Quatro grandes características de um sobrevivencialista

Algumas situações me levaram pensar a respeito das qualidades necessárias que devemos encontrar em um sobrevivente e após procurar sobre tópicos a respeito na internet acabei chegando a quatro características que, mesmo sendo muito amplas, resumem bem o tema. Vale lembrar que estas quatro características são também as mais predominantes em pessoas reais que sobreviveram a situações extraordinárias.

1. Resiliência –> Sobreviventes mantêm a calma quando encontram o perigo.

Um sobrevivencialista deve ter a habilidade de manter a sua calma perante a qualquer situação que a vida jogue nele. Não digo que sobreviventes não devem ter medo, e sim que ele possui a coragem de enfrentar seus medos. Para você ter a capacidade de manter a calma em momentos de perigo você deve estar muito bem treinado e preparado. Quanto mais informação você tem, mais fácil é ficar calmo, pois você já saberá como sair da situação que mal iniciou à sua volta.

2.Criatividade –> Sobreviventes são experts em improvisar.

Sobrevivencialistas conseguem achar um uso para tudo que está ao redor deles. Eles sabem como escolher um equipamento que servirá para muitos propósitos e também sabem como improvisar quando se encontram sem as ferramentas necessárias. Sobreviventes têm a habilidade de fazer fogo sem fósforos, achar água onde não há torneiras e achar comida onde não existem mercados.

3. Pró Atividade –> Sobreviventes são experts em “faça você mesmo”.

Eles são os maiores pensadores. No cotidiano, o sobrevivencialista vai achar um jeito de arrumar o que está quebrado antes de correr até o mercado para comprar um novo. Estas habilidades de reparo são indispensáveis em situações de emergência, pois até equipamentos de ótima marca e modelo podem quebrar.

4. Liderança –> Sobreviventes são ótimos líderes.

Eles sabem como fazer duras decisões que vão manter as pessoas que estão com ele vivas. Durante uma situação de emergência, enquando a maioria está em pânico e cometendo erros estúpidos, um sobrevivencialista irá parar, analisar a situação e ai sim tomar uma ação. Eles são os líderes natos!

Estas quatro principais características de personalidade são imprescindíveis para formar e manter um sobrevivencialista realmente eficaz. Lembre-se que todas as qualidades acima podem ser desenvolvidas com treinamento, disciplina e perseverança.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

7 Comentários

  • ser líder nada tem a ver com ser um sobrevivencialista! trabalhar em equipe sim! dessa vez tu tah errado Lobo! e olha q seu forte é pensar!

    • Olá Fabiano,

      Acho que neste ponto você está equivocado. Ser líder é ser uma pessoa capaz de gerenciar as ansiedades e dificuldades das outras pessoas, além de conseguir orientá-las para a segurança e para o desenvolvimento.

      Talvez você esteja confundindo com a postura de “chefe”, que só sabe dar ordens e posicionar-se como superior perante a equipe. O Líder é aquele que vai facilitar para que o trabalho em equipe aconteça de forma eficiente e guiada para o objetivo comum, que aqui neste texto é sobreviver.

      Espero ter clarificado o meu argumento, caso ainda não concorde adoraria saber qual a sua visão.

      Abraços.

  • vitor gomçalves

    ola amigos , embora seja um leitor assidoo de todos vos , e pela primeira vez que me dirijo a este grupo de pessoas exeçionais que pemsam mais a frente !! concordo com tudo o que foi dito aqui sobre o tema , e sou da opiniao que so na altura de um perigo destes , e que, se ve o que fazer !! o samgue frio e o prinçipal , olhar em volta , ver as alternativas , pemsar rapido , e agir da forma que achar correta , pois erros , por vezes so se cometem uma vez !!! tudo isto , mais os conheçimentos adequiridos fazem um sobrevivemte VIVO !!!! UM GRAMDE ABRAÇO PARA TODOS !!!!!!!!!!!!

  • Pingback: Alguns posts que você pode não ter visto |

  • Gustavo Marcolin

    Eu me enquadro nas 4. Mas claro que vai depender da situação de cada uma delas.

  • Ehh, eu por mim, me enquadro na 2,3 e 4 Tambem, a 1 acho que depende do caso, o perigo em si, que esta ocorrendo…
    Ehh Cara, Continua assim, otimos textos, Assunto muito bom, Design Show de Bola, e percebe que vc tem uma otima ideia sobre os varios assuntos…Continue assim mesmo cara…Muito Muito Bom!
    Abracos

  • Bruno Freire

    Ótimo post cara!

    Dessas 4 características apresentadas, eu me enquadro na 2, 3, 4, lembrando que isso é uma análise própria, o interessante realmente é ter um pouco das 4, mas nada que o tempo e uma boa experiência resolva isso.

    Quem postar ai embaixo, quais as características que vocês acham que se enquadram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s