Introdução ao Alfabeto Fonético e Código Q

Comunicações em radio sempre me trouxeram muita curiosidade, Q o que? Charlie, Tango, Roger that e outros. Então decidi “traduzir” algumas coisas aqui neste post.

Vamos começar pelo alfabeto fonético nacional, usado por algumas instituições militares estaduais e grupos turísticos.

A = AFIR , B = BALA , C = CRUZ , D = DEDO , E = ELMO , F = FACE , G = GATO , H = HORA , I = INTE , J = JOIA , K = KILO , L = LUAR , M = MARÉ , N = NEGA , O = ONDA , P = PREP , Q = QUER , R = RATO , S = SOLO , T = TUPI , U = URSO , V = VIGA , W = VEVE , X = XARA , Y = YOLE , Z = ZAGA

Agora o fonético internacional e mais conhecido e utilizado pelo mundo todo, incluindo a Policia Federal.

A = ALFA, B = BRAVO, C = CHARLIE, D = DELTA, E = ECO, F = FOX, G = GOLF, H = HOTEL, I = INDIA, J = JULIETT, K = KILO, M = MIKE, N = NOVEMBER, O = OSCAR, P = PAPA, Q = QUEBEC, R = ROMEO, S = SIERRA, T = TANGO, U = UNIFORM, V = VICTOR, W = WHISKY, X = XREY, Y = YANKEE, Z = ZULU

Os numeres em inglês são: Uno = 1, Duo = 2, os outros são de pronuncia normal.

No Brasil se diz: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e negativo para representar o Zero.

Tais codificações são utilizadas para não confundir as letras, como por exemplo D, B, P que devido a qualidade da comunicação em radio ser baixa pode ocorrer erros na transmissão e recepção.

Para a curiosidade, traduzam a frase

ELMO SOLO TUPI ELMO JÓIA AFIR MARE  PREP RATA ELMO PREP AFIR RATA AFIR DEDO ONDA SOLO

Ou no alfabeto internacional (que eu acho mais legal)

ECO SIERRA TANGO ECO JULIETT ALFA MIKE  PAPA ROMEO ECO PAPA ALFA ROMEO ALFA DELTA OSCAR SIERRA

Agora segue a tabela do Código Q, que é internacionalmente utilizado para comunicação em rádios. Decide postar os mais utilizados, devido a uma gama enorme de códigos, cada um contendo uma mensagem diferente.

Código Pergunta Resposta ou informação
QAP Está na escuta? Permaneça na escuta ou estou na escuta
QRA Qual o nome operador? O meu nome é …
QRB A qual distância aproximada você está da minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é… milhas náuticas (ou quilômetros)
QRD Aonde vai e de onde vem? Vou a… e venho de…
QRK Qual a clareza dos meus sinais, ou minhas mensagens ?Ou simplesmente “Recepção” A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é:

  1. Ruim
  2. Pobre
  3. Razoável
  4. Boa
  5. Excelente
QRX Quando você chamará novamente? ou “Aguarde” Eu o chamarei novamente às… horas, em …kHz(ou …MHz).
QRZ Quem está me chamando? Você está sendo chamado por … em… kHz (ou … MHz).
QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base … (com … pessoas feridas necessitando ambulância).
QSL Pode acusar recebimento? Acuso recebimento.
QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)…).
QTC Quantos recados para transmitir? Tenho … recado transmitir (ou para …).
QTH Qual é seu local endereço posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)? ou simplesmente “Localização” Meu local de endereço posição é … de latitude, … de longitude(ou de acorde com qualquer outra indicação).

Então, espero que gostem das informações contidas no texto e que possam ser uteis em algum momento para vocês.

About these ads

25 Comentários

Arquivado em Conhecimentos gerais, Tutoriais

25 Respostas para “Introdução ao Alfabeto Fonético e Código Q

  1. Francisco Menezes

    ola, a poucos dias eu comprei um Ht para uso pessoal e me deparei com a curiosidade sobre esse fascinante codigo “Q” . Quanto mais se pesquisa sobre o assunto mais se tem vontade de descobrir sobre ele e ja ate estou querendo comprar um cobra para colocar no meu veiculo de trabalho, enfim falta muito o que aprender e vou. A minha dúvida é sobre o codigo “Q” eu ainda não compreendi como conversar atraves dele, por exemplo “QAP” que é na escuta , eu só falo estas letras iniciais ou eu pronunciaria ” Quebec Alfa Papa ” ? pessoal me desculpa se disse alguma besteira, é que não sei nada sobre radioamadorismo nem o código “Q” mas quero aprender porque é um conhecimento a mais que terei e também porque acredito ser de grande importancia como o advogado sabe Latim, ao internauta que fala o tal internetês, acredito ser algo que muitos ignoram ou passam despercebido, principalmente em algumas circunstâncias profissionais.

