Marcado para responder: Só um item!

Este vídeo que postarei aqui vêm em resposta ao desafio que está correndo na internet onde você deve escolher um item para levar contigo para o mato. Quem me indicou para esta corrente foi o Batata do blog Sobrevivencialismo Urbano. Espero que gostem da minha sugestão e estou aberto à críticas!

Caso tenha gostado da ferramenta, clique aqui para ver a Review que fizemos dele a certo tempo atrás.

Os que recomendei foram:
Bruno Freire – http://www.youtube.com/user/BrunoFreireDuf?ob=0
Sancho – http://www.youtube.com/user/VictorJRod

Não lembrei de mais ninguém para recomendar, desculpe mas a memória anda fraca devido ao acontecimento da semana passada (rs).

Até.

Anúncios

8 comentários

  • Nesse caso do abrigo, vc msm citou a situação da chuva e a fogueira não resistiria por muito tempo, por isso a situação da construção do abrigo seria interessante, mas não a “cama do mato” e sim um abrigo para o próprio fogo, o “rabo de jacu” um abrigo simples, rápido de se fazer, não demanda 4 horas como um abrigo para pessoal e nem grande gasto dee energia, pode quebrar um galho protegendo a lenha da umidade para não ser necessário buscar toda hora e até mesmo pegar uma beirada se cair um pé-d’água. Mas para isso realmente seria necessário um facão, minha ferramenta escolhida nesse caso, para cortar madeira e palha para a construção. No caso do fogo primitivo, através do facão, pedra e isca, não é um método tão dificultoso de se obter a centelha, diferente do arco e pau ou madeira dura/madeira macia. É bem mais rápido e eficiente aproveitando da única ferramenta que vc teria em mãos.

    Bom, essa seria a minha escolha, pq estou mais acostumado com facão e nunca me deixou na mão, apesar de ser um ferramenta fácil de se acontecer acidentes, mesmo com os mais experientes e, numa situação dessa, uma mão cortada é morte fácil.

    Aliás, eta desafio porreta, uma ferramenta só é pedreira, eu ia passar um sanhaço danado huahuahauhauhua

    • Opa Marcelo!

      Concordo plenamente, pode-se fazer muito com um facão, mas como não domino muito a técnica de fogo primitivo preferi optar por este canivete que me proporcionaria ao menos uma pederneira e uma lâmina. É praticamente impossível ir à selva apenas com um item… muitos outros fatores ficam desfalcados!

      Abraços.

  • Na minha região, eu teria o esforço de construir um abrigo mesmo, aqui não tem cavernas e na árvore estaria exposto a onças que são excelentes escaladoras e caçam a noite hora em que eu estaria mais vulnerável.

    Gosto da survival e dei uma pra minha esposa, mas acho que iriam preferir algo com características similares com uma lâmina um pouco maior. Algo como isso:

    http://amazonbushcraft.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-couro.html

    Parabéns pelos vídeos, um abraço.

  • O canivete é cheio de utilidades, mas com um facão eu posso aproveitar melhor o que já existe no mato, como bambu.
    Com bambu eu posso criar um abrigo rápido e até um Api Lantak (pistão de fogo):http://www.youtube.com/watch?v=qvZzTWej764
    Neste video o rapaz constrói o pistão com todo o capricho, mas o princípio é básico: um pedaço de palha seca dentro de um cilindro, pressionado rapidamente dentro de outro para aumentar a pressão do ar e acender a palha (também funciona com palha de aço). Já vi videos onde utilizam pequenos frascos plásticos e canetas. É como escolher uma arma, você deve se tonrar um especialista sobre a arma escolhida, montá-la, desmontá-la e esgotar as possibilidades de uso. No final, a única coisa que você precisa levar é o conhecimento que você adquiriu, do contrário nenhuma ferramenta serve para nada.

    • Olá Paulo,

      Não conhecia este Api Lantak, vi que o nome mais comum dele é Pistão de Fogo, correto? Achei bem diferente e vou tentar fazer para mostrar para o pessoal do blog!
      Quanto ao vídeo, creio que hoje eu devo utilizar aquilo que tenho completo domínio, visto que numa situação de emergência a questão psíquica torna tudo muito mais difícil. Quanto à questão de cortar bambu, poderia muito bem fazer isso com o canivete, óbvio que o trabalho seria muito mais cansativo, mas não impossível.

      Abraços!

  • Uma das respostas mais interessantes que vi. Concordo e não tenho reparos. Aliás, cada um escolhe o que quer e pronto! Vi um vídeo do tal Batata e achei ridículo o que fizeram com ele, criticando-o. Coisa mais mesquinha. Deveriam ter respeitado a opinião dele e fechado a boca.

    • Oi MRRG,

      O batata não estressou não, só quis dar uma resposta para um amigo estressado kkkkkkk Quando expomos nossas idéias na net estamos sujeitos a isso.

  • Concordo com a sua escolha, inclusive esse canivete também me passou pela cabeça! Como vc disse é apenas 1 item mas com algumas funções indispensáveis como a da pederneira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s