mas o pior eu acho,é ter agua mas não poder bebe-la por que é salgada.

    outra coisa a ressaltar,eu sempre incluo no meu kit soro caseiro,é sempre bom ter um desses em mãos pessoal.

  • Ola!
    Ótima matéria!!! Muito boa mesmo!!
    Acredito que essa matéria deveria ser debatida por muita gente, pois converso com muitas pessoas e elas acham que isso não vai acontecer, não dão a devida importância, ou ainda acham que eu é que sou doido ou vivo num mundo paralelo…
    Faço a minha parte e já tenho um kit pessoal assim como um plano já traçado caso algo aconteça!
    Uma idéia posterior seria mapear os Sobrevivencialistas para sabermos onde estamos, em caso de ajuda e fortalecimento do assunto.
    Eu moro numa cidade do interior então aqui tudo é mais fácil de se ajeitar, a cidade é rodeada por Mata Atlântica, nascentes e pequenos riachos é o que não falta, a fauna é abundante..!
    Mas isso não é tudo, eu posso estar numa cidade grande e algo acontecer repentinamente e terei que estar preparado para diversas situações!
    Parabéns pela matéria postada!!
    Obrigado.
    Comanf

    • Olá Comanf,

      Concordo contigo, geralmente o assunto de preparação é completamente subestimado. Fico feliz que você esteja se preparando.

      Abraços.

    • Aqui comigo é a mesma coisa, todos zombam de mim quando exponho assuntos relacionados com situações de crises que podem nos colocar em estado de sobrevivência.
      O pessoal aqui acredita que se algo acontecer DEUS vai descer do céu para salva-los. Não estou desdenhando da crença de ninguém, então não se ofendam com minhas palavras. Na própria bíblia está escrito que devemos nos preparar para enfrentar situações difíceis, mas vejo que tem muitas pessoas que dizem crer que não levam isso à sério e acreditam que já estão salvas.
      Algumas circusntâncias como: Falta de espaço adequado em casa para armazenar de forma correta maiores quantidades de mantimentos e equipamentos e o que pesa mais pesa, a falta de apoio da família, ainda me impedem de eu me preparar da forma que eu queria.
      Tenho buscado adquirir pelo menos conhecimento, informação e alguns itens básicos.

  • paulo ricardo prapos

    legal…..boa postagem…..água é vida, tem relevante importância para a sobrevivência mas não se sobrevive apenas de água numa crise….saber o que fazer com ela é o “bizú”…..outro detalhe: os guerrilheiros já ensinavam: espalhar suprimento por diversos locais…..

  • marcelo mamone

    Uma boa ideia é comprar piscinas infantís infláveis. São baratas e ao menor sinal de problemas, podem se transformar em bons depósitos de agua. Aí é só cobrir com uma lona.

  • OI JULIO, SOU UM GRANDE FÃ DE SEU TRABALHO, PARABENS !
    SOU PROF DE BUSHCRAFT E SOBREVIVENCIALISMO AQUI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – RJ.
    LHE DIGO QUE TUDO ISSO É MAIS PURA VERDADE NUA E CRUA. SÓ EXISTE VIDA POR CAUSA DA AGUA , SEM ISSO NADA HAVERIA. ADOTANDO AS TECNICAS CORRETAS DE COLETA, ARMAZENAMENTO, ESTRATEGIAS E CUIDADOS ESPECIAIS, ELA ESTARA SEMPRE MANTENDO A CACIMBA CHEIA. DOU MUITA ATENÇÃO A ESTE ASSUNTO EM MINHAS AULAS NO CFPMA-RJ.

    UM ABRAÇO E SEMPRE ALERTA !!!
    CARLOS DEMETRIUS ROLIM FIGUEIREDO
    SUB-OFICIAL ESPECIALISTA
    CFPMA-RJ

    • Olá Carlos!

      Obrigado pelo apoio! Fico feliz em saber que já estão surgindo cursos nesta temática.

      Sempre Alerta!

  • Excelente contribuição. Para isso é necessário começar a preparar as alternativas… amadurecimento do planejamento. Obrigado.

  • Excelente artigo. A meu ver a principal preparação: água .

  • Sugiro que vejam o filme “127 Hours”. Apesar da temática diversa, mostra a relação com a água de forma complementar a este artigo do Selco.

  • Eu estava vendo um vídeo sobre equipamentos e uma ideia legal que vi foi a de usar aqueles sacos a prova d’agua que podem ser usados para carregar água depois que for filtrada, o uso normal é para guardar roupa ou objetos para não molhar, mas compensa ter este tipo de equipamento se for pensar justamente no bem maior que é a água e uma forma de transporta-la para não faltar.

  • Diego Parreira de Queiroz

    existem coletes táticos que possuem espaço para camelbak, onde alem de sempre ter agua, pode-se carregar as ferramentas e compartimentos extras para demais itens.

  • Gustavo Lanes

    Um dos pontos mais importantes e mesmo assim mais negligenciados sobre a sobrevivência humana. Algumas pessoas ainda tem a ideia de que poderão sair por aí com uma mochila de fuga e sobreviver a qualquer coisa, mas a realidade é cruel, e depois de caminhar alguns dias com apenas uma garrafa de 600 ml de água aquela mochila começa a pesar e aquela pequena garrafa parece cada vez menor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s