  2. Parabéns, gostei de tudo que eu li. Muito importante e interessante.

  3. Cleber nascimento dos santos

    OLA!
    GOSTARIA DE RECEBER DIARIAMENTE PUBLICAÇOES SOBRE O CÓNDIGO “Q”E ALFABETO FONÉTICO?

  4. Muito interessante, me foi bastante útil! Estava precisando conhecer novas formas de codificação!

    Obrigada

  5. Muito bom! Gostaria de saber se tu terias a fonte do alfabeto fonético nacional porque eu aprendi a usá-lo há mais de 20 anos atrás, a Corporação em que trabalho mudou para o alfabeto internacional, mas, eu sempre gostei mais do nosso. Obrigado, amigo! Sorte e saúde!

  6. mario

    O código Q é também para que estranhos ao trabalho, não entendam, simplificando frase longas…

  7. “Que diabos eles querem dizer falando essas palavras nada haver?”
    Essa era minha pergunta ao ver um militar utilizando o alfabeto fonético…
    Depois de muita pesquisa vim entender seu significado e uso prático.
    Como falei no outro post (sobre o Código Morse), a comunicação codificada é vital em uma situação de sobrevivencialismo.
    Ótimo post!

  8. Can

    Meu pai é militar, meu avô era, minha mãe trabalha em uma instiruição militar também e eu trabalho na segurança pública, então na minha casa é normal usar esses códigos na conversa diária. É divertido! Entretanto, costumamos usar QAP com o significado de estar de prontidão. Meu pai costuma dizer coisas tipo “vou te buscar tal hora, fica em QAP” heheh

  9. edson

    olá juliiooo fiicoo dahoraa esse textoo emmm parabens isso ajuda muitoo mann quando vc se perderr na mata ou quandoo tiver que buscar alhuemm é muitoo utill agr é sóo gravarr bemm ,,,,,,

  10. Niedja

    queria saber se é possível e se a resposta for sim, onde posso achar uma variação do código Q para manter uma conversa com mais detalhes, menos formal, de maneira que apenas possamos utilizar para uma conversa que não pode ser ouvida por todos sem necessariamente ser algo voltado para área de”segurança”.
    Obrigada!

  11. Olá sou controlador de tráfego aéreo e tive muitas aulas sobre comunicação. O código “Q” fui instituído na 2° Guerra, devido a precariedade dos transmissores (aquelas mochilas à válvula) que picotavam e distorciam as mensagens. Então os aliados inventaram uma codificação que trouxesse rapidez, compreensão e dinamismo nas comunicações. O alfabeto fonético internacional também foi criado na 2° guerra ( F= fox-trot, dança da época; Y= yankee, evidência da contribuição dos Estadunidenses). Depois da guerra, foi generalizado na aviação e é usado até hoje, em todos os idiomas.
    CURIOSIDADE: números em inglês (leia como está escrito)
    1=uon;
    2=tuu;
    3=tri;
    4=fór;
    5=faive;
    6=síquis;
    7=séven;
    8=eit;
    9=náiner;
    0=zírou
    Como no exemplo:
    -papa-tango fór fór tu (PT-442, prefixo da aeronave). Descend to flight level eit zírou
    PT-442 desça para o nível de vôo 80 (8000 pés)
    O código Q ainda é usado pelas polícias e entre unidades militares remotas; assim como o código morse em radiogramas entre unidades, qsl?

  12. Luis do Rancho

    Ismael e demais Companheiros, no post sobre código morse eu já fiz um comentário sobre o código “Q”. Ele fundamente fazilita a comunicação via morsenpois reduz muito o número de letras a serem codificadas no morse. Assim palavras e expressões comuns podem ser passadas usando apenas 3 letras do código morse. Essa é a função prática do código “Q”, ainda hoje muito usado no radioamadorismo por sinais de morse e que foi largamente usado em comunicações marítimas de linga distância.

  13. Ismael

    Julio, legal isso mas não entendi o uso prático do código Q. Como a comunicação é em rádio suponho que seja via voz como rádio amador. Então qual a necessidade ou onde é mais comum o uso do código Q?

    • Olá Ismael,

      Estes códigos são usados para aumentar a eficácia na comunicação via rádio. Como a transmissão via rádio sofre interferências é necessário que as mensagens sejam claras e com letras de fácil entendimento, para que haja melhor comunicação.

      Abraços!

      • Ismael

        Certo Julio, o que ainda não entendi é o uso prático. Por exemplo, Se alguém quer saber se outro está na escuta ele poderia dizer: “QAP” mas isso não poderia soar mais estranho do que um direto “Alguém na escuta?”

      • Ismael,

        Tudo depende de quem está do outro lado da comunicação. O “QAP” como exemplificado tem a função de encurtar o tempo da mensagem, agrupando uma frase inteira em apenas três palavras. Em situações onde se requere urgência e/ou posicionamento tático, é muito mais prático ter conhecimento do Código Q. Tirei sua dúvida?

