Como fazer: Fogo trincheira

Entre os diversos tipos de fogueira, existem aquelas podem lhe ajudar a manter certa discrição quando você não quiser ser achado. Hoje falaremos de uma variação destas, o fogo de trincheira.

9007592107_e3073d01ee

Antes de começar a falar especificamente sobre esta fogueira devo alertar aqueles que não têm experiência para ter muito cuidado, vocês se espantariam em ver o quão rápido o fogo pode sair de controle.

Se você é iniciante, recomendo que dê uma lida no post sobre como fazer uma fogueira que publicamos há certo tempo aqui no blog.

O fator mais fácil de reconhecimento de um acampamento é sem via de dúvidas o fogo. Durante o dia a fumaça geralmente é visível e durante a noite a claridade pode ser vista de uma distância muito grande. Em cenários de crise não podemos nos dar ao luxo de expor nossa localização, pois mesmo em cenários de selva sempre existem indivíduos em busca de recursos (assim como você) que podem representar séria ameaça.

Apesar de eu não gostar da ideia de “fugir para o mato” em caso de crise o translado até seu abrigo poderá incluir trechos de mata (dado que as ruas não estejam mais seguras), logo, é de imprescindível importância conhecer técnicas como as que estamos falando aqui hoje.

Mas convenhamos, o fogo é necessário. Você ainda precisará cozinhar e se aquecer com ele! A grande pergunta é: Como obter os benefícios do fogo e ainda manter o perfil baixo? Simples, o fogo de trincheira.

Devo-lhes alertar que existem maneiras diferentes da que apresentarei no vídeo. Os escoteiros têm uma variação onde eles basicamente fazem uma vala em vez de separar entre dois buracos. Apesar de ser mais prático, diria que é menos efetivo para ocultar a claridade das chamas.

Variações do fogo de trincheira

Recomendo que antes de testar a efetividade do fogo de trincheira, você aprimore a capacidade de fazer fogo pois este modelo é meio complicado para iniciar a chama. No vídeo utilizei um isqueiro, porém o ideal é saber acendê-lo com formas mais complexas em caso de não ter mais nada à mão.

Espero que tenham gostado deste tutorial que apesar de simples, constitui-se como conhecimento de grande importância.
Até.

10 Comentários

  • amazan pereira da silva

    muito bom

  • isso me sera muito útil, e queria pedir para falar e fazer um vídeo sobre um abrigo em lugares altos tipo em arvores.

  • Excelente vídeo Julio! Realmente essa é uma técnica perfeita pra se fazer fogo, principalmente se estivermos tentando nos ocultar dos perigos potenciais num cenário de crise.

  • MAJOR COSTA TELLES

    Espero que os malas não assinem seu blog, Júlio. Tais dicas podem complicar muito a vida de meus colegas. PARABÉNS,
    FORÇA e HONRA!
    CAVEIRA!!!

  • Nathan.Scala@hotmail.com

    juliano poderia ensinar como esconder os alimentos em cenário de crise como um buraco ou dentro de um tronco oco

  • Parabéns, mais um vídeo interessante continue assim

  • Ótimo vídeo Julio, muito funcional…
    seria interessante ler um post de como armazenar alimentos em segurança, na qualidade dos alimentos, e também, evitando saqueamentos em cenários de crise tanto urbanos como em refúgios na mata…
    Desculpe-me se já existir, nesse caso me indique… Obrigado

  • Mais uma técnica importante que aprendi. Valeu Julio!!!!!!

  • Show,está fogueira é bem invisível mesmo,vou fazer uma para treinar em casa, abraços.

  • jose luiz vercillo

    ÓTIMO VÍDEO;FÁCIL E PRÁTICO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s