Perspectivas de sobrevivência da sociedade atual

 Hoje me deparei com uma frase que demonstra claramente o quão preparado o homem moderno realmente está para sobreviver.

 “As perspectivas de sobrevivência para a raça humana eram consideravelmente melhores quando éramos indefesos contra tigres do que somos hoje, quando nos tornamos indefesos contra nós mesmos.
– Arnold J. Toynbee

 E não é essa a verdade?

A parte triste é que durante uma situação real de crise não são animais selvagens ou gangues nômades que serão as maiores ameaças a sociedade. O perigo real virá de nossa atual cultura, que nos ensinou a não fazermos nada por nós mesmos. Desde esta dependência da tecnologia até o número absurdo de medicações prescritas que as pessoas usam apenas para sobreviver ao dia, nossa cultura atual parece estar destinada a falhar e deixar de existir.

 Você sabia que durante os últimos dez anos o uso de antidepressivos subiu mais de 400%? O mesmo estudo demonstrou que 11% de todas as crianças americanas abaixo de 12 anos também estão tomando antidepressivos!

Se todas essas pessoas têm uma dura luta para lidar com a vida agora, o que irá acontecer quando e se essas drogas acabarem?

Hoje a sociedade está tão “dopada” pela tecnologia, cultura moderna e ignorância que acredito que a maioria das pessoas não sobreviveria mais do que um mês em uma crise. É triste de se dizer, mas depois que as luzes se apagarem e a TV não ligar imagino que um número imenso de pessoas vão simplesmente levantar as mãos e desistir.

Fonte: Off Grid Survival

 O que vocês acham?

Anúncios

7 Comentários

  • quando penso em uma situação de crise social, onde não tenhamos mais eletricidade por exemplo, a primeira coisa que me vem a cabeça é: “PUTZ, VOU FICAR SEM INTERNE E SEM TV!!!!” Não tenho vergonha de mostrar minha dependência desses 2 itens, mas tenho medo desta dependência ser um problema depois.

  • Concordo, a poucas décadas atrás os homens eram capazes de tarefas cotidianas, como pequenos concertos em casa, plantar, criar, caçar entre outras habilidades importantes, hoje, a maioria sabe muito de tecnologia e praticamente desconhece como se faz uma fogueira por exemplo.

    • Infelizmente a terceirização dos serviços básicos de nossa vida nos deixou completamente despreparados para viver longe de um sistema onde tudo está ao alcançe de um telefonema. Voltar a desenvolver essas habilidades será o fator que determinará o sucesso de sobreviver em uma crise.

  • Denis Wolpert

    Saudações!
    Encontrar o blog de vocês foi uma agradável surpresa, pois a maioria das pessoas só se preocupa com a própria sobrevivência quando o colapso econômico ou social parece iminente, mas poucos aproveitam a calmaria entre as tempestades para se preparar. Aqui é um espaço onde pessoas que “pensam mais à frente” podem trocar ideias. E isso é muito bom!
    Além de parabenizar, gostaria de coloborar. Primeiro com o Júlio: não sei se já conhece, mas existe um conceito bem interessante na psicologia social chamado resiliência. Creio ser um conceito fundamental para a forja da estrutura psíquica de um sobrevivencialista. Segundo, gostaria de sugerir uma discussão, quem sabe algumas postagens, sobre os aspectos psicossociais do sobrevivencialismo. Li uma vez uma postagem na qual um sobrevivencialista yanquee explicava suas dificuldades em convencer a família a preparar-se, além disso é interessante pensar sobre nossas reações em situações extremas de longa duração, como no caso de um colapso social de grande escala, perda de familiares, etc.
    É isso aí!
    Denis

    • Olá Denis,

      Primeiramente bem vindo ao Blog, esperamos que o conteúdo aqui lhe traga novos conhecimentos e desperte novas percepções dentro da nossa realidade. Quanto a sua sugestão, concordo plenamente com você, vejo que é importantíssimo abordarmos tais temas. Já fiz algo dessa natureza em posts mais antigos, porém com caráter mais introdutório, mas visto que existem pedidos posso escrever alguns textos mais elaborados!

      Se quiser conferir um destes posts que lhe disse, clique aqui.

  • Bela tradução. Só esqueceu de colocar a fonte: Off Grid Survival.

    • Obrigado pela correção Zeca, vale lembrar que entramos em contato com o Rob (Proprietário do Off Grid Survival) e ele autorizou a tradução e publicação dos textos do blog dele aqui no nosso.
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s