        Abraços.

      • Ismael

        Pois é Julio, tá dificil.. mas deixa assim talvez outro dia eu entenda. Acho que seria muito mais prático o uso do código Q junto com o Morse pois aí haveria ganho de tempo. Mas em rádios amadores não vejo vantagens entre dois falantes de mesmo idioma em utilizarem o código Q.

      • Diego

        Olá Ismael, como escritor o post vou tentar te explicar, você tem total razão em questionar o uso prático, também me questiono sobre isto. Vamos lá, porque quando você atende o telefone você diz “alô”? Pois é, se torna convencional tal tipo de códigos afim te uma Criptografação meio simples, mas para a época que foi iniciado servia muito bem. E como é um “idioma” não morre facil. Realmente o Morse usa Codigo Q também. Então se você usar o radio amador e disser:”Tem alguém me escutando?” e do outro lado Responder:”QAP”; tá ai seu uso prático, você não é obrigado a usar, mas tambem não pode evitar que outra pessoa não use tal “idioma”.

      • Ismael

        Diego, obrigado pela explicação. Então pelo que entendi o código Q era usado como uma forma de encurtar mensagens através do código morse e como foi muito utilizado permanece sendo válido ainda hoje em outras formas de comunicação como o rádio amadorismo. Existe por simplesmente não ter sido abandonado, não que nos dias atuais tenha um ganho significativo.
        É a mesma coisa que acontece com a abreviação de palavras digitadas, como vc, tmb, ok, etc. A vantagem é reduzir o tempo de escrita, mas na fala não tem uma real vantagem em tempo de comunicação.

    • Diego

      Justamente Ismael, você entendeu o objetivo do post, obrigado por acalorar o post, isto mesmo o Codigo Q não muda o resultado final da comunicação, mas porque Advogados usam Latim? Entendeu a comparação? Quem usa radio gosta do Codigo Q, militares gostam do codigo Q, é uma questão de costume, não quer dizer que se você for se comunicar em um radio amador o interlocutor irá te ignorar por dizer “alguem na escuta?” ao invés de “QAP”?
      Obrigado Ismael, os questionamentos só nos engrandecem e mostrar que estamos nos preparando.

      • Ramatis A.

        Olá a todos, eu só gostaria de complementar sobre a duvida no post, Pra responder ao Ismael, existe sim uma vantagem em utilizar esta linguagem na pratica pela fala, digo isso por experiencia que ocorreu comigo e a equipe de trabalho. ex: o local em que estávamos possuía um som muito alto, e a rotina de trabalho era utilizando o mesmo rádio por 12 horas, quem não conhecia a linguagem Q, falava normal, mas quanto mais vc fala, mais bateria consome, questão é que, ocorreu varias vezes o desgaste prematuro da bateria, e a comunicação se tornava mais difícil, prejudicando o trabalho do operador, algumas vezes da equipe inteira, não somente pelos bloqueios naturais (as paredes), a bateria fraca, mas também pela distancia e o volume do som do ambiente que variava conforme a posição do operador. O uso da linguagem Q no uso prático, ele é mais vantajoso, pois vc, tem menos desgaste na comunicação, melhor transmissão e a questão segurança, pois limita o entendimento de terceiros sobre o a situação que esta ocorrendo, em uma situação onde isso se torne necessário, isso pode ajudar a evitar que vc saia ferido.
        Espero ter ajudado no esclarecimento pra duvida do uso prático. Lembrando que eu tive na prática a experiência desta necessidade que é, a linguagem Q.

      • Olá Ramatis,

        Muito obrigado pela complementação, não sabia que esta era outra justificativa do uso do código Q.

        Abração.

  14. Guilherme

    Aqui em minas agente ainda utiliza mais esses aqui:
    QCL – Comer ou alimentar-se
    QLO – Acusa estar no local marcado.
    e o QRX – é usado também para chamar a atenção para uma mensagem para todos que estão na rede.

    Legal o post, e além de Preparado estamos sempre no QAP. QSL?

  15. Luciano

    Olá,
    Do jeito que está a qualidade da comunicação por celular, o código Q deveria ser ensinado nas escolas. Hehehehe.
    Brincadeiras à parte, vou deixar algumas dicas também.

    A letra X é mais referida como XINGU e o número 1 também pode ser PRIMO.
    Também é muito utilizado o QRM para informar que a comunicação está com muita interferência, assim os operadores saberão que devem procurar um melhor posicionamento. Algumas vezes, virar-se para um outro lado ou erguer o comunicador um pouco acima da cabeça já bastam.

    Até mais.

  16. Sempre penso que a comunicação é o ponto principal em qualquer cenário de crise. Se você puder ter uma rede de comunicação, as chances de saber o que está acontecendo ao seu redor aumentam.

    O código Q é uma ótima forma de aumentar a velocidade de transmissão de informações e também uma ótima forma de “codificar” a mensagem! Parabéns pelo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s