Review: Prato rápido Liofoods

 Sempre buscando novidades e produtos que possam trazer conforto juntamente com a praticidade, encontramos a Liofoods, uma empresa que é líder na  produção de alimentos high tech através do processo de liofilização ou freeze drying. Entramos em contato com eles explicando sobre a temática do blog. Muito atenciosos eles então resolveram nos enviar amostras dos produtos para que fosse feito testes e no final apresentar a você leitor a magnifica comida Liofilizada.

Quem é adepto a prática sobrevivencialista, sabe como é importante a estocagem de alimentos de longa duração, e foi pensando nisso ou no que pode vir a acontecer que resolvemos testar na prática como é passar 3 dias a base de alimento Liofilizado, aqui você acompanha a review do Prato Rápido, um alimento que com toda sinceridade impressiona.

O que mais impressiona neste produto é a sua praticidade, pois não necessita de panela ou recipiente para preparar, basta adicionar 330ml de água quente na embalagem e aguardar por 2 minutos, está pronto a sua refeição. Os produtos da Liofoods fascinam tanto que ao olhar a embalagem você não imagina que ela após todo o processo da fabricação, mantém o gosto, aroma e nutrientes de um alimento. É como se você acabasse de preparar em sua casa aquele “rango” caprichado. Na preparação na panela, deu para sentir de longe o cheiro da comida.

Bruno Freire no acampamento preparando seu almoço. Liofoods? Pode ter certeza que vai estar sempre nas nossas aventuras!

Passando esses 3 dias a base de Liofoods, não senti falta nenhuma da comida normal que eu costumava levar antes, muito pelo contrário, pela variedade que a marca oferece, é um conforto a mais que você pode levar em suas aventuras.

Pontos positivos:

  • Leve, ocupa pouco espaço na mochila ou armário (Alimento para 3 dias não pesa nem 500gr);
  • Se armazenado corretamente, o produto fica intacto por anos;
  • Prática, fica pronta em 2 minutos;
  • Não utiliza conservantes ou produtos químicos;
  • Possui uma grande variedade de sabores, agrada qualquer consumidor;
  • Preço acessível.

Pontos negativos:

  • Possui uma quantidade de sódio maior do que as refeições convencionais, deixando o gosto um pouco mais salgado.

Conheça o processo de Liofilização ou freeze drying:

O processo envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem – não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral. 

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.

Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira, apesar de a legislação brasileira permitir dois anos de validade.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição.