Saco de dormir: Como escolher o seu

O saco de dormir pode não ser uma prioridade para um aventureiro, porém ao comprar devemos levar alguns aspectos em considerações. O seu conforto dependerá da sua escolha na loja.

A primeira coisa que você deve prestar atenção é a temperatura indicada no saco de dormir. O melhor a fazer é escolher um saco de dormir que suporte 5 graus a mais que temperatura do lugar. Verifique também o tamanho (adulto, infantil), os zipers, e o lado de abertura.

Agora que sabemos os detalhes iniciais, vamos às características técnicas:

Formato

Há três formatos disponíveis. O primeiro é o formato sarcófago que é largo na altura dos ombros e afunilado nos pés. Esse modelo é o mais recomendável para lugares mais frios e pra quem sente mais frio nas pernas e pés, pois o seu formato evita a troca de calor entre os ambientes interior e exterior. O ponto negativo desse modelo é que pode ser desconfortável para pessoas que costumam se mexer e rolar durante a noite.

O segundo formato é o retangular ou envelope. Mais confortável porem conserva menos o calor. É mais pesado e ocupa mais espaço. Recomendável para quem se mexe muito durante a noite.

O último formato é o misto. É largo nos ombros e afunila nos pés mais não tanto quanto ao do formato sarcófago. Bem recomendável pra quem procura um misto de conforto em espaço e calor.

Material

Os matérias mais comuns são o poliéster e o de micro fibra de nylon, que são considerados bons para os nossos padrões climáticos. Existem também os feitos de Gore-Tex ou Dry-Loft que são considerados impermeáveis.

O de Ripstop é o mais resistente a rasgo, indicado para bivaque em mata fechada ou terrenos pedregosos.

Recentemente com a crescente pratica de camping a indústria trouxe mercadorias mais populares às prateleiras. Nos grandes mercados há a venda sacos de dormir feito de TNT. Esse tipo de material não é indicado para a pratica do bushcraft, mais não deve haver problema comprá-lo para acampar uma vez no ano ou dormir em rede.

Enchimento

O material mais comum de enchimento é a fibra sintética, o que deixa mais pesado e volumoso. Porém existe no mercado saco de dormir feita de penas de ganso que são bem mais leves e o manterá bem aquecido.

Outra coisa importante antes de comprar o saco de dormir é verificar a distribuição do enchimento. Verifique mexendo o saco que enchimento continua no lugar. Caso haja deslocamento evite comprar.

Quanto ao peso

O peso tem ligação direta com o enchimento. Quanto menos enchimento menor vai sei o peso. Agora aquele velho ditado dos praticantes do bushcraft vem à tona: “Conforto pesa e ocupa espaço”. Um saco de dormir muito leve terá menos conforto, assim sendo, se você não liga muito para o conforto, aquele saco de dormir de 450 gramas pode ser bem útil para você.

Dicas úteis

Sempre use isolante térmico se for acampar em barraca. Mesmo dentro do saco de dormir o chão irá tornar sua noite mais fria.

Carregue seu saco de dormir dentro de um saco de lixo (aqueles preto de 25 lt). Isso manterá seu saco de dormir sempre seco numa jornada.

Ao chegar em casa coloque seu saco de dormir no varal ao sol por algum tempo para retirar toda a umidade acumulada em sua aventura.

Caso esteja calor durma fora do saco de dormir usando como um colchão.

NÃO SE ESQUEÇAM DO SORTEIO DO CANIVETE CLINCHER DA GUEPARDO, CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!

Anúncios

4 Comentários

  • gostei pkss !!

  • Muito bom o post.

    Faltou apenas indicar uma média dos preços de cada.

    Abraços

  • mahuffenbaecher

    Não consigo mesmo usar um sarcófago, é como ser enterrado vivo, agora quanto aos mais simples de TNT que vocês citaram, até que eles aguentam um pouco sim, mas bem pouco

  • muito bom ,ainda mais que acabei de comprar o meu ,agora sei dos cuidados com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s