Iniciar uma fogueira: Princípios básicos

Quando pesquisamos na internet sobre “como fazer uma fogueira” sempre encontramos diversos conselhos sobre qual a melhor forma de montar e acender uma. Percebendo que muitos estão iniciando na prática sobrevivencialista, decidimos explicar para vocês passo a passo os princípios mais básicos acerca de como iniciar uma fogueira, com todos os cuidados e dicas a serem levados em conta no processo.

Nada como uma fogueira em uma noite fria no mato

Antes de qualquer colocação, devemos levar em consideração que muitos parques nacionais proíbem o uso de fogueiras, então antes de fazer uma verifique com o dono da propriedade se tal ato não irá contra as regras do local.

Primeiramente, deve-se estudar o local onde a fogueira será feita, levando em conta a vegetação rasteira e também as árvores. Ao fazer isso você deverá pensar se a vegetação nas proximidades poderá se incendiar e o fogo se alastrar mato adentro, lembrando que árvores (mesmo que altas) podem incendiar seus galhos (mesmo que verdes) depois de muito tempo de exposição ao calor.

Então uma das primeras regras ao se montar uma fogueira é: Faça esta em um local aberto, o mais longe possível de vegetação e equipamentos. 

Você já decidiu o local da sua fogueira… e agora? Bom agora você deve começar a limpar o local onde o fogo será feito, afastando folhas secas e se possível tirando parte da grama ou outra espécie de planta no local (estas poderão se incendiar também). O ideal é que você faça um espaço de até dois metros de distância entre a fogueira e o mato, pois nunca sabemos quando um vento pode bater e levar uma brasa para a vegetação seca.

Mesmo sendo cansativo, limpar o local da fogueira é obrigatório

Depois de certo esforço você conseguirá limpar o local, então será a hora de cavar um pequeno buraco onde você fará o centro da fogueira. Este buraco poderá possuir cerca de cinco à dez centímetros, e o objetivo dele é fornecer um ambiente mais eficiente para iniciar o fogo (pois protegerá contra o vento e também concentrará mais o calor).

O buraco vai facilitar o início de seu fogo, e a lenha já pronta para ser usada ao lado aumenta sua chance de sucesso

Cabe então a você recolher a lenha e deixá-la organizada para aumentar as suas chances de sucesso. A ordem que você adotará para montar a fogueira é simples, você deve começar de fibras menores e vai subindo, até as fibras maiores (de gravetos até troncos). Lembre-se de deixar toda a lenha necessária próxima de você, para ir inserindo no fogo sempre que preciso.

Segue então uma forma simples de se fazer o processo.

Colocamos palha seca (fácil de se incendiar com um fósforo) no buraco, não exagerando na quantidade para que o fogo não cresça mais do que precisamos:

Palha colocada no buraco para servir de "cama" para o fogo

Ao acender a palha você deve colocar o fósforo embaixo dela, levantando-a e acendendo sua parte inferior, pois assim o fogo se alastrará facilmente (jogar o fósforo em cima da palha será desperdício):

Acender a palha por baixo fará com que o fogo se espalhe mais facilmente

Pronto! Você já conseguiu acender o fogo primário! Agora você deve inserir rapidamente alguns gravetos finos (o mais fino que conseguir!) para que estes peguem fogo e começem a formar um fogo mais duradouro do que o da palha. Após verificar que estes também se incendiaram, começe a inserção de gravetos mais grossos, e assim sucessivamente até chegar na lenha de tamanho desejado:

Inserir madeira cada vez mais grossa vai deixando sua fogueira mais estável

Algumas dicas para pegar lenha:

– Ao pegar um galho, raspe sua casca com a faca, se o interior estiver verde você pode descartá-lo;

– Uma forma fácil de descobrir se a lenha está seca é observar se o galho é flexível, se for, ainda está verde. Lenhas secas são quebradiças, o mesmo se aplica a palha e folhas;

– Evite pegar lenhas úmidas, se possível tente pegar galhos secos presos na vegetação alta, pois estes por não estarem em contato com o chão secam mais rapidamente;

– Ao chegar no acampamento, pegue o máximo de lenha que conseguir e a armazene em local protegido da chuva;

Caso você queira ver o vídeo deste tutorial (com algumas adições e subtrações de conteúdo), segue abaixo:


Lembre-se:

– O sucesso de sua fogueira depende principalmente do cuidado que você tem antes de acendê-la!

-Evite iniciar o fogo com materiais plásticos (a fumaça da queima é tóxica).

– NUNCA durma com a fogueira acesa no acampamento, o fogo pode se alastrar se não houver monitoramento!

Se feita com consciência a fogueira se torna um grande aliado do sobrevivencialista, então levem em conta todos os conselhos ditos aqui antes de praticarem o processo!

Até.